Pe. Genivaldo: Não tenham medo de buscar o modelo de Nazaré para viver em sua família.

O quarto dia da novena, 13 de julho de 2020, foi preparado pela Legião de Maria, que junto ao Irmão Guilherme, msf; tão bem conduziram este momento.

Após a Novena, teve início a Santa Missa presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo, msf e que foi concelebrada pelos Padres Laurindo Aguiar, msf e Herbert, msf.

Pe. Genivaldo acolheu a todos que compareceram à Matriz Sagrada Família para celebrar este momento especial de nossa paróquia, bem como os que acompanharam pelos meios de comunicação. Após a proclamação das leituras e do Santo Evangelho, Padre Genivaldo nos presenteou com uma bela homilia. Veja alguns destaques.

Neste 4º dia da novena, o que Jesus quer nos dizer neste Evangelho sobre a família? Jesus disse: Não penseis que vim a trazer a paz, mas a espada. Não é que Jesus provoque ou declare guerra. Mas o seu Evangelho provoca hostilidade dos que o rejeitam. Jesus estava alertando aos discípulos que eles vão sofrer todas estas consequências por causa daqueles que não apoiam sua mensagem. Nem todos acolhem a mensagem que Jesus veio trazer a nós. Jesus teve inimigos, por causa de seu modo de anunciar o Evangelho. Isto lhe custou a Paixão e Morte. Por causa daqueles que não optaram pelo reino.

Nos versículos 35, 36 e 37 deste Evangelho Jesus fala das relações da família. Sabemos que meditamos neste quarto dia da novena, que Jesus quis ter uma família. A família é insubstituível para educação dos filhos. Jesus tornou-se homem graças a seus pais. Precisamos ser orientados e guiados para andar nos caminhos da perfeição. Jesus não condenou o amor humano. Pelo contrário, o exaltou totalmente. Será que faltou amor de Maria para com José ou de José para com Maria ou de Jesus para com seus pais? Obviamente que não. Mas Jesus disse que pode haver divisão na família por causa daqueles que não querem acolher a mensagem de Deus. O verdadeiro discípulo só não é querido em sua própria pátria.

Não podemos viver sozinhos. Olhemos a Sagrada Família de Nazaré, que teve seus medos. Maria teve medo quando o anjo anunciou. José teve dúvida ao aceitar Maria. Nossa família não busca se aperfeiçoar no modelo desta família? Ela soube superar todas as dificuldades, todas as perseguições.

Jesus está alertando aos discípulos que seus próprios familiares irão rejeitá-los por causa do Evangelho. O amor dos filhos aos pais não se compara ao Amor que se deve a Deus. Se temos nossa família, se estamos aqui neste mundo, é graças a Deus. É graças ao nossos pais que lutaram para que estivéssemos aqui hoje. Somos agradecidos ao nossos pais pelo que fizeram por nós ou somos ingratos?

Papa Francisco disse que não existe pai perfeito, mãe perfeita. Todos estamos no caminho da perfeição, da santidade. Não tenham medo de buscar o modelo de Nazaré para viver em sua família. No modelo da Sagrada Família podemos nos converter e sermos famílias como as de Nazaré.

Ao fim da Santa Missa, Pe. Genivaldo e os demais presbíteros, junto com a assembleia, rezaram a Oração do Papa Francisco em homenagem à Sagrada Família. Convidou ainda duas crianças aniversariantes nesta segunda-feira, para cantar os parabéns.

Com o término da celebração eucarística, os fiéis puderam adquirir de forma segura, mantendo o distanciamento social, potes com deliciosas porções de canjica e de caldo de mandioca, carinhosamente preparados pela Legião de Maria.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família



Comentários

Postagens mais visitadas