Pe. Laurindo: "A presença de Maria Santíssima é uma presença que traz luz".

 


Na terça-feira, dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia Sagrada Família promoveu diversas celebrações. Às 8h aconteceu a Santa Missa na Comunidade São Pedro (Pau D'Óleo); às 10h, a Santa Missa aconteceu na Com. Imaculada Conceição (Marreca) e às 19h, na Com. Santo Antônio.

Na Matriz, a partir de 17h30 a Legião de Maria rezou o Santo Terço. Logo em seguida, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e o  Irmão Guilherme, msf conduziram a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na Santa Missa, Pe. Laurindo acolheu a todos neste dia especial. Nosso vigário Pe. Herbert, msf concelebrou junto ao Padre Laurindo.

Em sua homilia, assim refletiu:

"Neste dia que celebramos esta festa seja o dia que nossos pensamentos, nossos corações, se voltam para aquela que é a Mãe de Jesus, a nossa mãe. A quem temos alegria de chamar aqui no Brasil a Festa de Nossa Senhora Aparecida. O que mais nos encanta nesta festa é que uma festa que une, que congrega. Quem já visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida sabe da identidade daquele lugar, identidade que carrega de todo povo brasileiro, peregrinos e peregrinas. Um lugar em que se encontra os simples, os humildes, com todas as classes sociais. É um lugar que você se sente bem. Que você se sente acolhido. Que você se sente parte. Fazer parte da família de Deus. Pertencer à família da Mãe de Deus. Convidados a viver a simplicidade e a generosidade do coração. Com Maria, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é como esta fonte, em que cada um de nós, seus filhos e filhas, recorrem para buscar mais vida. Para buscar paz, para buscar intercessão, diante das muitas situações que enfrentamos desafiadoras no nosso dia a dia."

"A partir deste santuário, que coloca Nossa Senhora como patrona do Brasil, nós aprendemos mais a valorizar a presença de Maria na oração. A Ave-Maria é a primeira oração que aprendemos quando criança. A partir dessa oração inicia o nosso engajamento na comunidade. Recordava muito toda a aparição da imagem, no Rio Paraíba, por simples pescadores, me lembrava a cena de Jesus com seus discípulos. Os discípulos desanimados. Os discípulos querendo desistir da missão. Porque nada tinham pescado. E Jesus diz a eles: 'Lançai a rede para águas mais profundas'. A obediência à Palavra de Jesus foi a razão da pesca milagrosa, da pesca abundante. Aqueles pescadores, da mesma forma que pescaram a imagem de Nossa Senhora, não imaginavam alguma coisa parecida. Ao lançar aquela rede pesca primeiro o corpo. E depois pesca a cabeça. E a partir daquele momento, aquela pesca infrutífera, torna-se uma pesca abundante."

"Qual o paralelo que podemos fazer? A presença de Maria Santíssima é uma presença que traz luz, que traz novo ânimo, que traz vida nova, que traz abundância. O Evangelho que escutamos hoje nos fala sobre as bodas de Caná. Não é diferente. A presença de Maria junto a comunidade. Maria como discípula. Esta presença que está sempre a interceder para que a comunidade possa voltar à alegria. Ter um sentindo de viver, um sentido de festejar. Temos um motivo para festejarmos? A razão pela qual devemos festejar  seja o amor, seja a fraternidade, seja a justiça, seja a presença de Deus na nossa vida, a presença de Maria na nossa vida. Essa é a razão.  Maria é aquela que nos ajuda a viver o sentido para a gente se doar. Maria é a mulher da pastoral, porque ela está sempre a agir, está sempre a manifestar a caridade, o amor, o cuidado, para aqueles que Deus colocou sob a sua proteção."

"Na dimensão espiritual, quanta coisa bonita Maria nos ensina a viver. Hoje estamos vivendo no Brasil, no mundo inteiro, uma crise que chamamos crise humanitária ou crise da humanidade, em todos os sentidos, seja ela econômica, social, eclesial, emocional. Diante desta crise que estamos vivendo, qual a importância de Maria Santíssima para nós, para o nosso povo? Para curar as feridas que carregamos em nosso corpo, em nossa alma, em nossas famílias? Maria Santíssima, através da oração, através da entrega a Deus, através da obediência, através da sua fé, nos ensina a ser filhos. A cultivar uma proximidade com Deus. A crer em Deus. Esta proximidade se dá através da oração. Maria, como mulher da oração. Nós meditamos no momento de adoração, Maria como mulher da escuta. A escuta é fundamento para rezar. A escuta é fundamento para curar as feridas que envolvem  a nossa vida. Escutar a voz de Deus. A Palavra de Deus é fonte de força e alegria para nossa caminhada. Por que não acreditar nesta palavra? Por que não acreditar em Deus, a exemplo de Maria Santíssima?" 

 

 

Ao fim da Santa Missa, Padre Laurindo chamou as crianças presentes até o altar. Após rezar a oração da Ave-Maria, cantou parabéns para todas crianças. Elas receberam também uma homenagem das catequistas.

Os avisos foram sobre a Ordenação Diaconal do Irmão Guilherme, no dia 29 de outubro e também sobre o Retiro Missionário, que acontecerá neste fim de semana na Matriz, começando na sexta-feira, dia 15, às 18h com o credenciamento.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas