Pe Laurindo: "A pedra foi retirada. Aquele que morreu não está mais morto. "


 Na manhã do domingo, 03 de abril de 2021, às 09h, na Igreja Matriz Sagrada Família,  juntamente com o Irmão Guilherme, msf, comunidade presente e os irmãos internautas, o Pároco Pe Laurindo Aguiar, msf  celebraram a Páscoa do Senhor. Toda a Igreja celebra a alegria da vitória sobre a morte.

Em sua homilia, o padre nos recorda que este domingo é dia do Senhor; depois de toda a experiência vivida na quaresma, na Semana Santa. Na noite anterior estávamos todos em Vigília Pascal, a celebração mãe de todas as celebrações, bem citou o padre.

"A Igreja em vigília que espera a ressurreição de Cristo, essa luz de Cristo resplandecer, rompendo com as trevas."

"A vigília como celebração da luz, onde renovamos nossas promessas batismais. Celebração rica , central de nossa fé; como nos diz São Paulo: 'Se Cristo não ressuscitar, vã é a nossa fé!' É a luz do ressuscitado,  o crucificado , aquele que viveu, sofreu em decorrência desse mistério da vida de Cristo que rompe a morte."

"A liturgia nos fala de várias situações - continua - de vários elementos importantes que nos ajudam a compreender a realidade da Ressurreição. Cristo, que marca não só a vida dos cristãos,  mais de toda a humanidade (O  antes de Cristo e depois de Cristo). O primeiro dia de uma história não mais atrelada a morte, mas a vida de Cristo que ressuscita e vive em plenitude junto do Pai, sentado à direita do Pai, na glória celeste."

"Maria Madalena é aquela ainda que vive o luto profundo,  que vai ao encontro do corpo , vai ao túmulo.  Para ela ainda não estava claro que Jesus havia ressuscitado. Quando São João nos fala do escuro, remete a realidade das trevas. Aquilo que impede o florescimento da luz ou ainda da vida. É aquilo que obscurece a vida, impede cada um de enxergar , de perceber a realidade. Que nos impede de de ver que Ele está fora do túmulo.

"A pedra foi retirada.  Aquele que morreu não está mais morto. Pedro em Atos nos diz: 'Ele ressuscitou como nos disse!' E Maria Madalena, com suas dúvidas, não tem respostas para si, fica pasma com a realidade que encontrou por ver que o corpo não está ali. Vai em busca do corpo e não de Jesus ressuscitado.  Assim, segue ao encontro dos discípulos, da comunidade, para avisar."

"Existem muitas 'trevas', estamos como túmulos fechados. É preciso abrir,  despertar por um desejo sincero de chegar a verdade, e é isso que Maria Madalena faz no processo de crer, procurando as respostas com os irmãos. E eles saem  correndo para o túmulo (Pedro e João).


"João é aquele que de imediato entende, sem precisar adentrar. O seu amor por Jesus era o suficiente para ele Crer na ressurreição. Pedro entra e verifica, ele pensa de mais, tem dificuldade de perceber as ações de Deus no primeiro momento."

Toda a Igreja neste dia celebra a Vitória da Vida sobre a morte. Fixemos também em nossos corações um trecho daquilo que nos diz o Santo Padre: "A luz do ressuscitado,  os nossos sofrimentos são transfigurados. Onde havia morte, agora há vida ; onde havia luta, consolação.  Ao abraçar a cruz, Jesus deu sentido aos nossos sofrimentos."

O Padre finalizou a celebração agradecendo pelas lutas e experiências vividas no período quaresmal, na Semana Santa, por todas as orações, ao apoio de todos os internautas,  às famílias dos batizados e aqueles que permaneceram para a celebração Eucarística.

Às 19h, também aconteceu a Santa Missa da Páscoa na Matriz Sagrada Família.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa.


Texto: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas