Pe. Laurindo: "Um passo a inspirar sempre mais a perseverança junto com Jesus".

 


Dezenas de crianças das Comunidades Matriz e Santa Rosa de Lima realizaram na noite de vinte e seis de novembro de 2022 sua primeira eucaristia. Nos ritos iniciais, com a Matriz com poucas luzes acesas, as crianças entraram segurando as velas pelas laterais. Depois, entraram pelo corredor central e ficaram em frente ao altar.

O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa. Nos ritos iniciais, as crianças fizeram um belo diálogo com Padre Laurindo, demonstrando sua fé na Igreja Católica. Elas também responderam as perguntas com cantos. Foi um momento muito bonito.

As crianças proclamaram as leituras, o salmo, leram as preces e também participaram da procissão do ofertório.

Após proclamar o Santo Evangelho, Pe. Laurindo iniciou sua reflexão. Veja alguns detalhes a seguir:

"Queridas crianças, queridos irmãos e irmãs, todo mundo feliz? A gente para falar o sim tem que olhar para Jesus. Nosso sim, quando a gente fixa o nosso olhar, quando nós olhamos para Jesus, nós podemos aprender dele. Com os nossos olhos podemos aprender a ver Jesus de modo especial, com o nosso coração. Tudo isso que nós escutamos, nós vimos, nós experimentamos, nós sentimos, até agora, nos fala da nossa fé, da nossa história, da nossa caminhada dentro da Igreja. No primeiro momento que nós começamos esta celebração, o momento desta vigília, vocês fizeram aquela fila, acenderam a vela no círio. O círio para nós é a luz de Cristo. É interessante e importante que a gente compreenda que eu estava lá fora, e comecei a caminhar com a luz de Cristo. Seguindo a luz de Cristo. A luz de Cristo iluminou meu caminhar. A procissão é como esta atitude de alguém que fala: eu quero caminhar com Jesus, eu quero servir a Jesus. E que lugar que vocês estão? Vocês estão dentro da igreja. A igreja é para cada um de nós  lugar que a gente chama de comunidade, lugar que a gente é convidado a viver o amor, viver a fraternidade, viver o entendimento, viver o perdão."

.

"Nós recordamos que aquele que vive com Jesus está sempre em movimento. É um verdadeiro missionário. E aqui na nossa Igreja recordamos a origem do nosso ser. Padre, qual a origem do nosso ser? O senhor está falando de quê? Estou falando do nosso ser cristão. Por que as pessoas nos chamam de cristãos? Por causa de Cristo Jesus. Porque as pessoas nos reconhecem e nos identificam o nosso jeito de ser, o nosso jeito de viver, como o jeito de viver de Cristo Jesus. Este jeito de viver, de sentir a vida, de receber a vida, como o jeito de Jesus, é o mesmo que dizer: 'Vocês estão vivendo em comunhão, em conformidade com a pessoa de Jesus.' Isso já é uma evolução. Hoje nós recordamos todo um momento que aqui vocês responderam o padre, aqui diante do altar, recordamos o batismo. Vocês foram batizados criancinhas. Receberam a graça do batismo. Não conseguiam caminhar por si mesmos. E hoje vocês estão aqui. Entraram na igreja. Quer dizer: Eu já posso seguir a Cristo, eu já posso servir a Cristo, posso responder, posso dar o sim a Cristo. Que bonito! É o nosso crescimento de cada um a partir da fé que recebeu no batismo."


 

 

"Hoje é um momento de gratidão a Deus pela vida, pela história, pelo batismo, pela missão de cada um dentro da Igreja. Nossa gratidão a Deus pela vida de cada catequista, pelos seus familiares, que assim ajudaram para que vocês pudessem hoje estar aqui. Dando mais um passo como cristãos. E que este passo, não seja um passo a finalizar uma caminhada. Mas um passo a inspirar sempre mais a perseverança junto com Jesus."

Enfim chegou o momento mais esperado. As crianças subiram até o altar onde receberam pela primeira vez Jesus no sacramento da Eucaristia.

Pe. Laurindo rezou durante um instante com as crianças, para que pudessem valorizar este momento junto com Jesus.

"Você que recebeu a Eucaristia pela primeira vez, que este momento não seja passageiro, que mas seja permanente. De encontro com Jesus. A eucaristia que cada um recebeu é a grande ação de graças que nós podemos assim realizar, por tudo aquilo que Deus fez em nosso favor. Nossa gratidão a Jesus que nos alimenta com sua palavra, com seu amor. Nossa gratidão a Jesus que sacrificou a sua vida para cada um nós, para nos salvar, para nos libertar, para nos dar esperança que é possível a gente caminhar, a gente crescer, ser cada dia melhor. Agradecer também a Jesus, neste dia de ação de graças, neste dia que recebemos o Corpo e Sangue de Cristo, agradecer pela nossa família, porque através de nossos pais, Deus nos amou. Deus nos fez chegar a este mundo através de nossos pais. Deus nos fez chegar até aqui através de nossa família, através dos nossos amigos, através da nossa Igreja, através das nossas catequistas. A nossa gratidão a Deus por tudo aquilo que ele nos ajudou a viver. Nossa gratidão a Jesus pelo dom da nossa  vida. Pedir a Jesus que nos dê sempre mais a graça que a gente viva em paz, que a gente busque fazer o bem, que a gente busque doar a nossa vida, que a gente busque sempre mais imitar o seu amor. Obrigado Jesus, porque tu és nosso amigo, tu és a razão da nossa vida, tu és a nossa salvação."

Pe. Laurindo chamou todos os catequistas para frente para receber uma calorosa homenagem dos catequizandos. A coordenadora paroquial da catequese Maria Zilda agradeceu a todos que ajudaram a preparar esta celebração tão especial. E orientou como cada um iria pegar sua lembrança. Pediu também a todos para comparecer na Santa Missa do Primeiro Domingo do Advento, na Matriz, às 9h.

Pe. Laurindo concedeu a bênção final. Após a missa, tirou foto com todos catequizandos e catequistas.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e foto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas