Pe. Marconi: "Jesus é o profeta esperado"!

 


Padre Marconi Nunes Lira, msf, presidiu a Santa Missa das dezenove horas, do domingo, vinte e oito de janeiro, na Matriz Sagrada Família, dia em que a Igreja celebrou o 4º Domingo do Tempo Comum.

 
Reflitamos acerca de trechos da homilia desta noite:


"Jesus é o profeta esperado. Na Primeira Leitura, Moisés vai falar dele como profeta. Como profeta, Moisés é aquele que vai fazer o que Jesus pede que ele faça. Moisés é aquele que sobe ao Monte Horebe, ouve o que Deus quer ensinar ao seu povo e transmite literalmente o que Deus quer ensinar. Moisés também sobe a montanha, recebe os dez mandamentos e depois ensina ao povo as leis de Deus que estão contidas nos dez mandamentos. Moisés é aquele que vai liderar o povo para sair daquela escravidão do Egito, ou seja, Moisés é de fato um homem de Deus, que não faz a vontade dele, mas a vontade de Deus. O Profeta é aquela pessoa que faz a vontade de Deus em sua vida e não a sua própria vontade".

 

 


 "Já no Evangelho de hoje, Jesus está na Cidade de Cafarnaum. Lugar que ele vai escolher para ser a sua morada. Em um dia de sábado, Jesus vai para a sinagoga ensinar às pessoas. Ele começa a catequizar e as pessoas ficam admiradas com o ensinamento de Jesus dizendo: 'Ele ensina como alguém que tem autoridade'. Interessante que na sinagoga tem um homem que está possuído por um espírito mau e esse é o ponto central do Evangelho de hoje. Quando Jesus começa a pregação, o homem possuído vai se manifestar e vai gritar, 'Jesus Nazareno, viestes para nos destruir. Eu sei quem tu és. Tu és o santo de Deus'. Na realidade, o Evangelista Marcos coloca esse homem como o centro do Evangelho do texto de hoje para mostrar-nos quem é Jesus. O Evangelista nos coloca uma pergunta: 'quem é Jesus'? E as pessoas vão dizendo quem é Jesus. Marcos não dá nenhuma resposta para a pergunta, justamente pelo fato de que, ele quer que cada um de nós possa dar a nossa resposta à pergunta. Precisamos descobrir quem é Jesus na nossa vida".

.

"Nós precisamos ser pessoas que falam com autoridade, precisamos falar de Jesus Cristo com as outras pessoas e não somente falar, precisamos também testemunhar a nossa fé em Jesus Cristo, porque dessa forma, a gente vai levar Jesus para as outras pessoas e o nosso ensinamento será um ensinamento com autoridade, assim como o de Jesus Cristo".

 
Antes da bênção final, Pe. Marconi convidou toda a comunidade para a posse de Dom Geraldo, novo Bispo da nossa Diocese, que acontecerá no próximo sábado dia 03/02, às 10h, na Catedral Nossa Senhora das Dores. Participe com sua família!


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas