Missa do primeiro domingo de novembro marca reinauguração da Matriz da Paróquia Sagrada Família




No dia primeiro de novembro, a Missa na Matriz da Paróquia Sagrada Família foi celebrada com muito entusiasmo e festividade. A data marcou a reabertura do principal templo da Paróquia, que nos últimos meses passou por ampla reforma, permanecendo fechado. Por isso, as Missas foram transferidas para o Centro Social.

Na oportunidade, além da reinauguração da Matriz, os fiéis presenciaram um momento importantíssimo para a Igreja: a investidura de mais de 100 Ministros Extraordinários da Santa Eucaristia, distribuídos entre várias comunidades urbanas e rurais da Paróquia Sagrada Família. Eles também exercerão os Ministérios da Palavra e das Exéquias. 

Logo de início, o entusiasmo do padre Laurindo contagiou a todos, que auxiliando no cântico de acolhida, pausadamente, não apenas mencionou os nomes das comunidades presentes, como também, deu boas-vindas a todos. Na sequência, durante o canto de entrada, Dom José, o nosso bispo diocesano que presidiu a celebração foi acolhido, juntamente aos concelebrantes, padre Laurindo, msf e padre Daniel, msf.
  Na sua homilia, Dom José fez uma reflexão fazendo analogia à reforma da igreja, com a reforma da nossa vida. Também teceu belos comentários sobre a liturgia do dia, sendo a 1ª Leitura Ap 7,2-4.9-14; Salmo 24(23); 2ª Leitura 1Jo 3,1-3 e o Evangelho Mt 5,1-12a.  




Se dirigindo aos Ministros investidos, Dom José lembrou o seu papel na Igreja, que é o de auxiliar o padre, jamais de substituí-lo. O momento solene de investidura dos Ministros seguiu todo o ritual que manda a Santa Igreja Católica, cuja solenidade foi também dirigida com muita propriedade por Dom José. Pe. Laurindo proferiu o nome de cada um dos Ministros presentes. À medida que o sacerdote falava o nome, o Ministro se colocava de pé. O secretário da Diocese de Januária Silvio de Jesus leu a Provisão assinada por D. José, conferindo a cada Ministro o mandato de três anos. Os Ministros se ajoelharam enquanto toda assembleia juntamente com o bispo e os sacerdotes rezavam em sua intenção.



 D. José aspergiu água benta nas vestes, que logo em seguida, foram vestidas pelos Ministros Extraordinários.   
 


No final da celebração, padre Laurindo apresentou os casais festeiros do ano de 2016, como também reforçou agradecimentos e distribuiu uma singela lembrança para os festeiros das comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrada Família, neste ano de 2015.

D. José convidou a todos os presentes para a Abertura do Ano Jubilar da Misericórdia em nossa diocese, que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2015, na Catedral Nossa Senhora das Dores
.
Após o término da Santa Missa, todos puderam ter um belo momento de confraternização para comemorar este fato que ficará marcado na história de nossa paróquia. 

Mais fotos deste dia tão importante você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 

Texto: Izabel Alves Macedo Mendes / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas