Pe. Laurindo: "Nossa Senhora da Salette chora por ver tanta ausência de Deus"

 


No domingo, dia 19 de setembro, a Igreja celebrou a Festa de Nossa Senhora da Salette, a patrona da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. E nossa paróquia preparou uma tarde de oração para bem celebrar este dia.

Após a acolhida, Vanessa Costa e Mariane Brandão, do Grupo Filhos da Minha Divina Misericórdia, da Com. Nossa Senhora de Fátima, rezaram e cantaram o Terço da Misericórdia. Vanessa também leu os pedidos de todos que acompanharam a transmissão pelo canal da paróquia.

Em seguida, nosso vigário Pe. Marconi Lira, msf, proferiu uma belíssima pregação com o tema: "Nossa Senhora da Salette: uma mensagem transformadora para nossa vida."  A pregação, que você encontra na íntegra no Youtube, nos apresentou detalhes importantes da mensagem de Nossa Senhora da Salette às crianças Maximino e Melânia. Pe. Marconi nos mostrou que a mensagem de la Salette é ainda atual e que o mal no mundo provém da falta de fé da humanidade em Deus. Ainda é tempo de reconciliar com Deus.

Após a pregação, crianças da catequese prepararam uma apresentação que encantou a todos, também revivendo a mensagem de Nossa Senhora da Salette. A Pastoral Familiar, a Legião de Maria e o ECC foram os responsáveis por rezar o Terço Mariano. Um momento forte de oração neste dia especial. Nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf conduziu a Adoração ao Santíssimo, onde a assembleia na Matriz e os fiéis que acompanharam a transmissão, puderam sentir o amor de Deus em suas vidas.

A Santa Missa também foi presidida pelo Pe. Laurindo e contou com a participação do Irmão Guilherme, msf.

Após acolher a todos os presentes, Pe. Laurindo falou da importância de celebrar Nossa Senhora da Salette, a padroeira da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

Em sua homilia, assim refletiu:

"Hoje estamos tendo a grata alegria de celebrar com a Congregação, com os saletinos, com tantos devotos e devotas, a Festa de Nossa Senhora da Salette. Aqui na nossa paróquia, festa esta que por muitos anos, celebramos na comunidade de Agreste, romaria todos os anos. Para nós é uma data de fato memorável. Para a Igreja, e também para a nossa Congregação, que conta com seu patrocínio, inspiração para nossa missão. Pe. Berthier, fundador da nossa congregação, na montanha da Salette, na França, foi inspirado a criar uma congregação missionária, que teria como missão: a missão além-fronteiras, o cuidado com as famílias e também com as vocações. Uma congregação que pudesse servir a Igreja em suas necessidades. Nossa Senhora da Salette, a mãe da reconciliação, colocada sobre esta obra, sob sua intercessão."

"A mensagem de Nossa Senhora da Salette, em meio a tantos conflitos, século 19, contexto difícil politicamente, toda a sociedade religiosamente, a fé estava sendo negada, que a busca do homem não estava mais centrada em Deus, mas sim no olhar mundano, no contexto de muitas misérias e mazelas. O povo sofre. O povo que se afastou e a mensagem é de esperança. É possível reconciliar. A mãe da Salette é a mãe que chora. Chora por ver o sofrimento dos seus filhos, chora por ver o pecado crescer na sociedade e na Igreja, chora por ver pessoas que não mais rezam, que não mais acreditam em Deus. Acreditam mais nas verdades pessoais, nas filosofias contemporâneas. E o convite é um convite à conversão e também à penitência. A penitência como a capacidade que carregamos de renunciar algo para poder entregar a Deus. Só poderemos entregar algo a Deus se formos capazes de renunciar. Uma das coisas no passado, e hoje, que merece nossa atenção, é o nosso tempo. Hoje você pergunta para alguém: 'Você tem tempo?', 'Vamos rezar?', 'Vamos fazer este trabalho?'. 'Não tenho tempo.'  Talvez seja a palavra que mais caracteriza o momento atual. Pessoas que às vezes trabalham 12 horas, ou mais, pessoas que estão no mundo digital, não tem tempo. Pessoas carregadas de divisão, de violência, da ausência da paz, da ausência de Jesus, da ausência do entendimento, da ausência da misericórdia. E tudo isso que o homem marcado para o mundo, vive um querendo matar o outro. Aí Nossa Senhora da Salette chora por ver tanta ausência de Deus, tanta ausência de vida em nosso meio. É tempo de encontrar tempo para poder entregar a Deus, para que o tempo entregado a Deus nos traga vida. Este tempo que entregamos a Deus é o tempo precioso, que faz com que a gente multiplique a vida em nossa volta. Aquele que está com Deus, não é que não terá problemas, não terá sofrimento. Mas ele terá paciência, resiliência necessária para lutar, para perseverar. O justo está sempre colocado a prova, assim como fala a Primeira Leitura."

"Nesta santa celebração, que fazemos memória de Nossa Senhora da Salette, que possamos cultivar a esperança na nossa mudança. Às vezes falamos que temos tantas dificuldades, tantos pecados, que devemos realmente acreditar que em Deus conseguiremos superar os nossos pecados. Peçamos também a graça do Senhor, para que não vivamos alheios aquilo que é o centro de nossa fé, que é a vida de oração. Peçamos a graça para termos tempo para orar, para estar com o Senhor. Que tenhamos também a consciência de que só é possível servir ao Senhor se formos capazes de renunciar as coisas do mundo. E assim, fazer com liberdade e com gratuidade a exemplo de Cristo Jesus. Desta forma, como nos fala São Tiago, não daremos espaços para rivalidades entre nós, para intrigas, para desordens, mas em nossa vida haverá espaço de reconciliação, para misericórdia, de simplicidade e de anúncio permanente da paz."


 

 


Pe. Laurindo agradeceu a todos que colaboraram de alguma forma para a realização desta tarde de oração.

Pe. Laurindo e Irmão Guilherme conduziram um momento de oração à Nossa Senhora da Salette junto aos fiéis e devotos.

Pe. Laurindo ainda convidou a todos para participar presencialmente ou pela transmissão da Santa Missa de abertura do Retiro do Clero Diocesano, na segunda-feira, 20 de setembro, 19h, na Matriz.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria e Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

 



Comentários

Postagens mais visitadas