Pe. Laurindo: "Que este ano que está por vir seja regado da presença de Deus"!

 


No último dia de 2021, a Paróquia Sagrada Família promoveu duas celebrações para agradecer a Deus pelo ano que estava prestes a terminar. Nosso vigário Pe. Marconi Lira, msf presidiu a Santa Missa na Capela da Comunidade Santo Antônio. Na Matriz, o pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo Pe. Herbert, msf e que contou com a participação do Diácono Guilherme, msf.

No comentário inicial, lido pela fiel Blandina, destacou-se a importância de agradecer por todos os momentos vividos em 2021. "A única palavra possível é gratidão. Nos últimos 365 dias vivemos coisas novas, passamos por momentos difíceis, experimentamos alegrias e partilhamos as dores. Mas neste último dia do ano queremos agradecer. E o lugar privilegiado para isso é a Santa Missa."

Padre Laurindo, neste dia especial, acolheu a todos os presentes na assembleia, bem como os que acompanharam a transmissão pelo canal do Youtube da Paróquia.

Após a proclamação do Evangelho de São João pelo Diácono Guilherme, Padre Laurindo assim refletiu em sua homilia:

"Trezentos e sessenta e cinco dias nós percorremos para chegar até aqui. E olhar a partir daqui para trás, e fazer memória deste ano, é nos colocar dentro do tempo. E nos colocando dentro do tempo fomos convidados a contemplar aquele que nos remete não ao tempo que pode ser medido, mas aquele que um dia nós queremos estar com ele,  participando do tempo que é eterno, do tempo que não mais existirá. Isso nos remete a vida eterna, a vida permanentemente em Deus. Aquele que nós podemos olhar; a partir dele olhar para nossa vida passada, olhar para o hoje e olhar também para o futuro. Se aqui nós chegamos, qual a resposta do nosso coração? Aquilo que aqui celebramos, aquilo que vivenciamos. Passamos só por momentos de alegrias? Passamos também por muitos momentos de turbulência, de tristeza, de dores. Mas aqui, em tudo louvai a Deus, em tudo agradecei a Deus."

"Chegamos a este momento com esta convicção que muita coisa precisamos evoluir, precisamos crescer. E se precisamos crescer, o que nos impediu de crescer? As nossas limitações, as nossas fragilidades. Pedir perdão também ao Senhor. Nós pecamos por pensamentos, atos, palavras e omissões. Pedir perdão também ao Senhor pelas oportunidades que ele nos deu e não abraçamos. Às vezes não aproveitamos o tempo para fazer o bem. Não aproveitamos a sua palavra, revelada de modo especial em seu Filho, para poder propagar o amor, a união, a esperança, a fraternidade, a vida, a libertação de nossos irmãos. Pedir perdão ao Senhor pelas vezes que falamos inutilmente, sem desejar, sem querer verdadeiramente o crescimento ou salvação do nosso próximo. Se assim nos sentimos pessoas imperfeitas, só podemos almejar essa perfeição em Deus, como nos dizia Jesus: 'Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito.' Então precisamos descobrir toda esta realidade em nós. Precisamos descobrir em Deus a consciência daquilo que em nós é inconsciente."



"Por que somos indiferentes? Vamos pedir a Deus a graça neste último dia do ano para que possamos vencer nossas indiferenças, colocando em nossas ações mais ternura. Às vezes somos frios diante da frieza do nosso coração. Que o Senhor possa aquecê-lo, para que possamos amar mais. Diante de tantas divisões, discórdias, que o Senhor possa nos iluminar, para que ao invés de discórdia, sejamos sinal de concórdia. Em um mundo marcado pelas guerras, o que a gente mais escuta é que Jesus veio como mensageiro da Paz. Que possamos ser com a graça de Deus semeadores da paz, da justiça e dos valores. Agora estamos passando por este momento da pandemia, e junto com a pandemia, estas realidades naturais. Agora na Bahia, Minas Gerais, quantas pessoas perderam tudo, os bens materiais, mas perderam seus entes queridos. Neste último dia, nossa gratidão, por tantas pessoas que partilharam, tantas pessoas que foram solidárias, que partilharam suas vidas, do que tinha, seus dons. Assim podemos acreditar que cada um de vocês foi motivo de esperança, de alegria, sinal da presença de Deus para tantos irmãos e irmãs. Peçamos esta graça que possamos ser no próximo ano sinal de partilha, de solidariedade, de justiça, de ajuda, de hospitalidade. Nesta virtude que tão bem encontramos na Sagrada Família de Nazaré, de sermos o lugar da acolhida, o espaço da acolhida de Deus e dos nossos irmãos. Que este ano que está por vir seja regado da presença de Deus, que tenhamos saúde para trabalhar, para dar de nós a quem precisar."

Antes da bênção final, foi apresentado um vídeo relembrando os principais momentos da paróquia em 2021, que você confere na íntegra clicando abaixo.

 


 Pe. Laurindo manifestou, em nome de toda a comunidade religiosa, votos de um Feliz e abençoado 2022 a todos os fiéis. Todos cantaram a tradicional música de ano novo com muita alegria.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas