Pe. Herbert: "Jamais precisamos duvidar da misericórdia de Deus"!

 


"O caminho de Jesus passou pelo sofrimento e a morte, para a glória de uma vida nova junto ao Pai. E Jesus quer que lhe sigamos no seu caminho. Por isso a conversão é necessária, como também a dominação das nossas más inclinações." Assim disse-nos Pe. Herbert Rohleder, msf, na Santa Missa dessa terça-feira, doze de abril, em que a Paróquia se prepara para receber a imagem de Nosso Senhor dos Passos.

Em sua homilia Pe. Herherth Rohleder nos falou:

"Nesses dias da Semana Santa ouvimos falar de pessoas que acompanharam Jesus no seu caminho. Hoje ouvimos falar de dois amigos íntimos de Jesus, Judas e Pedro. Ambos foram chamados por Jesus e faziam parte do círculo mais íntimo de amigos. Pedro tinha um caráter problemático. Deixou-se facilmente entusiasmar, então ligeiramente também se tornou inseguro. Em outro momento era bastante corajoso e logo depois ficou muito angustiado. Hoje no Evangelho ouvimos dizer: 'Eu darei a vida por você.' E Jesus sabe que ele o vai entregar. Quando bateu a hora da decisão, Pedro disse: 'Oh, Jesus? Nunca ouvi falar dele não. Este não o conheço.' E assim Pedro se tornou um traidor."

"Judas, a segunda pessoa da qual acabamos de ouvir hoje, era provadamente homem de cabeça quente. Ele queria custa o que custar expulsar os romanos do país e se fosse necessário também queria recorrer à violência. E Jesus se torna para ele, passo a passo, uma pessoa estranha. E assim ele vende Jesus por trinta moedas de prata e se torna também um traidor."

"Neste momento, no qual Jesus está sendo traído por duas pessoas amigas, surge o próprio Deus. E esse Deus capacita a Jesus a reagir de forma diferente, da maneira como as pessoas humanas iriam reagir. Não com tranca e nem com exclusão, dizendo: 'Nunca mais vou ter contato com você. Não ti conheço, você é como vento para mim.' Aqui acontece o contrário. No momento mais decisivo e triste de Jesus, Deus Pai não o abandona. Jesus, agora movido pela graça, presença da glória de Deus, ambos, Pedro e Judas, Jesus os acolhe com o seu amor mesmo depois de tê-lo traído."

 

 

"Talvez vocês perguntem agora: 'Tá tudo bom que Jesus, Filho de Deus, é diferente da gente. Mas, o que interessa, o que acontece com Deus, com Jesus, com Deus Pai, Judas e Pedro? Eu não tenho nada com isso.' Não temos nada com isso não? Nós também nos envolvemos em situações nas quais traímos pessoas importantes, quando percebemos que devido ao nosso comportamento, nossa palavra quebramos alguma coisa. Talvez acabamos com um relacionamento, com um matrimônio, com uma amizade. Então encontramo-nos sempre diante de duas possibilidades: diante da possibilidade que Pedro escolheu, ou também da possibilidade que Judas escolheu. Judas desespera, e devido a sua culpa, que ele reconhece, se suicidou. E Pedro chora amargamente. Mas não fica no choro não, ele muda de vida."

"Se nos envolvemos, meus caros irmãos, em situações nas quais nos tornamos culpados então é importante, também para nós, orientarmos no exemplo de Pedro. Quem sabe então, também nós precisemos chorar amargamente, mas jamais precisamos duvidar da misericórdia de Deus, que nos ama, também depois de nós termos feito coisas muito feias, envolvendo-nos em culpa e pecado grave. Mas mesmo assim podemos sempre regressar e precisamos, mesmo cometendo faltas, faltas graves, jamais desesperar, jamais duvidar da misericórdia de Deus."

Ao final da Santa Missa Pe. Laurindo Aguiar, juntamente com toda a comunidade em oração, aguardou a chegada da imagem de Nosso Senhor dos Passos. "Os nossos irmãos da Paróquia Nossa Senhora das Dores estão vindo fazendo a via-sacra e aproximando aqui da Matriz." A imagem que ficará na Matriz até quarta-feira para a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em mais um belo momento de oração Pe. Laurindo Aguiar, msf juntou-se ao Pe. André, cura da Catedral Nossa Senhora das Dores e as duas paróquias irmãs, em procissão, seguiram aclamando e conduzindo a imagem do Nosso Senhor dos Passos até ao altar.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária

Comentários

Postagens mais visitadas