Pe. Laurindo: "O que Deus tem para nós é infinitamente maior do que aquilo que julgamos ter."

 


"Os apegos da vida nos impedem de colocar Jesus como centro da nossa missão, da nossa história", disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, na Santa Missa do 28º Domingo do Tempo Comum, em que celebramos a devolução do dízimo na Paróquia Sagrada Família

Em sua homilia Pe. Laurindo Aguiar, msf assim nos falou:

"Celebramos hoje nesse mês especial para a Igreja, para todos nós católicos, cristãos batizados, o mês das missões. Falar das missões nos remete a missão que recebemos no batismo, que recebemos de Jesus. Jesus chama os discípulos para uma finalidade, para proclamar a boa-nova do reino, para serem enviados. A primeira leitura nos fala da postura que devemos ter diante do dom que Deus nos oferece: 'A sabedoria'. O povo de Israel entendia a sabedoria como o próprio Deus. Acolher a sabedoria era acolher a Deus. Não se separava a sabedoria de Deus. A palavra sabedoria nos remete ao dom que Jesus nos dá. Nós não conseguimos abarcá-la, compreendê-la, tê-la simplesmente a partir de uma dimensão extremamente racional, intelectual. Os sábios estão ligados às experiências, aos aprendizados ao longo da vida. Pessoas que são capazes de observar a vida e dela extrair o melhor para as suas vidas. Significa aprender viver".

"Quais são os elementos fundamentais que a sabedoria nos traz? Primeiramente compreender que ela é um valor e assim ela rege e dirige a vida de quem a tem. Outro fundamento é que a sabedoria se torna luz, que irradia e se torna permanente. Não está no campo das coisas passageiras, mas no campo das coisas eternas. Entender isso significa que nós não iremos nos afastar de Deus porque Deus nos atrapalha de viver as coisas desse mundo. Exatamente a sabedoria que vem de Deus é fundamento para todos os outros bens que temos ou usufruirmos nesta realidade de agora. Dar a pessoa o justo equilíbrio para discernir e fazer o bom uso das coisas por Deus mesmo criadas, que são boas. Em critério de valor, a sabedoria vem primeiro. Quem não gosta de dinheiro? Ele pode nos trazer dignidade, pode nos aproximar uns dos outros. O dinheiro pode nos trazer a saúde. Quem não gosta de um espaço para ter um lazer? Não um fim em si mesmo, mas um espaço para poder restaurar as energias, restaurar as forças, encontrar com seus amigos, poder celebrar a vida. Nós vamos percebendo que tudo que Deus fez é bom, desde que tenhamos a sabedoria necessária, para que eles sejam meios, instrumentos e não o fim. As coisas são instrumentos para que possamos agradecer, louvar, bendizer, amar as pessoas e não meios para que possamos usar e explorá-las.”

"O Evangelho nos fala do encontro de um homem carregado de boas intenções e boa vontade, mas que não era capaz de dar um passo adiante. Jesus nos ensina que na vida nós podemos ter os nossos bens materiais, podemos ter as nossas coisas. Deus não quer que passemos fome, que vivamos na pobreza. Os bens não estão em contradição. O que está em contradição ao projeto de Deus é a nossa sede de ter, de acumular, é a nossa ganância. É a nossa insensibilidade para com o outro, é nosso fechamento a não partilhar daquilo que temos. Não reconhecer que aquilo que temos é um dom de Deus. É uma bênção de Deus. E se é bênção de Deus é para abençoar também a vida de outras pessoas. Através daquilo que temos vamos ser também bênção na vida de outras pessoas. Vamos ser solidários. E o jovem do Evangelho não consegue se desprender; por isso, volta pra casa. E muitas vezes a nossa atitude não é diferente daquele jovem."

"O que Deus tem para nós é infinitamente maior do que aquilo que julgamos ter. Ter o nosso tesouro e muitas vezes não conseguimos nos desprender. A segunda leitura nos diz: Diante dos desânimos, das tristezas, dos afastamentos, da abertura a querer acolher outras doutrinas e filosofias de vida, São Paulo, na Carta aos Hebreus, vai nos dizer a doutrina de Jesus continua a ser o fundamento, porque ela não é uma palavra morta. A palavra que foi anunciada ela é viva, é eficaz. Para nós Jesus é a sabedoria, é a Palavra de Deus. Esta palavra que é viva que foi anunciada há tantos anos, continua ainda viva e eficaz, nos transformando e moldando. Jesus quer transformar, continua transformando, mas é preciso permitir que a palavra nos ajuda a afastar do nosso coração todo mal. Que possamos aprender a exemplo de Jesus a fazer o bem."

Você pode conferir na íntegra a homilia deste domingo, através do canal do Youtube da Paróquia.

Nos avisos, a paroquiana Blandina convidou a todos para participarem da Ordenação Diaconal do Frater Guilherme. msf que acontecerá no dia 29/10, às 19 horas. Você pode participar presencialmente na igreja Matriz ou através do canal do Youtube da Paróquia.

Na terça-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida, uma programação especial. As 17h30min teremos o Santo Terço. Às 18h, momento de adoração. Às 19h a Santa Missa.

O Retiro Missionário acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. Venha ser um missionário deixando o seu nome na Secretaria Paroquial.

Ao final da Santa Missa, Pe Laurindo Aguiar falou da "experiência que a Paróquia experimenta há 10 anos, e cada ano sempre mais o Senhor tem chamado mais pessoas a entrar na dinâmica do reino. Nós, como batizados, não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos. Se você quer participar do retiro procure os Coordenadores de Grupos ou a Secretaria Paroquial. Agradecemos a cada um por estar aqui conosco e rezar essa Santa Missa."

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas