Comunidade São Vicente de Paulo celebra seu padroeiro


Na noite do sábado, 27 de setembro, dia em que a Igreja dedica a São Vicente de Paulo, o apóstolo da Caridade, a Comunidade São Vicente celebrou com bastante entusiasmo seu padroeiro. 

Antes da Santa Missa, a procissão que saiu da casa de D. Antônia chegou ao local onde está sendo construído o Salão Social da Comunidade, no bairro Novo Milênio.

Vários fiéis compareceram, incluindo diversas conferências vicentinas, como a da Comunidade Pé de Serra. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Laurindo, msf. No momento do Ato Penitencial, cantou-se a Ladainha em honra a São Vicente. A comunidade também preparou a Entrada da Bíblia, que celebramos durante todo este mês de setembro.

Em sua homilia, Pe. Laurindo fez as seguintes considerações: "Queridos irmãos e irmãs, hoje pela manhã fui a Cônego Marinho. Lá também, temos como padroeiro, São Vicente de Paulo. Foi uma grande celebração, onde estava presente quase todas as comunidades do município. Estive com Pe. Daniel, msf celebrando. A celebração terminou por volta de 11h30min. Em seguida, aconteceram os leilões em benefício da comunidade até aproximadamente às 16h00min. Celebrar o padroeiro é celebrar o chamado de Deus. Deus chamou e São Vicente deu uma resposta a este chamado.  Desta resposta de São Vicente, da sua missão, do seu trabalho, podemos tomá-lo como inspiração. Podemos servir a Deus a partir deste trabalho missionário com empenho de São Vicente. O Senhor nos convoca e está sempre a nos dizer: 'A missão na Igreja não é privilégio de poucos. A missão é para todos nós.' Bendizemos a Deus por aquele que reconhece que  a missão é para todos e assume sua tarefa dentro da Igreja. Assim o Evangelho exemplifica. O homem tinha dois filhos. Aos dois foi feito o convite de trabalhar na vinha. O primeiro disse não, mas foi. O segundo disse sim, mas não foi. Qual dos dois fez a vontade de Deus? A Palavra quer nos dizer que Deus chama a todos, mas cada um tem a liberdade de dizer só com a boca ou com o coração a resposta. Em um segundo momento, deciframos que dentre os chamados, nem todo mundo responde afirmativamente, a resposta é não. Jesus quer nos ensinar que o que faz frutificar não são as palavras vazias, mas as obras. Jesus está colocando diante daqueles sacerdotes que os cobradores, as prostitutas, os pecadores vos precedem no Reino de Deus, porque antes de falar palavras bonitas, eles se converteram. Eles fizeram a vontade de Deus não pelas palavras, mas pelas obras. Isto é agradável a Deus. Queridos irmãos e irmãs, São Vicente viveu em um contexto que Deus o chamava a empreender uma grande obra de caridade, sendo conhecido como o profeta dos pobres. Ele fez da vida uma eterna caridade. Aproximar os empobrecidos de Deus, devolvendo a dignidade de filhos. S. Vicente viveu na pobreza, a vocação do serviço. Tornou-se grande educador na fé. Nós como comunidade nascente devemos nos assemelhar a S. Vicente pela sua simplicidade, pela sua dedicação, pela sua fé e pelo seu cuidado com as pessoas. Que possamos dar um rosto, aos moldes de São Vicente, a esta comunidade. Que se assemelhe cada vez mais ao rosto de Jesus. A beleza não está nos grandes prédios, a beleza da vida da missão está no sentido em que colocamos em nossas ações. A beleza deste nosso encontro está na partilha do esforço de cada um, na fé, nas obras, na união. Nos esforcemos para aprender de São Vicente, aprender de Jesus, como sermos caridosos, serviçais, amorosos e próximos dos pobres e excluídos. Quando falamos de pobreza, isto nos causa espanto. Temos dificuldade em nos aproximar dos pobres. Às vezes, carregamos muitos preconceitos dentro de nós que nos afastam dos pobres. Como foi para Jesus e para S. Vicente, os pobres são os fundamentos que constituem a forma mais profunda de realizar a vontade de Deus. Se nós servimos os pobres, conseguiremos servir a qualquer pessoa. Quando servimos os pobres, aprendemos a partilhar, a agir na simplicidade, na gratuidade. É muito difícil de sermos simples. A nossa vida é muito complexa, naquilo que pensamos e agimos. Se aprendermos a agir na simplicidade, fazendo a vontade de Deus, conseguimos um tesouro, pois nos tornamos mais humanos, mais próximos. Fazer o que Jesus nos ensina, amar o outro como Ele nos amou. São Vicente buscou em todo momento de sua vida amar como Jesus amou as pessoas e a sua realidade. Que aprendamos de Jesus e de São Vicente a valorizar a pessoa por aquilo que é ela é e não por aquilo que ela tem. Agindo assim, conseguiremos chegar aos lugares onde a necessidade é maior. Que esta celebração renove em nós o ardor missionário, renove em nós a vontade de sempre mais servir dentro da Igreja ou fora da Igreja."

Ao final da celebração, o Conselho Comunitário agradeceu a todos que ajudaram direta e indiretamente para o bom andamento dos Festejos 2014. Apresentou-se aos fiéis os membros do Conselho Comunitário e do Conselho Central de Januária da SSVP, que também auxiliou nas comemorações a este querido santo. O Conselho pediu que mais pessoas venham ajudar nos mutirões que acontecessem todos os domingos de manhã no local da construção do Salão Social, para que no próximo ano, o ambiente esteja ainda mais agradável e receptivo.

Pe. Laurindo conduziu a oração a São Vicente de Paulo, e em meios aos fogos de artifício, a comunidade entoou vivas ao santo da caridade. 

Com comidas típicas deliciosas e diversas promoções, os fiéis puderam viver momentos de convivência fraterna. 

Mais fotos das comemorações dos Festejos de São Vicente de Paulo você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas