Dom José: "Sinto feliz com essa Igreja caminhando."


 Teve início na segunda-feira, 20 de setembro, com a Santa Missa na Matriz Sagrada Família, o Retiro do Clero Diocesano de Januária. Padre Laurindo Aguiar, msf iniciou a celebração falando do "momento especial de alegria e de graça por acolher todo o clero da Diocese de Januária para o início do Retiro Espiritual, momento de renovar o compromisso do sacerdócio."

A Santa Missa foi presida pelo Bispo da Diocese Dom José Moreira, concelebrada pelo Pároco da Paróquia Sagrada Família Pe. Laurindo Aguiar, msf e por Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito da Diocese da Campanha, que será o assessor no retiro do clero.

Em sua homilia Dom José falou da contribuição de Dom Diamantino que trabalhou na beatificação de Nhá Chica e de Padre Vitor. "De maneira providencial inicia hoje o retiro, no dia de tantos Santos Mártires. No mundo quantas pessoas estão morrendo com essa pandemia. Nós, como Diocese, devemos trazer esperança, sem medo, na certeza. É o desafio. Por isso esse retiro, nesse dia de tantos Santos Mártires coreanos, leigos e leigas, nossa fé precisa caminhar mais".

"A palavra hoje diz: prestai atenção à maneira como vos ouvis, pois quem tem alguma coisa será dado mais ainda, aquele que não tem será tirado. Como crescer a nossa fé, a nossa esperança? Essa unidade do presbítero, com tanta divisão que vivemos hoje no mundo, tantas pandemias que divide, essa briga pelo poder e pelo ter que muitas vezes também contamina a Igreja. Nós, como padre, Igreja, essa Diocese, como diz o Papa, pedindo a sinodalidade, para juntos anunciar a fé, proclamar Jesus, para que o povo encontre com Jesus".

"A nossa missão é servir, somos ordenados para servir. Essa Diocese de Januária, vocês padres, a maioria é filho dessa terra e sabe da realidade. Muitos de vocês foram para o seminário quando eu já era bispo aqui. São quase 13 anos e sinto feliz com essa Igreja caminhando. Dom Diamantino me ajudou muito, eu louvo e agradeço por sua colaboração. Agradeço à comunidade, à Paróquia por essa acolhida. Daremos continuidade amanhã terça-feira ao nosso retiro. À noite a missa será na Catedral Nossa Senhora das Dores, com a Missa da Unidade e a bênção dos óleos. Na quarta-feira, a missa de encerramento do retiro será na Igreja Nossa Senhora do Amparo, no Brejo do Amparo, momento em que daremos início ao Processo de Beatificação do Padre Ramiro. É a história do Norte de Minas, de Minas Gerais, eu agradeço e louvo a Deus porque temos que lançar a rede em águas mais profundas e caminhar".

Dom José relembrou a programação do retiro. Nosso bispo também deixou uma mensagem para a família enlutada, na missa de sétimo dia de seu ente querido. Pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira de nossa Diocese, e abençoando as famílias, D. José concluiu esta celebração eucarística.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas