Pe. Pedro: "Precisamos exercitar interiormente nessa intimidade com o Senhor."



 Na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2026, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família às 19h. O padre Pedro Leonides, msf presidiu a celebração, que também contou com a participação do Pe. Herbert. Também aconteceram missas nas Comunidades Santo Antônio e São Paulo. A matriz ficou repleta de fiéis. Após proclamar o evangelho, Pe. Pedro assim refletiu:



"Estimado padre Herbert, queridos irmãos e irmãs, famílias que se reúnem neste dia para escutar a Palavra de Deus, o apelo de conversão que esta Quarta-feira de Cinzas nos transmite. Internautas que nos acompanham, que estão sintonizados conosco nesta noite, tendo escutado a Palavra de Deus, deixemos ressoar em nossos ouvidos o apelo que ela nos faz, que é um apelo à conversão. Agora diz o Senhor: 'Volta para mim.' Segundo que nós ouvimos da Primeira Leitura da profecia de Joel: 'Volta para mim.' Conversão significa mudar a direção de um caminho equivocado. Significa reconhecer que estamos tomando um rumo, nos distanciando daquele que é capaz de nos salvar. E chega o momento deste caminhar em que o próprio Deus faz esse apelo para que nós possamos voltar a ele."


Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.


"E nesse tempo da Quaresma, nós estamos também fazendo hoje a abertura da Campanha da Fraternidade 2026. 'Fraternidade e Moradia' é o tema deste ano. E a Igreja, como mãe, sempre se preocupou com a moradia dos seus filhos e filhas. E aqui na Paróquia Sagrada Família não foi diferente, sob os cuidados daqueles que foram colocados aqui para realmente com zelo exercer o seu ministério. Fazemos memória ao Padre Afonso, como ele gostaria de que todos pudessem estar bem e com isso ajudou muitas famílias em suas moradias. Nas outras paróquias também a gente tem o testemunho de outros padres que fizeram; aqui conosco, o Padre Herbert e, enfim, estou dizendo isso agora para dizer que não nos passa despercebido essa necessidade que nós brasileiros temos e não podemos nos distrair com aquelas vozes que são contrárias à Campanha da Fraternidade. Porque a Campanha da Fraternidade é uma realidade que nos ajuda a ligar a nossa fé com o nosso compromisso, com a vida, com o nosso amor fraterno, com os nossos irmãos e irmãs que mais precisam. E na mensagem para o dia de hoje, o Papa Leão XIV, fazendo uma citação a Santo Agostinho, diz: 'A Quaresma é um tempo litúrgico durante o qual recebemos um especial chamado de Deus a uma autêntica conversão, redimensionando toda a nossa vida.'" 



Santa Missa | Quarta-Feira de Cinzas | 18/02/2026 - Quarta-feira| 19h.


"E nessa liturgia de hoje, nós somos chamados a fazer exercícios quaresmais. Certamente muitos de vocês quando procuraram médicos, eles além de medicamentos ou mesmo quando não foi necessário o medicamento, sugeriu que fizessem exercícios físicos, não é verdade? E nós, às vezes, assumimos isso ou protelamos essa necessidade para o nosso corpo, que também tem efeito na nossa vida espiritual. A Igreja nos propõe nesse tempo exercícios quaresmais. Nós já sabemos quais são, mas é preciso entender uma coisa. Tudo que deve ser feito, todo o planejamento precisa contar com algumas perguntinhas importantes: 'O que fazer? Quem vai fazer? Como fazer? E por fim, quando?'

Então, vamos nos orientar um pouco, mas considerar estas perguntinhas importantes no apelo que nós estamos recebendo para os exercícios da Quaresma.

  • O que fazer? Voltar para o Senhor com todo coração. Nós que estávamos nos distanciando dele por algum motivo, pelo pecado, agora somos chamados a voltar.
  • Quem? Eu, você. Não podemos ficar apontando o dedo para o outro. Sou eu que preciso de conversão. Você, somos nós enquanto família, enquanto Igreja e sociedade.
  • Como? O Evangelho então nos dá uma pista, nos dá pistas para como nós devemos exercitar nesse tempo, ficando atentos para não cair na hipocrisia de fazer as coisas somente por aparência para serem reconhecido pelos homens. O que nos importa é ser recompensados por Deus. E por isso nós precisamos exercitar interiormente nesta sintonia, nessa intimidade com o Senhor. 

E por fim, a última perguntinha: Quando? Se você recebe uma receita para fazer um exercício físico, você não vai esperar se aposentar para fazer isso ou quem sabe demorar um ano ou mais para começar a fazer. Quando será? Agora, não é? Por isso, então, nós escutamos: 'É agora o dia da salvação, é agora o tempo favorável. É hoje, na Quarta-feira de Cinzas, o dia de nós tomarmos a decisão definitiva para voltarmos ao Senhor e nos colocarmos à disposição dele nesse processo de conversão, que não é fácil'. Hoje a Igreja nos enche, como nós realmente somos motivados a vir para receber um alerta, um puxão de orelha, porque mudar não é fácil. Mudar para melhor é muito difícil. É como fazer exercício físico. A gente tem preguiça até, né? Requer um certo esforço, mas é isso que nos salva."



Ao fim da Santa Missa, aconteceu o convite para  a missa de posse do Padre Pedro Leonides, que irá acontecer no domingo, dia 22, às 19h, com a presença do Bispo Dom Dorival. 

Em seguida, Padre Pedro abençoou as cinzas e junto com os Ministros Extraordinários da Eucaristia, impuseram as cinzas nas pessoas presentes, como sinal de conversão no início do Tempo Quaresmal. 


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa. 


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas