Ação Missionária é promovida na Comunidade São Paulo


Aproximadamente 140 missionários dos diversos movimentos e pastorais da Paróquia Sagrada Família participaram da Ação Missionária na comunidade São Paulo (Bairros Boa Vista e Liberdade). Alguns levantaram bem cedinho para participar desta missão. 

 

No início da Ação Missionária, aconteceu a concentração na Capela São Paulo, onde se fez um momento de oração e foram repassadas as últimas orientações. Já na parte da manhã, praticamente todas as casas da comunidade foram visitadas. Pe Laurindo, msf também visitou as famílias. 

Em algumas casas, os missionários foram bem recebidos. Em outras, não foram acolhidos. Nas visitas, anunciou-se a Boa Nova de Cristo e também promoveu-se um diálogo com as pessoas. Através destas visitas, em primeira análise, observou-se que existem católicos que ainda não receberam os sacramentos ou que estão afastados da Igreja.

No período da tarde, os missionários terminaram de visitar as poucas casas que ainda faltavam.

A Santa Missa começou às 18h00min e foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo. A Capela São Paulo estava repleta de fiéis, entre moradores e missionários. 


Em sua homilia, Pe. Laurindo nos fala: "Queridos moradores do Bairro Boa Vista, do Bairro Liberdade. Queridos missionários e missionárias. Que alegria está Deus neste momento, com a resposta, com o amor, com as experiências hoje realizadas nesta comunidade São Paulo. Neste dia dedicado a Palavra de Deus, neste dia que escolhemos para ser a presença de Deus neste local. Para imitar Jesus devemos responder afirmativamente ao seu chamado. Encanta muito as crianças, que desde cedo estavam em nossa convivência. Tanto as crianças da catequese, quanto as crianças que estavam aqui procurando saber o que estava acontecendo. As crianças tem um dom, uma capacidade especial, na simplicidade, ingenuidade, alegria. Elas imitam aquilo que vê, aquilo que escuta. A criança aqui perto do altar fez o sinal da Cruz junto com o padre, e durante o canto de aclamação também fez os gestos. Para tornar um discípulo bom de Jesus tem que ter alguém que anuncie, que me ensine. É preciso ensinar. Diante da grandeza do Amor de Deus e impulso do Espírito Santo, formamos um grande exército em ordem de batalha, como diz o tema da Legião de Maria. Somos esta Igreja discípula, que tem buscado cada vez mais responder as necessidades e desafios do mundo, que não são poucos. No Evangelho, Deus nos ensina que na Igreja todo mundo tem direito de participar, depende da resposta de cada um. Para fazer a diferença no Reino de Deus, não basta apenas falar com os lábios, é necessário  fazer com o coração. A resposta mais perfeita é aquela que praticamos. Hoje é um dia de Ação de Graças, não só por esta comunidade que nos acolheu e tão bem se empenhou, neste clima de proximidade, de fraternidade, de ser uma Igreja unida no mesmo objetivo. A partilha, a união do trabalho, a alegria de acolher aqueles que vieram de fora. Celebramos esta grandeza de tantas pastorais que colocaram seus dons a serviço, de ser esta resposta concreta. Hoje tivemos uma grande parcela daqueles que foram convidados, o nosso sim que estamos dando a Deus. Compreendendo isto, nós iremos fazer a nossa parte sem fazer tanto barulho. O barulho chama a atenção, mas não renova. O barulho não nos aproxima do outro para escutá-lo. São Paulo nos fala que deixar o Espírito agir em nós é silenciar, é com gratuidade. Isso fazemos quando deixamos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus, que promove harmonia, que nos faz ter os mesmos sentimentos de Jesus. Estes sentimentos nos fazem viver melhor, nos fazem viver mais unidos, nos fazem mais próximos do que o salmo nos orienta 'Recordai Senhor meu Deus, vossa ternura e vossa misericórdia'. Essa ternura e misericórdia de Deus que nós devemos expressar a cada dia. O irmão tem que sentir em nós esta ternura, esta compaixão, esta unidade. É muito significativo este encontro pois mostra nossa busca sincera de querer caminhar, de sair de nossos lugares, das nossas acomodações, de nossos lugares de conforto, e ir as realidades que necessitam. Estabelecer vínculos de fraternidade e comunhão com as pessoas. Quanta coisa bonita hoje os missionários partilharam: vendo a realidade, vendo a alegria dos que os acolheram, vendo os desafios daqueles que colocaram suas dificuldades. É a missão de Jesus que estamos sonhando e buscando cada vez mais colocar em prática. Ajustar nossa vida aquilo que Deus nos pede: ser mais humanos. Jesus que não ateve a sua condição divina e se fez homem para habitar entre nós. Sendo humanos, podemos ser divinos, nos aproximar de Deus. Isso ele fez muito bem. Jesus é nosso mestre, nosso modelo, nosso guia, a quem nós devemos espelhar para que possamos nos compadecer com as pessoas que sofrem. Quantas pessoas visitamos que padecem com o sofrimento, com as doenças? Eu sofro quando alguém da minha família está doente. Eu me alegro com a minha família quando alguém está bem. Isto é ter os mesmos sentimentos de Jesus, é seguir a sua estrada. Terminamos louvando a Deus pela disponibilidade, pela abertura, pela dedicação de cada um em buscar fazer sempre a vontade de Deus. Amém."

Ao final da celebração, três fiéis partilharam sobre as visitas. A primeira fiel disse "Minha família foi visitada pelos missionários. Para mim, foi uma bênção." Para a segunda fiel: "Gostei muito da visita dos missionários em minha casa, pois sou uma pessoa muito sozinha, sou viúva, meus filhos moram tudo longe. Quando leram a Bíblia para mim, mais feliz eu fiquei." A terceira fiel testemunhou:  "Fiquei muito agradecida, eles chegaram em minha casa e senti muito bem. Moro sozinha, e fiquei muito satisfeita pelo convite para participar da Igreja."

 

Pe. Laurindo convidou todos os missionários para que ficassem a frente da Assembleia. Alguns não puderam ficar para a Santa Missa. "Foi com este time, com estas pessoas que foi possível visitar toda a comunidade São Paulo! Parabenizo em nome da paróquia agradecendo a Deus pela vida de cada um. Que esta experiência seja o início de várias outras. Que não desistamos de Deus. Que não desistamos das pessoas!", disse Pe. Laurindo. Os missionários receberam uma calorosa salva de palmas.

A coordenação da Comunidade, através de Laura, agradeceu: "Nós da Comunidade São Paulo recebemos neste domingo a Jornada Missionária que teve como objetivo semear a Palavra. A Comunidade agradece aos irmãos e irmãs que vieram contribuir para o bom êxito do evento. Agradecemos as famílias que abriram suas portas para acolher os missionários. Agradecemos também ao nosso Diretor Espiritual, o Pe. Laurindo."

Pe. Laurindo ainda agradeceu a Equipe de Música que animou a Santa Missa, atendendo prontamente ao convite. "Neste somatório de forças nós evangelizamos, nos animamos, somos sinais de esperança!", concluiu o sacerdote.

A Ação Missionária foi um trabalho integrado com as pastorais, movimentos e associações da paróquia. Algo colocado na Assembleia paroquial como uma necessidade para renovar e atingir os afastados. Assim, fazemos da paróquia uma verdadeira paróquia missionária, assumida por todos.
Mais fotos da Ação Missionária, você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 

Fotos 1, 3 e 4: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto  2: Laura Leyce Guedes / Comunidade São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas