Pe. Laurindo: "Alegria que nasce da certeza que Deus vem para nos salvar".
No domingo, dia 14 de dezembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa do Terceiro Domingo do Advento. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa. Os casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) estiveram presentes e o Ministério de Música Coríntios XIII animou a celebração eucarística.
Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Queridos casais, estimados jovens, queridos irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, domingo passado não presidi aqui a missa às 19 horas, aproveitando a visita do padre Genivaldo, que estava aqui com os noviços. Teve a oportunidade de celebrar aqui com a nossa comunidade paroquial. Hoje aqui nós estamos celebrando este Terceiro Domingo do Advento. E neste Terceiro Domingo do Advento, a Igreja nos apresenta este domingo como Domingo da Alegria, em latim, Domingo Gaudete. É dizer que aquilo que nós estamos a celebrar neste tempo do Advento, nós escutávamos logo no início, trazendo a mensagem do profeta Isaías com toda a promessa de esperança. Agora, mais recentemente, já na semana, domingo passado, estamos meditando e escutando um personagem muito importante para este caminho que estamos a fazer para o nascimento, para o Natal do Senhor, que é a figura de João Batista.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Então, a Igreja abre aí esse espaço para nos recordar do verdadeiro sentido da preparação e recordar qual o motivo que nós estamos celebrando. E qual é a identidade,? Deve ser a identidade da nossa fé cristã, da nossa fé católica. A alegria faz parte da nossa existência. A alegria nos identifica a Deus. A alegria nos identifica a Cristo Jesus. Não é uma alegria vazia, não é uma alegria que nos coloca em meio a um barulho, a uma agitação, mas é uma alegria que nasce da certeza de que a chegada do Filho de Deus está próxima. É uma alegria que nasce da certeza que Deus vem para nos salvar, que nós não estamos abandonados, que nós não estamos a sós, que nós não estamos caminhando sem ninguém olhar por nós. Mas o nosso tesouro, o nosso prêmio, que há de renovar mais profundamente nosso ser, a nossa vida, está perto. Nosso Senhor Jesus Cristo. Aqui o Evangelho nos recorda a esta figura escolhida, vocacionada, enviada para preparar os caminhos do Senhor, que é João, João Batista. ”
Santa Missa| 3º Domingo do Advento |14/12/2025| 19h
.
“João Batista aqui foi preso por Herodes. João Batista não está preso porque cometeu o mal, mas está preso exatamente pela fidelidade, pela justiça, pela verdade, pela fidelidade que ele sempre pauta a sua vida ao projeto de Deus, à Palavra de Deus. João anunciou, João pregou. (…) Estamos já celebrando esse sinal de Deus, que é a fraternidade, que é o parar para rezar, para escutar a sua palavra. É nos reunir como assembleia, nos reunir em oração, porque o Senhor que vem ao nosso encontro, ele vem para que nós possamos viver não como estrangeiros, inimigos, mas ele vem para nos fazer irmãos, filhos e filhas de Deus. E assim já finalizo, estimados irmãos e irmãs, Jesus está a caminho. Então, não deixemos que o medo, que a tristeza roube a alegria, nossa alegria que vem de Deus. Que possamos sair hoje desta celebração com a certeza que vale a pena esperar e que esta espera será regada de muita alegria, de muita fraternidade, de muita paz, de muita esperança, de muita comunhão entre nós.”
Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre a Festa da Sagrada Família, no dia 28 de dezembro, às 9h na Matriz. Todos estão convidados a participar desta celebração dos padroeiros de nossa paróquia. À noite do dia 28 de dezembro, não haverá a Santa Missa na Matriz, pois acontecerá o encerramento do Ano Jubilar da Esperança na Catedral Nossa Senhora das Dores. Padre Laurindo também avisou à assembleia sobre sua nova missão dentro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Em 2026, Pe. Laurindo irá desenvolver seu trabalho missionário na Paróquia São José Operário, na cidade do Rio de Janeiro. Que a Paróquia Sagrada Família possa estar unida em oração por este momento de mudanças.
.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
.
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família


Comentários
Postar um comentário