Pe. Laurindo: "Possamos buscar a cada momento fazer a vontade de Deus."

 


A Igreja Católica celebrou na quarta-feira, dia 02 de novembro, a Comemoração dos Fiéis Defuntos. Na Paróquia Sagrada Família, tivemos quatro celebrações ao longo do dia.

Na Matriz, aconteceram duas celebrações. Às 8h, presidida pelo  vigário Pe. Herbert, msf e às 19h, presidida pelo vigário Padre Marconi Nunes Lira, msf. Às 9h30, a Santa Missa aconteceu na Comunidade Imaculada Conceição (Marreca).

 

Às 17h, o pároco Padre Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa no Cemitério Municipal. A celebração foi bem preparada pela Comunidade Santo Antônio. Diversos fiéis participaram deste momento de oração.

Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, assim refletiu:

"Hoje, dia dois de novembro, a Igreja celebra por todos os falecidos, por nossos entes queridos. No dia anterior, dia primeiro de novembro, nós celebramos a Solenidade de Todos os Santos. Nestas duas festas, uma está ligada a outra. As duas celebrações: Dia de Todos os Santos e Dia de Finados. E aqui o dado fundamental de nossa fé. É importante que a gente celebre por todos os entes queridos, falecidos, e também pelos santos, porque é isso que professamos, quando nós fomos batizados, ou quando crianças, nossos pais professaram a fé, quando recebemos o sacramento da Eucaristia, professamos também esta fé. No dia que recebemos também, o sacramento da Crisma, também professamos esta fé. Nós cremos na Igreja, nós cremos na comunhão dos santos. Nós cremos que aqueles que aqui serviram a Deus, que aqui se consagraram a Deus, nós cremos que eles seguiram o mesmo caminho de Cristo Jesus. Eles estão diante de Deus, celebrando esta grande cidade celeste onde se encontram todos os santos. E nós hoje celebramos esta viva esperança que um dia com nossos entes queridos, um dia também alcançaremos a cidade celeste, a glória celeste, participando da comunhão dos santos. Participando, sendo agraciado, com a ressurreição, com a nossa ressurreição."

.

"Cristo mesmo nos diz: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Aquele que me segue não andará jamais nas trevas, mas terá sempre a luz da vida.' Então celebrar este dia, celebrar pelos nossos entes queridos, primeiro é recordar que nós participamos enquanto pessoas, enquanto fiéis, da vida de Jesus, da sua morte e  queremos participar também da sua glória, da sua ressurreição. Por outro lado, reconhecer a nossa dimensão humana, nossa fragilidade, nossas fraquezas. O profeta Isaías, como um visionário, que coloca esta esperança já numa vida definitiva em Deus. Este Deus que vem para romper com o destino comum de todo ser humano, isto é, morreu, acabou. Então o Senhor como aquele que vem para poder eliminar a morte. Remover a tampa da morte. Vem assim nos devolver ou dar a vida. Deus, nas palavras do Profeta Isaías, quer sempre nos oferecer a vida, quer sempre nos oferecer o amor. Não um amor limitado, uma vida limitada, que tende sempre a morrer. É só o amor que é definitivo que tende a permanecer como Amor de Deus."

 

"Neste dia, peçamos ao Senhor nosso Deus, que conscientes do Mistério da sua vida, possamos buscar a cada momento fazer a vontade de Deus. Amando como ele amou, e assim, trilhando o caminho que nos levará ao céu. Amém."

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo agradeceu a todos que colaboraram pela sonorização e pela infraestrutura, tendo em vista a possibilidade de chuva no momento da missa.

O presbítero também convidou a assembleia a rezar três Ave-Marias.

 

 


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas