Pe. Laurindo: "Deus não deixa de manifestar a sua misericórdia a um coração arrependido"!

 


Nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf presidiu a missa do 5º Domingo da Quaresma, três de abril, às 19 horas, na Matriz da Paróquia Sagrada Família, "Último domingo antes de iniciarmos a semana maior para todos nós que é a Semana Santa."

Assim nos falou Pe. Laurindo Aguiar, msf em sua homilia:

"O Evangelho hoje nos apresenta o encontro de Jesus com a mulher pecadora. São duas dimensões: Ao mesmo tempo em que deparamos com um povo que busca seguir a lei, sem de fato viver a lei. É um povo que está mais disposto a condenar do que salvar. Por isso, essa mulher é colocada diante de Jesus. Foi pega em adultério e a lei manda fazer isto: apedrejar. Por outro lado, não é só isso, ao apresentar essa mulher a Jesus, eles querem como que pegar Jesus. Mas como o próprio Evangelho já nos apresenta Jesus conhecendo a mentalidade, o jeito de pensar e agir daquelas pessoas, ele toma uma decisão muito sábia. Mais do que ficar dando respostas, Jesus faz perguntas de modo que as próprias pessoas que estão ali acusando, querendo matar, fazendo o mal para aquela mulher, elas mesmas tomam a decisão e vão se afastando. E a pergunta de Jesus é: 'Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra.' Esta afirmação de Jesus convida aqueles a olharem para dentro de si. Se reconhecerem como humanos. Reconhecerem que são limitados também, são frágeis. São errantes também como aquela mulher. Se todos nós somos pecadores, porque devemos adotar essa atitude de querer condenar o outro?"

"O que Jesus está mostrando para nós é que muitas vezes a nossa arrogância é uma contradição, entre aquilo que nós dissemos, afirmamos crer e aquilo que nós realizamos, porque a vontade de Deus é sempre de salvar, de se alegrar com aquele que se arrependeu, que quer ter a vida restaurada. E a pergunta de Jesus àquela mulher não se remete ao que ela fez: 'Eles não ti condenaram, eu também não ti condeno. Vai e não volte mais a pecar.' Deus não deixa de manifestar a sua misericórdia a um coração arrependido. Isso quer dizer que nós podemos errar depois? Podemos. Mas nós temos o nosso propósito de querer viver a vida nova de fato, como pessoas restauradas, pessoas convertidas que, fizeram de fato um encontro com Deus, um encontro com Jesus. À medida que nós conhecemos a Cristo nós participamos da sua vida, participamos do seu sofrimento. Falar do sofrimento é falar da sua entrega, da sua maneira de amar e de se doar."

"Que esta celebração, esta Santa Missa colabore para que possamos ser semelhantes a Cristo na forma de acolher, na forma de escutar, na forma de manifestar o amor, a misericórdia de Deus e na forma de motivar, a cada um, a caminhar."

Nesta noite toda a comunidade acolheu a irmã Joelina Durães que, "depois de um tempo afastada da nossa comunidade católica sentiu a necessidade de voltar, sentiu a importância de estar novamente na comunidade, de comungar da vida de Jesus." A irmã Joelina, juntamente com toda a comunidade, fez a profissão de fé. Toda a comunidade saudou a irmã Joelina.

Antes da bênção final, Pe. Laurindo falou da programação da semana. "No próximo domingo, Domingo de Ramos, teremos a missa na Matriz as 9 horas da manhã, e às 19 horas. A missa da noite começa com a procissão de Ramos, saindo da Praça Santa Cruz, às 18h30. Participe dos momentos de oração da nossa Igreja!"

A programação da Semana Santa já está disponível no site e redes sociais da Paróquia. Verifique e participe com sua família!

Nesta segunda-feira, dia 04, haverá mais um episódio do programa "Lar de Nazaré", às 20h30. O tema da noite é "Vencendo o pessimismo e o desânimo." Participe através do canal do Youtube da Paróquia!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

 

Comentários

Postagens mais visitadas