Missa festiva em comemoração ao dia dos Pais


A Eucaristia é a fonte e o ápice do cristão. É a fonte porque dela brota toda nossa experiência amorosa de Jesus, que se fez pão para nos saciar e dar forças para enfrentarmos as lutas da vida, e é o ápice, porque pela Eucaristia somos chamados  à esperança  de superação de todo mal, na expectativa definitiva do Reino de Deus. Jesus, Pão da vida, é o alimento salutar e indispensável em nossa vida de fé. Assim cremos! E quem Nele crê não morre jamais!

 A missa do último domingo, dia 09 de agosto, data festiva em comemoração ao Dia dos Pais foi celebrada na Comunidade Matriz Sagrada Família pelo Pe. Laurindo, msf.

A celebração contou com a presença da comunidade católica januarense, que se compunha de muitos pais que vieram coroar o seu dia com a Santa Missa. Na sua homilia, o padre fez uma profunda reflexão, contextualizando a temática das leituras proferidas e também com o Evangelho de Jesus Cristo segundo João. 

Por sua vez, a 1ª Leitura do livro dos Reis, (1Rs 19,48), versou sobre o profeta Elias, que “cansado e faminto, recebe da mão do anjo um pedaço de pão, símbolo do verdadeiro alimento que sustenta nossa vida de fé: a Eucaristia. Jesus, o Filho de Deus, é o Pão da Vida, que sustenta o cristão pelos caminhos nem sempre fáceis da vida”. Na segunda leitura, foi lida a Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 30-5,2), e em seguida a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João (Jo 6, 41,51). 

Da homilia do pároco, destacamos os trechos abaixo:

“(...)Deus acredita sempre na vida, Deus acredita sempre em você. Por isso, ele está ao nosso lado, dando-nos a força e a graça, nos animando com a sua palavra, com a sua misericórdia. (...) Deus age para que nós possamos sair do isolamento. Para que nós possamos ir ao encontro, para que nós possamos trabalhar em favor do outro.”

“(...) Jesus é o alimento que nós precisamos. Se Jesus nos alimenta para além do pão material, nós também podemos ser alimento, nós podemos ser pão para tantos irmãos e irmãs.”


“(...) As palavras que saírem da minha boca devem ser palavras que sirva para edificar a minha família. O profeta Elias queria tomar a decisão de abandonar a missão na tristeza, mas ele não fez. Deus foi por ele(...) Na tristeza nós não podemos tomar a decisão, porque é uma decisão que não será benéfica nem para mim, nem também para os outros. O meu coração não consegue perceber a verdade que está por trás das coisas, nem enxergar a luz, não consegue enxergar o amor, não consegue perceber as pistas de vida e esperança para se chegar a Deus. O Cristão é aquele que sempre tem dentro do seu coração a esperança que transforma, que edifica a família.”

O Padre lembrou também que, naquela data, ou seja, no domingo dia 09/08, estava celebrando o dia do dízimo na  nossa comunidade,  dizendo que celebrar o dízimo, é celebrar a nossa capacidade de partilhar os bens que temos. Bens que pela fé que temos, devolvemos a Deus, aquilo que é de Deus. “Reconhecemos que os bens que temos devem servir para que possamos aproximar mais de Deus”.

Nos momentos finais da missa, foi lida uma linda homenagem aos pais, os quais foram convidados pelo pároco para ir até o altar, onde receberam os parabéns pela importante data.

Para completar a homenagem foi cantada uma linda música para os pais, arrancando várias lágrimas dos presentes, tamanha a emoção do momento. Como lembrança, cada pai recebeu um bombom da Pastoral do Dízimo.

Mais fotos desta Santa Missa você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto e Fotos: Izabel Alves Macedo Mendes / Pascom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas