"O amor é o centro de tudo." refletiu pe. Laurindo no encerramento dos Festejos de Santa Rosa de Lima



No dia 21 de agosto de 2015, aconteceu o encerramento dos festejos de Santa Rosa de Lima, nas Moradeiras. Nesta noite de comemoração, foram noiteiras a Comunidade do Divino Espírito Santo, a Comunidade de Santa Rita de Cássia e o povo em geral.

O encerramento dos festejos teve início com uma procissão que saiu da casa de Rosa do Caminhão (Travessa Maria Vilane) em direção a Capela de Santa Rosa de Lima e contou com a presença de inúmeras pessoas.


Padre Laurindo, msf presidiu a celebração. Em sua homilia, refletiu sobre o amor e sobre Santa Rosa de Lima. Veja os principais pontos de sua reflexão a seguir:

“Hoje é o dia da festa da comunidade. Quando falamos de festa da comunidade falamos dos motivos que a comunidade tem para se reunir, para celebrar. E hoje a comunidade celebra a sua padroeira. Está celebrando essa missa em honra, pela missão, pelo exemplo de Santa Rosa de Lima. A festa da comunidade é a festa do povo de Deus. A festa daqueles que aprenderam a amar a Jesus, perseveram na oração e na missão. O fundamento da comunidade, como hoje ressalta o santo evangelho. O mandamento fundamental da centralidade da vida do cristão é o amor. O amor é o centro de tudo. Como bem nos fala São João: Irmãos e irmãs, aquele que amou conheceu a Deus, aquele que jamais amou, jamais conheceu a Deus, pois Deus é amor. A descoberta do amor fez Santa Rosa de Lima entregar sua vida em favor do povo. Santa Rosa de Lima que foi religiosa, que viveu uma vida com total fidelidade, dentro de um convento, e , lá, desenvolveu sua mística e espiritualidade, toda sua missão. Santa Rosa nos ensina algo fundamental nos dias de hoje: a disciplina para os trabalhos, para a oração. Quando nós não temos a disciplina, nós dificilmente colheremos frutos. Quanto mais nos disciplinamos na missão, mais longe chegamos, ou seja, mais próximos estamos dos nossos irmãos. A comunidade que se reúne para celebrar, somente colherá frutos se permanecer no amor de Deus. Só aquele que ama é capaz de permanecer. Só aquele que gosta de si mesmo é capaz de se sacrificar. Aquela pessoa que se sente amada por Deus e pelos seus, não terá outra alternativa do que expressar seu amor. O amor é o alicerce de tudo o que fazemos. E somente sedimentados no amor de Deus é que poderemos vencer os desafios colocados no dia de hoje pela televisão e pelo mundo atual. Se aprendermos a amar estamos prontos para a missão. A nossa comunidade não é uma comunidade perfeita, pois nos mostra que devemos a cada dia aprender a amar mais, nos assemelhando a Jesus, e assim como fez Santa Rosa de Lima. O mais importante não é nossa comunidade ser perfeita. Mas sim, quando ela cair,confiar em Deus e ter a força e a coragem para se renovar. A novena serviu para tomarmos a consciência do que é ser comunidade, do que é ser Igreja. Serviu para fazer uma reflexão sobre a caminhada da comunidade, para que possamos renovar nosso coração. A festa que hoje celebramos tem o cunho de ser comunidade, de ser igreja, de ser família, celebrar a caminhada de fé e missionária, e, ao mesmo tempo rever os nossos passos que não foram conforme a vontade de Deus. Que Santa Rosa de Lima pelo seu exemplo de oração possa nos iluminar, nos guiar, contagiar, nesse caminho de fidelidade e seguimento a Jesus. Amém” .

Após a Santa Missa, foi o momento das homenagens. Primeiro, a comunidade Divino Espírito Santo fez uma belíssima homenagem a Padroeira Santa Rosa de Lima, emocionando muitos que por ali se encontravam. Em seguida, a festeira entregou uma pequena lembrança ao presidente da celebração, Padre Laurindo.

Após a bênção final, as pessoas puderam se deliciar com as mais variadas comidas típicas e puderam se confraternizar desfrutando de momentos agradáveis ao lado de amigos e familiares ao som de Zé Wilson dos Teclados.


Mais fotos dos Festejos de Santa Rosa de Lima você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto e Fotos: Glauber Carvalho / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas