D. José: "Vamos ser uma família acolhedora!"


Na noite do domingo 28 de agosto, os fiéis das Paróquias Nossa Senhora das Dores e Sagrada Família compareceram a Praça Tiradentes para celebrar a Santa Missa que marcou o encerramento da Semana Nacional da Família. 


A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano D. José Moreira e concelebrada pelos padres Natelson, Tiago e Laurindo, msf. 

Os agentes da Pastoral Familiar participaram ativamente da celebração. O Ministério de Música da comunidade Divino Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora das Dores contagiou a todos os fiéis com as músicas escolhidas para esta celebração eucarística. 


Pe. Laurindo proclamou o Santo Evangelho do 22º Domingo do Tempo Comum. Em sua homilia, D. José fez um paralelo entre as a vida familiar e as obras de misericórdia. Veja alguns pontos:

"Como guardamos tantas injúrias, até adoece! Quem perdoa é grande. Vamos nos perdoar família. Jesus é perdão. Jesus é misericórdia. Quantas pessoas tristes. O céu não é tristeza. Tem gente que se alegra quando bebe cachaça. É uma alegria falsa. A alegria vem do coração! Tenha paciência com teu marido, tenha paciência com tua mulher, tenha paciência com teus filhos, paciência com teu pai, paciência com tua mãe. Deus é paciente conosco. Quantas coisas fazemos de errado e Deus continua paciente. Devemos corrigir sem perder a paciência."


"No Evangelho Jesus nos conta esta parábola. Se você é convidado, seja humilde. Não sente no primeiro lugar. Também você não convide os ricos, os poderosos. Convide alguém que não pode retribuir a nada."

"Vimos no Congresso Eucarístico Nacional na Amazônia que a Igreja vive da Eucaristia. Você está convidado a participar deste banquete. Aproximemos de Jesus."


"O pecador tem que ser amado. O pecado não. Ame o pecador e deteste o pecado. Se ele reza, se ele está na Igreja, está na família, tem que ser acolhido. Vamos ser uma Igreja acolhedora! Quem é o dono da Igreja é Jesus Cristo. Vamos ser uma família acolhedora! É a missão da Semana da Família, para que possamos acolher uns aos outros. Como foi bonito passar de casa em casa. Vamos continuar que maravilha. Deus seja louvado! A família seja louvada!"

Ao final da Santa Missa, D. José passou a palavra para nosso pároco Pe. Laurindo, que fez as suas considerações. 


"Neste trabalho realizado durante a Semana Nacional da Família colocamos em prática as ressonâncias da Assembleia Diocesana. Entre suas prioridades está trabalhar, estar, anunciar, fortalecer o princípio cristão dentro das famílias. Que Deus abençoe todas as famílias e nos fortaleça sempre mais neste vínculo de paz, de misericórdia, tão necessárias!"

"Estávamos lá em Belém, estado do Pará, refletindo sobre Eucaristia na Amazônia Missionária, Eucaristia Partilha e Missão. Como trabalhar Eucaristia em Januária? Partilha e missão de todos nós, leigos, padres, sacerdotes e religiosos."


Em seguida, Pe. Natelson também fez seus agradecimentos e orientações. Os festeiros 2016 da Paróquia Nossa Senhora das Dores convidaram os fiéis para participar dos festejos em honra a padroeira de nossa cidade e Diocese. A Paróquia Sagrada Família será noiteira no dia 13 de setembro.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar Edson e Lucivânia também deixaram sua mensagem.

Para finalizar com chave de ouro, um grupo de jovens fez uma apresentação teatral mostrando aos presentes a importância da reflexão da Palavra de Deus no ambiente familiar.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família.

Comentários

Postagens mais visitadas