Pe. Marconi: “A história da salvação se torna plena na chegada do Menino Jesus”.

 


Assim Pe. Marconi refletiu na Santa Missa do Quarto Domingo do Advento, 18 de dezembro:

“Hoje nós estamos no Quarto Domingo do Advento e as leituras vão mostrar para nós, a presença do Emanuel, Deus conosco, na nossa história, na nossa vida. Essa presença do Emanuel, Deus conosco, é a presença do próprio Deus agindo na história humana. Mas é agindo através de pessoas humanas como nós. Não é agindo diretamente na nossa história humana. O profeta Isaías aparece na Primeira Leitura falando com o Rei Acaz e ele, o profeta Isaías, pede para o Rei Acaz  pedir um sinal a Deus. Mas, o rei Acaz não pede um sinal a Deus. E Isaías, vai então dizer para o Rei Acaz: ‘O sinal vai ser dado da parte de Deus. Deus enviará um filho de uma virgem. E este filho chamará Emanuel, Deus Conosco.’ O profeta, na realidade, como o rei Acaz não aceitou pedir o sinal a Deus, vai dizer para o rei Acaz que a esposa dele vai dar um filho para ele. O filho da promessa. Um sinal que Deus está agindo na história da salvação. Até porque Acaz era um descendente do Rei Davi. E na história da salvação, é através dos descendentes de Davi que virá o Emanuel, Deus conosco, para realizar as promessas que Deus fizera aos povos do Antigo Testamento.”

.

“O filho do rei Acaz também será proclamado rei. E será um rei bom para o povo de Israel. É o rei Ezequias.  Mesmo sendo um rei muito bom, o povo ainda não se contenta com este rei. E ainda espera o Emanuel, o Deus conosco. Eles percebem que naquele rei ainda não está a presença plena do Emanuel na história da salvação. A história da salvação se torna plena na chegada do Menino Jesus.”

 

“A origem de Jesus Cristo na narrativa de Mateus é a história que Maria fica grávida pela ação do Espírito Santo. É o próprio Deus que se revela na pessoa dessa jovem chamada Maria. É o próprio Deus que a escolhe para ser a mãe do Salvador. É Deus que se manifesta na simplicidade, é Deus que se manifesta nessa jovem que se coloca à disposição de Deus, para que Ele entre na história da humanidade. Em Jesus Cristo, portanto, temos Emanuel Deus conosco, entrando na história da salvação plenamente. Ele quer construir uma nova história, uma nova sociedade, a partir de nós e conosco. Portanto, a história da salvação, como disse no início, precisa de pessoas humanas, como nós. Aqui, vemos por exemplo, José, Maria, que estão colaborando na história da salvação. Essa história da salvação, para continuar, precisa da nossa participação, da nossa colaboração. “

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

 


Comentários

Postagens mais visitadas