Pe. Laurindo: "Sem a Palavra de Deus nosso coração não arde verdadeiramente."

 


Aconteceu na Matriz Sagrada Família, na noite de 05 de setembro de 2021, a Santa Missa do 23º Domingo do Tempo Comum. A celebração foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. O Irmão Guilherme, msf também esteve presente.

Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes e a todos que acompanharam a transmissão através do Canal do Youtube da Paróquia Sagrada Família.

Jovens que participam do Movimento Juventude Missionária em nossa paróquia fizeram a entrada da Palavra de Deus antes da proclamação das leituras.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

"Hoje estamos celebrando este primeiro domingo do mês de setembro, mês que a Igreja nos chama a refletir, para dar uma atenção especial para aquilo que é o centro da missão, do anúncio de toda a Igreja, que é a Palavra de Deus, o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem a Palavra de Deus nosso coração não arde verdadeiramente.  Sem a Palavra de Deus corremos o risco de servir a nós mesmos. Ou servir aos ídolos e aos outros deuses. Então este mês é um tempo especial. De rezar, ler mais a Palavra de Deus em nossas casas, tirar um momento de oração, e alimentar também dessa Palavra em nossas celebrações litúrgicas."

"A partir da Palavra nós nos perguntamos: 'Aonde a Palavra de Deus quer nos levar? O que ela tem para nós? Qual o projeto? Qual é o sonho de Deus para a humanidade, para todos nós? Qual é a missão de Jesus? Escutávamos domingo passado, que 'o Senhor me ungiu para proclamar a Boa Nova, a Boa Notícia', tirado do Profeta do Isaías. Hoje o evangelho que escutamos nos fala do encontro de Jesus com um homem surdo e mudo. E para falar deste encontro talvez se faz necessário dizer que Jesus está bem avançado em seu caminho missionário. Jesus já trilhou muitos espaços. Já visitou muitas comunidades. Mais nem todos receberam com carinho e com amor. Muitos recusaram aquilo que ele pregava, ou imitar aquilo que ele vivia. De modo especial, os grupos já constituídos a sua época, alguns judeus, mestres da Lei, fariseus, que tinham o poder religioso já constituído. Então Jesus, está como que anunciando à margem do grande centro. Ele está aqui anunciando para o mundo pagão. Vim para estes, mas estes não me acolheram. E neste contexto, o evangelho narra para nós, este encontro com o surdo mudo."

"O primeiro destaque do evangelho, quando estamos em missão, quando estamos em movimento, quando permitimos que o Espírito Santo de Deus nos dê a possibilidade da gente testemunhar um graça, uma bênção, ou um encontro fecundo, é muito grande. Nestas andanças de Jesus, o primeiro destaque, é que o homem não toma a iniciativa de ir ao encontro de Jesus. Olha, estou com uma dificuldade. Estou com um problema. Estou com falta de sentido para minha vida. Estou com vazio existencial, vou procurar Jesus. Não. Ele não faz isso. Mas o Santo Evangelho nos diz: 'Trouxeram então um homem surdo que falava com dificuldade.' E aqui nos remete ao papel, a missão de todos nós. A missão da Igreja, a missão da comunidade, a missão da família. Nós bem sabemos quanta luta você já empreendeu por pessoas que vivem à margem, isoladas, que carregam alguma dificuldade. E que por si só, não dá conta de tomar uma iniciativa. É preciso  a comunidade agir, apresentar, tomar pelo braço, de levar essa pessoa para Jesus. Para que ao ver Jesus ela possa recobrar a sua saúde, recobrar a sua dignidade. Reconquistar a filiação. Quando falamos de filiação, falamos de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que nos fez herdeiro de todas as bênçãos e graças no céu. Ao reconquistar nossa cidadania no céu, podemos dizer que participamos de todos os tesouros que Deus oferece para o seu povo. Nosso maior tesouro, é a partir de Deus, entregar nossa vida, para um dia encontrar definitivamente com o Senhor no céu."

A íntegra dessa homilia você encontra em nosso canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária.

Ao fim da celebração Padre Laurindo lembrou do Programa No Lar de Nazaré nesta segunda-feira, dia 06 de setembro, às 20h30min, para celebrar os 100 anos da Legião de Maria com participações super especiais. Lembrou também que o novo padre que atuará em nossa paróquia chegará na próxima sexta-feira, sendo sua missa de acolhida no domingo, dia 12, às 19h.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas