Pe. Laurindo: "A nossa missão é por toda a nossa vida"!

 



Após vivenciar no final de semana passado o Retiro Missionário, aconteceu no domingo, vinte e quatro de outubro, na Matriz Sagrada Família,  a Santa Missa de envio dos missionários. Dia em que a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária.

A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf que assim nos falou em sua homilia:

"Estamos finalizando esse mês temático, que aqui no Brasil chamamos de mês das missões. E hoje estamos celebrando dia das Missões e também da Infância Missionária. Recordar que a nossa missão remete a nossa iniciação na fé desde a infância. A nossa missão é por toda a nossa vida!"

"Estamos hoje também celebrando o início da Semana Missionária, aqui na nossa Paróquia, com a missa de envio. Ontem celebrei na Comunidade de Santo Antônio, com os missionários e a comunidade, enviando-os para esse tempo de bênção e de graça. Hoje, pela manhã, celebrei nas Comunidades de São Pedro(Pau d'Óleo e Nova Odessa) e Imaculada Conceição (Marreca). Agora, estamos aqui celebrando com todos vocês congregados, unidos na mesma fé, na mesma missão, na mesma vocação. E qual é a nossa vocação, Padre? Vocação ao serviço. Vocação que recebemos do nosso batismo."

"A vida que Deus quer para nós, a Liturgia da Palavra hoje nos diz, não é uma vida mesquinha. Não é uma vida de sofrimento, indigna. Deus quer para nós a vida em plenitude. A Primeira Leitura nos faz um convite a louvar, a bendizer, a nos alegrar no Senhor, a cantar os seus louvores, porque Deus não nos abandona nunca. Ele caminha conosco, Ele nos reúne, nos resgata. Ele é a nossa segurança, Ele é o nosso libertador. Deus está acompanhando o povo nos desafios que a vida assim coloca para cada um. E o que Deus quer é que a gente faça essa passagem da dor, do sofrimento para a alegria, das trevas para a luz, como percebemos nessa leitura e também no Santo Evangelho."

"O Evangelho nos fala do cego Bartimeu, nos fala da realidade física, que ele era cego. Mas a realidade mais pertinente aqui é a cegueira espiritual. Desta cegueira se apresenta também a sua condição social, ele era mendigo. É alguém que já estava acomodado com aquela situação. Na visão teológica da época, doenças, enfermidades, cegueiras e todos os tipos de doenças eram consequência do pecado. Era sinal de que Deus estava castigando. Jesus vem dizer exatamente o contrário. Eram pessoas subjugadas, pessoas que estavam sofrendo exatamente pela falta de amor, como nos diz o Evangelho no contexto do matrimônio, da dureza do coração do homem que não sabe acolher, não sabe valorizar a vida na sua diversidade, nas várias situações como bênção, como dom de Deus."

"Estamos vivendo um contexto, às vezes, que estamos a esperar a vida passar. Esperar a vida acontecer. Esperar que as pessoas decidam por nós. Às vezes, estamos em um momento de acomodação. Eu nem sei descrever bem, mas é um comodismo, uma paralisia, uma falta de coração e, às vezes, de disponibilidade, de disposição para de fato levantar e falar: 'Eu quero viver eu quero vida nova'. O que é que você quer? A pergunta que Jesus faz para cada um de nós. Estamos aí na tristeza, vivendo aquela situação de infelicidade, de desamor, aquela falta de paz no coração. O que eu quero? 'Eu quero ser curado, eu quero ser salvo'. Mas eu tenho que querer. Deus está a fazer a sua parte, mas Deus não irá fazer a sua parte se nós não fizermos a nossa. Eu tenho que querer que Deus faça. Isso é essencial. Que nesta Celebração Eucarística, nessa semana, que possamos aprender a oferecer a Deus os nossos dons, oferecer a Deus o nosso louvor, a nossa alegria, a nossa luta, a nossa sede de vida, de justiça para que todos, de todas as classes e situações sociais, sejam reunidos no amor, como família que louva e bendiga a Deus. Que saiba partilhar daquilo que tem."

Confira na íntegra essa homilia através do canal do Youtube da Paróquia.

Ao final da Santa Missa Padre Laurindo deu a bênção de envio a todos os missionários. Confira todos os momentos e a programação da Semana Missionária, que acontecerá de 24/10 a 31/10, acessando as redes sociais da Paróquia.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa. 


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas