Pe. Genivaldo: "A Igreja quer acentuar que a salvação veio para todos os povos"


  Nem mesmo a forte chuva que ameaçou cair em Januária, no dia 03 de janeiro de 2021, impediu que fiéis comparecessem à Matriz Sagrada Família para participar da  Santa Missa da Epifania do Senhor.

A celebração eucarística foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf.  O Irmão Guilherme, msf também esteve presente. 

Em sua homilia, Padre Genivaldo refletiu sobre a Epifania do Senhor. Veja alguns detalhes:

"Hoje, estamos celebrando a Epifania do Senhor, ou seja, estamos celebrando a manifestação do Menino Jesus que se apresenta a todos os povos, a todas as nações, como salvador da humanidade. A Igreja quer acentuar que a salvação veio para todos os povos, e não somente para os judeus. Aqui o ponto central do evangelista é comunicar a nós a unidade que se faz na diversidade. Ou seja, o Senhor não veio só para um povo, apesar que veio para o povo de Israel, mas este povo não quis acolher o menino. Os que acolheram o menino eram considerados pagãos. Por isso, a liturgia nos oferece a história dos magos. Eles vêm do Oriente, a fim de prestar a homenagem ao recém-nascido Jesus Cristo."

"Quem são os magos? Eles são chefes de estado. São considerados também astrólogos, são considerados também pagãos. Os astrólogos tinham uma maneira de se comunicar e entender os sinais dos tempos. Foi justamente esta estrela que eles viram, que puderam perceber um sinal muito importante para a humanidade: o Messias havia nascido. Eles vão até o encontro do salvador: o Menino Jesus. Eram considerados pagãos. Não tinham uma religião. Pagão aqui é aquele que não tem uma referência de Deus, aquele que acredita em vários deuses."

"Eles vão até o Menino e oferecem três tipos de presentes: incenso, ouro e mirra.  São ofertas simbólicas. Pelo incenso reconhecem a divindade de Jesus. Ele é Deus. Pelo ouro, reconhecem a realeza de Jesus. Ele é Rei. Nós sabemos como se deu o reinado de Jesus. Totalmente diferente do rei Herodes, que estava muito ligado ao poder.  Oferecem também a mirra, que simboliza a humanidade de Jesus. Jesus também é homem. Menino Jesus. Aquele menino que chora, que sente dor, que observa toda a humanidade, que tem sentimentos também como qualquer um de nós. Humano. Além de ser homem, é Deus e Rei. O reinado de Jesus foi servindo os irmãos, foi amando as pessoas, foi praticando o bem."

"O ponto central do Evangelho é apresentar Jesus como o enviado de Deus Pai, que veio oferecer a salvação de Deus aos homens de toda a Terra. A salvação é para todos. Para todos que acolhem Jesus. A salvação é para todos, independente de quem seja."

Ao fim da Santa Missa, para lembrar as folias de Reis, cantou-se a música Calix Bento.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa. 


Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas