O lava-pés é um gesto de amor e de dedicação ao próximo

 

Com alegria no dia 1º de abril a Igreja celebrou a Santa Missa de lava-pés, que é a celebração do serviço. Celebrou ainda a Instituição da Santa Eucaristia, que é por excelência a celebração do amor e a instituição do Sacerdócio Ministerial. A celebração foi presidida por nosso Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, auxiliado pelo Frater Guilherme, msf.

Em sua homilia Pe. Laurindo nos falou dessa liturgia, que nos faz compreender o verdadeiro sentido do que estamos celebrando. "Jesus ensina aos seus discípulos que o seu destino é a passagem deste mundo para a presença do Pai. E essa realidade se faz pela entrega a cruz. Uma entrega que é revestida de amor. O amor de Jesus não se assemelha tanto ao amor do mundo, porque o amor de Jesus é gratuito, é pleno. Um amor que não muda pela circunstância e nem pelo momento. O amor de Jesus é definitivo."

"Jesus conduzido pelo Espírito Santo foi modelado para fazer a vontade de Deus. E se nós permitirmos que Deus nos forme e nos molde, com certeza o nosso amor será semelhante ao de Jesus. Um amor que não se acaba, mas que é duradouro.", refletiu o Padre.

"Essa quinta-feira, marca a passagem da quaresma para o tríduo, a preparação para a Páscoa. Que possamos sentir a presença de Jesus em nossa vida, para que ele possa compartilhar a sua vida conosco, e nós também possamos compartilhar a nossa vida com ele."

"Páscoa significa passagem. O que queremos passar, mudar em nossa vida?", indagou-nos Padre Laurindo. "Que Deus possa mudar nosso coração, tirar todo orgulho e malícia, para que o nosso coração se assemelhe ao das crianças, que é puro e não guarda mágoas. Para que assim nosso coração possa amar e ser verdadeiro, porque só ama aquele que cultiva a verdade. E só assim poderemos pensar em viver como Jesus viveu."

"Viver para a verdade e para a alegria, porque Deus não nos quer triste. E se isso ainda não aconteceu em sua vida, tenha certeza que ele está lutando, nos chamando, usando de todos os seus meios para implantar a felicidade em nossa vida. Que possamos viver nesses dias a intensidade do amor de Jesus pelo mundo."

"O exemplo do lava-pés é oferecido para nós como um sacramento de serviço, que deve ser assumido por cada um de nós, como estilo de vida, que deve ser natural e nunca um peso. Devemos viver para servir com alegria."

"São dois elementos que se cruzam, a santa ceia e o lava-pés. Jesus se levantou, tirou o seu manto, cingiu a sua cintura com uma toalha e se pôs a lavar os pés dos discípulos. Pedro não compreendeu o gesto de Jesus. Se para Pedro essa atitude de Jesus era algo humilhante, que aquele não estava preparado para fazer, para Jesus seu gesto significava dedicação, gesto de amor e de salvação ao próximo. O que Jesus quer nos mostrar é que ele não quer privilégios e que ele veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância."

"Que nessa Santa Eucaristia possamos descobrir o verdadeiro gesto de Jesus, que quer entregar a sua vida servindo e amando, e nós devemos buscar sempre imitá-lo. Precisamos amadurecer a nossa caminhada de fé. A liturgia nos fala de passagem e Jesus nos aponta o Pai. Se quisermos alcançar a vida eterna então devemos acolher a Cristo Jesus, os seus ensinamentos e a sua vida."

"A instituição da Eucaristia e do Sacerdócio é bem retratada na Segunda Leitura, na Carta de São Paulo. É a entrega do corpo e sangue de Jesus Cristo, é a sua vida. Celebrar a Eucaristia é partilhar da mesma vida, da mesma fé e missão de Jesus. Os sacerdotes ministeriais participam desse ministério. O Padre é instituído por Jesus, para comunicar o seu exemplo para a comunidade. Afirmamos que o alimento da Eucaristia é o Cordeiro que entrega o sangue para nos salvar, para nos levar ao céu e a Deus."

"Que Deus nos conceda a graça e sempre mais a fé para, que possamos ser essa Eucaristia para nossos irmãos. Só podemos ser alimento para nossos irmãos se assumirmos nossa missão de discípulos do senhor", concluiu Padre Laurindo.

Ao final da santa missa houve a exposição do Santíssimo, para um momento muito intenso e bonito de louvor e adoração.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Reprodução Canal do Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas