Padre Herbert: Precisamos ser valentes para abraçar a fé que optamos




Na terça-feira, 14 de julho de 2020, celebramos o 5º dia da Novena em honra à Sagrada Família com o tema "A vida religiosa da Sagrada Família". Participaram os adolescentes do EAC e a Juventude Missionária. 

Em seguida iniciou-se a celebração presidida pelo Padre Herbert, msf e concelebrada pelos padres Padre Laurindo Aguiar, msf e Genivaldo Mendes, msf.

A liturgia de hoje é como uma instrução aos discípulos, quando diz no Evangelho de ontem (Mt-10,34-11,1) não vim trazer a paz,  mas sim a espada. Entendendo o sentido da palavra espada e da decisão, percebemos que esta nos remete a ideia de separação, de tomar decisões de fato. Mas isso não é tudo. É preciso ainda ponderar e perceber o que é a favor e o que é contra a nossa fé.

O Evangelho nos ensina que não há compromissos a respeito da fé. A fé não é uma coisa que acumula mera alegria, paz, vida boa e felicidade. Ela é comparada a decisão e ao caminho que podemos escolher. Ao caminho que nos aproxima de Jesus ou nos afasta dele.

Temos que tomar decisões e ponderar quem e o que está a favor da nossa fé. Existem muitos empecilhos, ambientes, muitos amigos que não são a favor do Evangelho. Cabe a nós decidirmos e optarmos pelo caminho. Se decidirmos acompanhar Cristo é preciso também abraçar, até nas horas difíceis.

A espada não significa guerra. Mas significa aquilo que devemos separar. Ela não derruba, apenas separa. Não significa lutar com uma arma na mão, mas atendendo ao apelo da fidelidade da fé. Precisamos ser valentes para abraçar a fé que optamos.

O Evangelho de hoje trata de tomarmos decisões que, é nossa tarefa com relação à fé. Tomar a cruz e seguir Jesus. 

Não precisamos ocultar a nossa fé, mesmo quando o ambiente não é favorável ao nosso testemunho cristão católico. O nosso testemunho é o melhor exemplo para converter as pessoas. E assim vamos ver os milagres que a nossa atitude e o anúncio da nossa vivência de fé realiza.

Ao fim da Santa Missa, fez-se a Oração à Sagrada Família pedindo sua bênção a todos nós. 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas