Pe. Laurindo: "Um Católico, um cristão, é sempre alguém que quer estar próximo de Cristo"!

 


"Queridos irmãos e irmãs sejam todos bem vindos a esta liturgia, do 12º Domingo do Tempo Comum. Neste final de semana está finalizando o Encontro de Casais com Cristo, primeira etapa, das nossas Paróquias, Nossa Senhora das Dores e Sagrada Família. Momento de muitas alegrias e muitas graças." Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a Santa Missa deste Domingo, dezenove de junho.

Reflitamos acerca da homilia de Pe. Laurindo Aguiar:

"Hoje estamos celebrando, nessa retomada do tempo, que nós chamamos de Tempo Comum, o 12º Domingo do Tempo Comum. Neste tempo que vamos aprendendo quem é Jesus e com ele vamos participando da sua missão. E o relato do Evangelho, que hoje escutamos, como que Jesus está a fazer uma prova com os seus discípulos, para ver o que realmente ficou depois da experiência e depois de tanto tempo dos discípulos com Ele. Chegando o momento decisivo da sua vida, Jesus quis fazer essa prova, uma pergunta, que no fundo quer saber o que de fato os discípulos assimilaram daquilo que Ele é. Interessante que o Evangelho ressalta para nós uma dimensão fundamental da nossa fé que é a Oração. A oração como fundamento de toda ação de Jesus. Uma ação que não precede da oração tende a ficar como um fogo de palha. Alguma coisa que passa rapidamente."

"Falar da oração, Jesus se retirou, estava rezando em um lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Jesus estava cultivando o silêncio. O silêncio como momento oportuno para que tenhamos menos influência da agitação do mundo para de fato compreender e discernir a vontade do Senhor."

"Os discípulos descobriram, e aqui a profissão de fé de Pedro. Pedro descobriu quem era Jesus pela experiência, pelo encontro. Por aquilo que Jesus revelou, mostrou a eles. Para além das palavras, mas pelo seu modo de ser e agir. Então um Católico, um cristão, é sempre alguém que quer estar próximo de Cristo. E assim nós vamos dizendo: 'Quem é Jesus?' E a resposta de Pedro: 'O Senhor é o Messias. O ungido, o esperado. O Senhor não vem da parte dos homens, o Senhor vem da parte de Deus'. E quem revela isso? Só aquele que aprendeu a amar é capaz de perceber os sinais, muitas vezes invisíveis para aquele que não tem fé. Queridos irmãos e irmãs, esta experiência de encontro de conhecer Jesus de fato, ela é pessoal e se manifesta na vida coletiva, comunitária."

"Jesus nos convida a renunciar a tudo aquilo que nos impede de aproximar e acolher verdadeiramente a Ele. Renunciar a nós mesmos. Limpar o nosso coração para deixar que Jesus venha ali fazer morada. Depois dessa renúncia, não é possível a gente fugir dos problemas e das situações desafiadoras. Jesus convida a acolher sua cruz dia a dia. São situações que exigem de nós, difíceis para a gente decidir. Às vezes, tendemos a fugir. Jesus, como Ele mesmo nos coloca: 'Ele abraçou a cruz por amor.' Ele abraçou a cruz porque sabia quem Ele era e qual a missão para o qual Ele fora enviado."

"E depois que a gente fizer esse caminho aí Jesus diz: 'Siga-me.' É o último passo. Porque aí nós estaremos preparados. Porque aí nós anunciaremos não a nós mesmos, mas anunciaremos a Cristo Jesus. O Cristo verdadeiro."

Antes da bênção final, o aviso de que na segunda-feira, 20 de junho, às 18h30min, começa o tríduo em preparação para a festa do Sagrado Coração de Jesus na Matriz da Paróquia Sagrada Família. A festa será no dia 26 de junho. Participe!


Para conferir os demais avisos da paróquia clique aqui.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas