Pe. Laurindo: “O nascimento de Jesus é o grande milagre para todos nós”.

 


Na noite de 24 de dezembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração eucarística foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

No mesmo instante, também aconteceram celebrações de Natal nas Comunidades São Paulo e Santo Antônio.

Nem mesmo a chuva impediu que a comunidade paroquial pudesse participar desta noite santa. Os fiéis também puderam acompanhar a transmissão da Santa Missa pelo canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária. Pe. Laurindo, após incensar o altar e o presépio,  acolheu a todos.

Em sua homilia, assim refletiu:

Hoje nós celebramos a Vigília do Natal. Este momento que foi preparado pelo tempo do Advento, a espera daquele que há de vir. Hoje estamos celebrando a promessa de Deus ao seu povo. Hoje nós recordamos e atualizamos esta promessa de Deus. Nasceu para nós um menino. O salvador, o Cristo, o Senhor. Celebrar o nascimento de Jesus é recordar todas as possibilidades que Deus nos dá. É celebrar o encontro de Deus com a humanidade. O encontro de Deus com a humanidade é para que a humanidade possa se encontrar com Deus. Talvez a palavra mais forte é esta. O Deus que se faz carne, que se faz humilde, para vir  encontrar com seu povo. Para vir reconciliar o seu povo. É o encontro que tem como meta reconciliar o povo. Reconciliar o povo com Deus e reconciliar o povo consigo mesmo. Então todo mistério, toda mística do nascimento de Jesus, falar do jeito de Deus ser, do jeito de Deus se colocar no mundo, do jeito de Deus de nos desarmar. O nascimento de Jesus é uma forma mais pura, jeito mais sublime de Deus amar, de Deus quebrar todas as nossas armas, nos desarmar para que possamos assim, na simplicidade, acolhê-lo; para assim, viver o seu amor.”

.

O Evangelho que nós escutamos neste dia, por que o evangelista São Lucas começa dizendo: ‘Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de toda a terra. Falar de César Augusto é falar do poder que impera neste mundo, do poder do homem. Falar de César é falar daquele que no seu império era adorado como Deus. Então este mundo marcado por este poder que escraviza, que oprime, que destrói, que divide, que empobrece, que tira a dignidade das pessoas, Deus vai dizer, eu vim para enfrentar este mundo marcado pelo pecado, pelo mal. Neste mundo em que as pessoas não aprenderam a conviver, a se amarem. Estes poderes são todos passageiros. O poder absoluto é o poder daquele que vem. Daquele que vem para salvar. Daquele que quer nascer na história, na vida de cada um para salvar, para gerar vida com dignidade.”

 

“Recordamos outro aspecto muito importante deste dia, a imagem do presépio. O que recordamos no presépio? Recordamos este sinal, que é colocado para nós. Encontrareis um menino recém-nascido, envolto em faixas, deitado em uma manjedoura. O sinal é este. O que isto nos provoca? O que isto nos convida? O que isto nos chama a acolher, a assumir? O que Deus está nos mostrando, nos revelando? Deus que veio para quebrar, de fato, com as nossas estruturas mentais. Com a nossa forma de conceber o próprio ser de Deus e de nos colocar diante de Deus. Talvez como alguém todo poderoso. Alguém que num piscar de olhos pode fazer magias, pode fazer milagres. Mas o grande milagre que Deus quer nos mostrar aqui é o nascimento de seu Filho. O nascimento de Jesus é o grande milagre para todos nós. Essa vida que ali nasceu desprovida de toda segurança. De uma vida indefesa. De uma vida sem o arcabouço de toda segurança,  de todos os cuidados. O cuidado maior que o Menino Jesus recebe é o cuidado da mãe, o cuidado de Maria, o cuidado de José. É a revelação do amor que cuida, do amor que protege, do amor que é a única segurança da vida. Só quem ama é capaz de dar segurança, de promover segurança, de promover a vida que é dom de Deus.”

 

Nos avisos, comunicou-se sobre a Festa da Sagrada Família, no próximo dia 30 de dezembro, às 19h30, na Matriz. Esta celebração também será a última do bispo D. José Moreira em nossa paróquia. Vamos todos participar deste dia especial.

Em um dos momentos mais emocionantes, Pe. Laurindo abençoou o presépio, e toda a assembleia cantou a música Noite Feliz. Padre Laurindo transmitiu os votos de um Feliz Natal de todos os padres da paróquia e concedeu a bênção final.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família

 

Comentários

Postagens mais visitadas