Padre Genivaldo: “Que sejamos testemunhas de Jesus no mundo em que vivemos.”

 

Na noite de 10 de janeiro, aconteceu a Santa Missa celebrando o Batismo do Senhor na Matriz Sagrada Família de Januária, com início às 19h.

Nosso vigário Padre Genivaldo Mendes, msf presidiu a celebração com a presença do Frater Guilherme, msf.

Durante o Ato Penitencial o presbítero aspergiu toda assembleia presente.

Em sua homilia Padre Genivaldo ressaltou:

“Hoje nós estamos celebrando este dia muito especial na vida de Jesus e também na nossa, este dia em que nós nos tornamos verdadeiramente seguidores e seguidoras de Jesus, discípulos e discípulas de Jesus, este dia em que recordamos o nosso batismo, propriamente   o batismo do nosso mestre e senhor Jesus Cristo."

"Para compreender bem o sentido do batismo em nossa vida é preciso que nós voltemos a João Batista, o precursor, considerado nas escrituras como último dos profetas. João Batista foi um escolhido por Deus para ser seu porta-voz aqui na Terra. Os profetas tinham uma grande missão de anunciar a Deus, a verdade , a justiça e o amor. Por isso, todos os profetas na sagrada escritura são temidos pelos reis, pelas autoridades, porque são pessoas que tem coragem de dizer a verdade e são comprometidas com o povo de Deus, com o povo sofredor e que sempre se coloca em defesa da vida. E assim digo que todos os profetas são essas pessoas que tem coragem de anunciar a verdade, a justiça e que lutam pela vida, mas são pessoas também que tem coragem de denunciar todos os tipos de injustiça social. Então os profetas eram temidos."

"E João Batista anunciava esse batismo que nós conhecemos, de conversão, de purificação e de perdão dos pecados. Por isso João Batista era aquele que denunciava os pecados do povo. Hoje em nossa sociedade nós só entendemos pecado como o pecado moral, principalmente aquele que está ligado a sexualidade. Mas João Batista denunciava o pecado cultural, que era muito próprio do seu tempo, de não aceitar o outro, não aceitar a cultura, a religião e a maneira do outro de ser. João Batista também denunciava o pecado social, que vinha afetar todo aquele povo. Imagine qual o pecado social que nós estamos vivendo hoje e que muitas vezes até nós mesmos estamos contribuindo com esse pecado. É quando nós não defendemos e não valorizamos a vida do outro, não estamos nem aí para o outro. Por isso João Batista dizia ao povo, vocês precisam ser purificados , de conversão, para que Deus perdoe o pecado de vocês. Anunciava esse batismo com água de purificação, esse sentido de entrar na água, molhar e sair renovado, purificado, uma pessoa nova. João Batista ele era muito exigente."

"E como nós ouvimos no Evangelho, João Batista pregava dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.'. Esse batismo que João pregava já era preparando o povo para receber o Messias, o enviado de Deus “Jesus”, para que o povo ao conhecer, deixasse de seguir João Batista e seguisse a Jesus. Por isso, João Batista revela 'Eu não sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias, ele é bem mais do que eu, eu não sou ninguém diante dele. Ele é o próprio Deus. É ele que vocês devem seguir, mas eu já estou preparando o caminho para vocês, para que vocês o seguindo já estejam purificados e renovados'. Segue João dizendo: 'Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo, é o próprio Deus que virá sobre vocês e vai enviar o Espírito a cada um.'”

O padre Genivaldo finaliza dizendo: “Que sejamos testemunhas de Jesus no mundo em que vivemos.”

Ao término da celebração eucarística, o presbítero comentou sobre a atuação da Congregação dos Missionários da Sagrada Família e distribuiu calendários da Congregação para alguns fiéis. Em seguida, concedeu a bênção final.

Ao término da celebração eucarística, o presbítero concedeu a bênção final.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Tatiane Araújo / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria/PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas