Fiéis participam ativamente das atividades de encerramento da Semana Nacional da Família



As Paróquias Nossa Senhora das Dores e Sagrada Família promoveram de forma conjunta, na noite do domingo 18 de agosto, o encerramento da Semana Nacional da Família.

Dando início as atividades, os fiéis se concentraram na Rodoviária de Januária. A partir deste local, saíram em caminhada pelas ruas da cidade de Januária em direção a Praça Tiradentes. Frases a favor da família, cantos e orações marcaram a caminhada. Nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf também esteve presente.

A Praça Tiradentes ficou repleta de fiéis para participar da Santa Missa. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes e concelebrada pelo Pe. Natelson Coutinho, Cura da Catedral.

Pe. Genivaldo acolheu a toda comunidade presente neste momento importante da manifestação da fé Católica. O sacerdote também proclamou o Evangelho da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

A homilia foi realizada pelo Padre Natelson. Veja alguns pontos de sua reflexão.

Estamos celebrando e finalizando a semana da família. Estamos rezando pela santificação dessas estruturas que de fato imprimem em nosso caráter, dessas estruturas que são responsáveis por nossa existência e nosso existir. Pois, Deus, mesmo que tenha planos para nós, não é arbitrário em relação as nossas escolhas. Até mesmo para enviar seu filho ao mundo, Deus enviou seu anjo a sua serva e este anjo teve que anunciar que ela foi escolhida para uma missão, e ela teve que aceitar e dizer “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra”, a partir daquele momento a fecundação aconteceu pela força do Espírito Santo. Então a vontade, o interesse e a aceitação de Maria foi importante no plano de Deus, a nossa liberdade no plano de Deus é muito importante.

Se nós viemos ao mundo é porque um pai e uma mãe disse sim a possibilidade de serem pais, se nós existimos é também graças ao sim de um pai, de uma mãe e de uma família, por mais diferente que ela seja nos seus mais variados modelos e arranjos, mas trata-se também do exercício da liberdade, e quando nós somos capazes de unir a nossa liberdade ao plano salvífico de Deus, nós encontramos a felicidade.

Bem aventurados somos, em virtude que somos capazes de concordar o plano divino e a nossa vontade. É por isso que estamos celebrando neste domingo a Assunção de Nossa Senhora que significa a sua subida ao céu. Não há problema em reconhecer que Maria cumpriu a vontade de Deus e subiu ao céu, afinal este é o destino de cada um de nós se cumprirmos a vontade de Deus e se colocarmos o seu plano salvífico divino dentro dos nosso planos.

Quando celebramos na igreja a memória dos santos, hoje a Virgem Santíssima, nós estamos fazendo memória para que algumas coisas não sejam esquecidas, porque nós não podemos viver sem identidade, pois ela é muito importante na formação de nosso caráter e no sentido de nossa existência. Mas nós celebramos também o fato que aquela vida que é celebrada é exemplo para nós.

Contudo, esta festa da Assunção da Virgem Maria ao céu deve nos inspirar a querer também o céu. Esta festa da Assunção de Maria, para a eternidade, levada em corpo e alma, é o nosso anseio enquanto igreja e é o nosso desejo de participar das alegrias eternas. Por isso que estamos aqui, a palavra de Deus fez sentido no coração de Maria, e passou a partir do momento da anunciação do anjo a definir toda sua existência.

A Igreja refletiu ao longo de toda essa semana, e que nós encerramos hoje, que a família é o lugar da redescoberta do sentido da vida.

Ao fim da celebração eucarística foram apresentados os festeiros 2019 que atuarão nos Festejos da Paróquia Nossa Senhora das Dores no próximo mês de setembro.

A catequese da Paróquia Nossa Senhora das Dores fez uma bela apresentação em homenagem a Nossa Senhora.

A Juíza Bárbara Lívio falou sobre algumas atividades da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que teve início no domingo 18 de agosto.

Pe. Natelson convidou Pe. Genivaldo, que é religioso, e também as irmãs, incluindo uma vocacionada, para cantar os parabéns aos religiosos, que celebraram sua vocação neste terceiro domingo de agosto. 

A coordenação da Pastoral Familiar em nossa paróquia avaliou a Semanana Nacional da Família.
Para Edson e Gracilene, coordenadores do Setor Pós-Matrimônio da Pastoral Familiar: "Agradecemos a todos que contribuíram para que a semana nacional da Família acontecesse. Alegria de reencontrarmos com os irmãos em cada encontro, a satisfação que cada família nos recebeu em frente a sua casa é inquestionável e a confirmação de que toda obra oferecida para Deus é bem feita. Estamos com aquele prazeroso sentimento de dever cumprido mas principalmente sentindo a gratidão e alegria de que tudo foi possível por que tivemos nossos irmãos em comunhão com a missão. Deus seja louvado por cada um de vocês."

Para Fabiano e Gisneia, coordenadores da Pastoral Familiar: "Encerramos ontem a Semana Nacional da Família. Agradecemos a todos os missionários que não mediram esforços para celebrar,  refletir e  promover  essa semana nas diversas comunidades, levando as  famílias a refletirem sobre o seu papel primordial na redescoberta do sentido da vida.  Abastecidos pelos ensinamentos de Jesus Cristo e fortalecidos pela esperança  cristã que vivenciamos durante essa semana, continuemos nesse espírito de conversão pastoral e missionária à luz de uma verdadeira comunidade cristã,  "uma Igreja família, onde todos se sintam parte viva, uma Igreja-casa onde todos têm lugar, onde todos se preocupam com todos, onde se experimenta a fraternidade cristã que brota da fé e do amor de Jesus”.  Deus seja louvado pela nossa Semana Nacional da Família 2019 pela ação de Deus em nosso meio. Deus seja louvado por cada grupo que se reuniu para rezar, refletir e promover a família. Enfim, Deus seja louvado, bendito, honrado e adorado pelas atividades e ações evangelizadoras em prol da família cristã. Em Jesus, Maria e José Esclarecei-nos, Socorrei-nos, Salvai-nos! Amém!"

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Veja aqui reportagem da semana Nacional da Família.

Texto: Alisson Faria/ PasCom Sagrada Família
Transcrição da homilia: www.diocesedejanuaria.com.br/site pela PasCom Catedral de Januária
Colaboração: Gracilene e Gisneia / Pastoral Familiar
Fotos: Anny Gabriele e Natanael Almeida / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas