"Deus é amor e misericórdia"

 


No domingo, 12 de abril, a Igreja celebrou a Festa da Divina Misericórdia. Essa data foi instituída pelo Papa João Paulo II em 30/04/2000, por ocasião da canonização de Santa Faustina Kowalska.

Santa Faustina recebeu uma visão de Jesus Cristo, que pedia para ela pintar um quadro com a imagem dele. Este quadro deveria ser abençoado no 2º Domingo da Páscoa. A partir de então esse tornou-se o dia da Divina Misericórdia.

Na Paróquia Sagrada Família, as atividades por ocasião da Festa foram muitas. Iniciou-se com a Novena no dia 02 de abril até o último sábado, 10 de abril. Todos os dias a novena teve o terço da misericórdia cantado, com momentos de oração e partilha.

No domingo, para finalizar essa semana produtiva de muito aprendizado e reflexão, a Paróquia organizou uma tarde de oração, que teve início às 15 horas com o terço cantado. Exatamente às 15h, em comunhão com a Igreja no Brasil, tocou-se o sino da Matriz, em sinal de comunhão com todas as famílias impedidas de vivenciar o luto, do esforço dos profissionais de saúde e do desejo dos brasileiros quanto à superação da pandemia.  Em seguida muita partilha com Padre Laurindo, msf e as paroquianas Zilma e Vanessa. O irmão Guilherme, msf nos presenteou com um momento muito maravilhoso, refletindo sobre "O amor misericordioso de Deus".

A programação estendeu-se por toda a tarde com muita música e brindes para os paroquianos que acompanhavam a programação. Em seguida, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que se estendeu até o inicio da Santa Missa.

A celebração foi presidida por nosso Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim falou em sua homilia:

"O caminho da misericórdia é um convite para cada um de nós reconstruirmos a nossa relação com Deus e para construirmos uma relação de amor e solidariedade com nossos irmãos. A Palavra de Deus nos ensina que, Jesus é o rosto misericordioso do Pai. Jesus diz: quem me vê, vê o Pai. Jesus é aquele que experimenta a misericórdia do Pai e age sempre pautado nesse amor. Quando Jesus nos fala sede misericordiosos nos remete a Deus. Aprender a como agir, estar e ser no mundo", ressalta o Padre.

Padre Laurindo nos questionou: "Você está feliz ou você é feliz? Estar feliz é algo passageiro, que não representa a felicidade de fato. Se somos felizes, isso significa uma realidade que penetra o nosso ser e nos remete ao que é estável e permanente. O 'Ser' também nos remete ao ser de Deus. A algo que é estável e permanente, porque Deus é amor e misericórdia, e isso nos fortalece".

"Devemos buscar sempre o 'Ser'. Dizer eu sou Cristão significa aquele que é marcado no amor de Deus em seu Filho Jesus, que venceu o mundo, abandonando todas as paixões desse mundo, para viver o ser, como nos diz a Segunda Leitura", ressaltou nosso Pároco.

"Se existe guerra é porque Jesus está ausente da nossa vida. E quando ele diz a paz esteja contigo é Jesus se apresentando para fazer parte conosco em nossas vidas, para que não haja medo e nem insegurança. A paz é um dom que Jesus nos oferece para voltarmos ao equilíbrio necessário para seguirmos na missão. Quando os discípulos se trancam, é porque estavam com medo. Mas ao trazer a paz, Jesus restabelece o equilíbrio, porque tribulações existirão a todo o momento, mas se tivermos a confiança em Jesus, venceremos essa realidade".

"Nós experimentamos a misericórdia de Deus, que é mais que o simples amor. É o amor elevado ao mais alto grau. Capaz de acolher, de amar e de prevalecer até sobre o ódio. Deus não é vingativo, ele busca sempre a justiça, para que, aqueles que erraram possam corrigir seus erros e para que sejam sempre amados. É a misericórdia que acolhe até o inimigo. Não é um amor vingativo e destrutivo, mas um amor que dá oportunidade".

"Neste dia especial, que o Senhor Deus da misericórdia nos dê a graça, a força e a luz para que possamos continuar buscando melhorar e consolidar em nosso agir o seu infinito amor," concluiu.

Antes da bênção solene, Padre Laurindo abençoou os quadros da Divina Misericórdia dos fiéis.

Você pode conferir todos os vídeos da Novena  e da Festa da Divina misericórdia no Canal do Youtube da Paróquia


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas