Diocese de Januária homenageia sua padroeira


Centenas de fiéis compareceram a Catedral Nossa Senhora das Dores na manhã do dia 15 de setembro para celebrar a padroeira da Cidade e da Diocese de Januária. A Celebração Eucarística começou às 9h e foi presidida pelo Bispo Diocesano D. José Moreira.

Antes do início da Santa Missa Solene, D. José incensou o altar e abençoou o novo manto que doou para a imagem de Nossa Senhora que fica na Catedral.

Pe. Natelson deu as boas vindas a todos os presentes e apresentou os sacerdotes que concelebraram a Santa Missa. Juntamente com Pe. Natelson, os sacerdotes presentes foram os seguintes: Pe. André; Pe. Genivaldo, msf; Pe. Diego; Pe. Gilsônio; Pe. Gilmar; Pe. Laurindo, msf e Pe. Germano, msf.

O Evangelho da memória de Nossa Senhora das Dores (Jo 19, 25-27) foi proclamado pelo pe. André, que antes incensou a Mesa da Palavra. 


A homilia foi proferida por D. José. Confira os principais pontos: "Parabéns a Equipe, os Festeiros com a coordenação do Pe. Natelson. A cada ano a novena vai crescendo. Louvo a Deus pelos festejos deste ano. Maria estava ao lado do Filho, do nascimento até a Cruz. No Evangelho, Maria estava lá e Jesus fala: 'Filho, eis a tua mãe. Mãe, eis o teu filho.' Deste momento em diante, João acolhe Nossa Senhora nos braços. Neste momento em que celebramos a Festa Senhora das Dores, devemos ter a cultura do acolhimento. Estamos no mundo na cultura do descartável. Uma mãe que sai para abortar o filho, não é mãe. É fêmea. A mulher que é mulher, a mãe que é mãe, não sai para abortar a criança. Na Primeira Leitura de hoje São Paulo nos fala que Cristo nos dias de sua vida terrestre dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. Jesus confiou no amor do Pai. Mesmo sendo Filho, aprendeu a ser obediente a Deus, e na consumação da sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos que obedecessem. Maria sabia disso. Nas bodas de Caná, Maria disse 'Fazei tudo o que Ele vos disser.' Ao nome de Jesus todo joelho se dobre. Ele é o meu salvador. Maria não é a salvadora. Ela aponta para Jesus. Ele é a salvação. Aqui temos um coração cheio de espadas, que esteve presente durante a novena. Será que estamos colocando mais uma espada de dor no coração de Maria, traindo minha fé, minha família? Nesta Missa, possamos escutar o que  Maria diz para nós: Faça o que Ele disser. Vamos acolher Maria, ela que nos ensina. O tema dos festejos neste ano 'Maria: Inspiração para a renovação de nossas famílias e nossas comunidades.' é a proposta que a Igreja nos faz hoje. Renovar as paróquias, estudando os documentos. O que papa está nos pedindo, renovar as famílias. Jesus é o meu Senhor, é o meu salvador. Maria nos mostra isso, aponta para Jesus. A Igreja não é do padre, não é do bispo, a Igreja é de Cristo. Estamos para caminhar nesta Igreja. Somos servos inúteis, fazemos o que devemos fazer. Que bom, Deus seja louvado. Olhando para Maria, confiando nela, professamos nossa fé."

Os padres participaram da Oração Eucarística, que contou também com o nosso pároco Pe. Laurindo. 

Após a comunhão, fez-se um belo momento de reflexão sobre as Sete Dores de Nossa Senhora, com destaque para um quadro vivo onde Maria acolhe Jesus em seus braços. 


Pe. Natelson agradeceu e homenageou todos os festeiros de 2014 e convidou os festeiros de 2015, que ficarão responsáveis pela condução da Novena e demais festividades no próximo ano. Os representantes de cada equipe se pronunciaram, expondo seus agradecimentos e expectativas. 

D. José, juntamente com os demais sacerdotes, concederam a Bênção Final a toda assembleia presente. Com o término da Santa Missa Solene, os fiéis puderam beijar o manto de Nossa Senhora, enquanto Pe. Gilsônio e Pe. André os aspergiam com água benta. 

Ainda neste dia 15 de setembro, aconteceu a Procissão contemplativa das alegrias de Maria pelas ruas de Januária. No dia 16, também será um dia de muita importância, pois celebra-se a Dedicação da Catedral Nossa Senhora das Dores, Igreja Mãe de todas as outras da nossa Diocese de Januária.

Que Nossa Senhora das Dores, que Cristo no alto da cruz nos deu por mãe, acolha nossos pedidos.

Mais fotos da Santa Missa Solene, você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas