Pe. Laurindo: "Eu, como católico, como cristão, acredito em Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo"!

 

Padre Laurindo Aguiar, msf, iniciou a Santa Missa desse Domingo, doze de junho, dia celebrativo, invocando a Santíssima Trindade. "Hoje estamos celebrando esta solenidade com nosso coração alegre, por celebrar o amor de Deus que é comunhão, que é unidade. Que nos convida sempre à conversão, à perfeição do amor e a reconhecer as nossas faltas, os nossos pecados."

Assim nos falou em sua homilia:

"Hoje temos a alegria de celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade. Talvez seja uma afirmação estranha, distante falar da Santíssima Trindade. Começamos sempre invocando a Deus nos nossos momentos de orações. Mas o que é de fato essa solenidade, esta festa que a Igreja hoje celebra? É sempre bom fazermos memória dos momentos que estamos celebrando. Terminamos a pouco o Tempo Pascal, o tempo do Cristo ressuscitado. Celebrávamos domingo passado, a Ascensão do Senhor. E celebrávamos a promessa de Jesus à comunidade dos discípulos. Que ele iria, mas o Pai enviaria o paráclito, o advogado defensor. Aquele que subiu enviou o Espírito Santo. Na semana passada celebrávamos a Festa de Pentecostes. A descida do Espírito Santo sobre a comunidade dos Apóstolos. Diante de todos esses momentos da história da salvação, da revelação de Deus sobre a humanidade, hoje celebramos isso que constitui o cerne da nossa fé."

"Celebrar a Santíssima Trindade é dizer: 'eu, como católico, como cristão, acredito em Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.' É nesta fé que nós começamos a celebrar, que nós agimos, que nós movemos e anunciamos. Dizer que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo é, ao mesmo tempo, afirmar: 'eu creio em um Deus que é criador,' como nos diz a primeira leitura. Eu creio em um Deus que é sabedoria infinita, que é a criação. Que é fundamento de tudo isso que temos diante dos nossos olhos e, que aqui está na nossa profissão de fé. Creio em Deus Pai todo-poderoso criador do céu e da terra. Nós começamos a nossa celebração falando isso. No creio nós rezamos também isso."

 

 

"Nós cremos, como nos diz São João no Evangelho de hoje, que Jesus é a mediação do Pai. O enviado do Pai. No início, era o verbo, era a Palavra. Esta palavra se fez carne e veio habitar entre nós. Palavra que se transforma em um ser, se transforma em vida, em redenção e salvação para todos nós. O Pai é o criador. O Filho redentor. E como a própria liturgia da Palavra nos diz, o Espírito é aquele que o Pai e o Filho enviarão. É o santificador, aquele que vai recordar tudo o que o Pai e o Filho fez e faz testemunha em nosso favor. O Espírito Santo é o espírito da verdade que nos conduzirá à verdade."

"Esta festa para nós é a declaração de que nós, enquanto comunidade, enquanto cristãos, devemos viver o amor, devemos resistir a toda mentira a toda falsidade. Devemos deixar que o Espírito Santo nos conduza, nos dê a graça do discernimento, da sabedoria, da constância. Só a vida que se funda no amor é capaz de resistir às tentações."

Antes da bênção final, nos avisos, o lembrete de que nesta quinta-feira dia de Corpus Christi a Santa Missa será às 8 horas manhã, e em seguida teremos a procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores. Avisou-se também que nesta segunda-feira, 13 de junho, a Igreja celebra Santo Antônio. Todos estão convidados a participar do encerramento dos festejos deste querido santo na Capela que se encontra localizada perto da rodoviária. Por este motivo, não teremos a missa na Matriz.

Padre Laurindo agradeceu a cada um, "gratidão a Deus pelo dom da vida de todos aqueles que colaboram com a missão na nossa Paróquia. Hoje louvamos e bendizemos àqueles que nos sustentam através da devolução do dizimo à nossa Paróquia. Agradecemos também ao ministério de música que nesta noite estreia. Sejam sempre bem-vindos a nossa Paróquia!"


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas