"Estamos aqui neste dia para confirmar a fé católica", afirma D. José na Santa Missa de Crisma na Comunidade Matriz


A noite do dia 14 de novembro foi um momento muito especial para os jovens de nossa paróquia. Junto aos pais e padrinhos, dezenas de jovens da Comunidade Matriz receberam o Sacramento da Crisma pelas mãos de nosso bispo diocesano D. José Moreira.

A Santa Missa presidida por D. José, foi concelebrada pelo nosso pároco o pe. Laurindo, msf. Na procissão de entrada, uma jovem entrou com uma pomba representando o Espírito Santo, enquanto outros jovens carregavam velas representando os dons do Espírito Santo.

Pe. Laurindo acolheu nosso bispo D. José que volta a Igreja Matriz duas semanas após a reinauguração. As leituras e o salmo foram proclamadas pelos jovens crismandos. Pe. Laurindo proclamou o Evangelho. Pe. Laurindo apresentou os crismandos a D. José. Nosso bispo, convidou os catequistas para irem a frente, onde foram homenageados. D. José proferiu uma bela homilia. Veja alguns pontos a seguir:


"Quais jovens estão engajados em um grupo de jovens, em uma pastoral? Uma salva de palmas para vocês que estão engajados. Estamos aqui neste dia para confirmar a fé católica. A fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. No dia do Batismo, foram seus pais e padrinhos que falaram. Agora são vocês. Qual a nossa Igreja? Nossa Igreja é una, santa, católica e apostólica."

"Nossa Igreja é católica porque acolhe a todos. O papa, no dia 08 de dezembro, começará o Ano da Misericórdia. Abri a porta. A Igreja não pode fechar a porta para ninguém.  O pecador tem que ser amado, mas o pecado não. O Papa terminou agora o Sínodo da Família. Quantas famílias não vão à Igreja por que não são casados, vivem em segunda união. Por que a Igreja não acolhe? O pecado não, mas a pessoa tem que ser acolhida."

"Em Minas Gerais ocorreu recentemente um pecado grave com a natureza. Respeita a natureza! Quando vamos aprender a respeitar a natureza? O pecado é grande. Temos que abrir os olhos. O papa está nos pedindo para cuidar de nossa casa comum."

"O cristão não pode aceitar o que acontece de errado em nosso país. Quem segue Jesus, carrega sua cruz de discípulo. Vocês querem crismar com esta proposta de Jesus? Você quer deixar que Jesus more em você? Quem mora em mim é Jesus, não a droga. Temos que tomar uma decisão. Qual a minha fé."

"Aqui está o Círio Pascal que representa a Luz de Cristo, nossa fé na Ressurreição. Venham crismandos acender a vela no Círio Pascal e assim, acender a vela dos outros. Sejam missionários!"

Em seguida teve início o Rito da Crisma, onde os jovens renovaram suas promessas batismais e foram ungidos com o óleo do crisma.

Ao final da Santa Missa, D. José distribuiu aos jovens documentos da Igreja para que os mesmos possam ler e refletir em grupos o que o Papa Francisco e a CNBB nos propõe para os dias de hoje.  Um crismando agradeceu a D. José pelo valoroso trabalho prestado em Diocese e também aos sacerdotes de nossa paróquia. Irmã Angela agradeceu a todos os envolvidos, e relembrou aos agora crismados sobre o encontro de jovens que irá iniciar no sábado dia 28 de novembro após a Santa Missa na Matriz. Pe. Laurindo agradeceu o importante trabalho dos catequistas e frisou sobre a importância dos jovens permaneceram ativos na vida da Igreja. 

Com a bênção final de D. José, concluiu-se a Santa Missa.

Mais fotos da Santa Missa de Crisma na Matriz Sagrada Família você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas