Pe. Laurindo: "A missão do catequista é fazer ecoar a Palavra de Deus".

 


No domingo, 29 de agosto de 2021, a Igreja celebrou o 22º Domingo do Tempo Comum. Na Matriz Sagrada Família a Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que iniciou acolhendo a todos os presentes, os que acompanhavam através das redes sociais da Paróquia e de modo especial aos catequistas, uma vez que celebramos a missão dos catequistas. Reflitamos sobre trechos da homilia desta noite:

"Estamos finalizando hoje o último domingo desse mês temático para a Igreja aqui no Brasil, mês das vocações em que refletimos e rezamos pelas vocações. Os ministérios ordenados no primeiro domingo. A vocação da família no segundo domingo. A vida religiosa consagrada, e alguns podem perguntar: 'Padre o que é a vida consagrada, religiosa'? A vida religiosa remete-nos às congregações religiosas. Irmãos e irmãs chamados a uma missão muito específica da Igreja, condizentes com contextos e situações específicas. No passado muitos foram chamados a trabalhar na área da saúde, nos hospitais, no cuidado dos enfermos, dos órfãos, das viúvas. Muitos foram chamados para a missão ad gentes, sendo enviados para a missão além-fronteiras, como aqui chegaram os Missionários da Sagrada Família, que nós fazemos parte à vida consagrada. Consagração a Deus, vivendo na dinâmica da vida comunitária. Não vivemos sozinhos, mas em comunidade. Celebramos então hoje a vocação leiga, vocação de todos os catequistas. A missão do catequista é fazer ecoar a Palavra de Deus. Fazer com que a Palavra de Deus possa ser ouvida, compreendida e vivida. Hoje mais do que nunca tem surgido muitos adultos que ainda não escutaram e não compreenderam a palavra, e que é preciso trabalhar a catequese de adultos. Essa missão é missão de todos nós. Compreender que a palavra que aqui escutamos não é a palavra humana, não é a tradição dos homens, mas é a Palavra de Deus. E quando escutamos a palavra como Palavra de Deus, com certeza a nossa preocupação será outra. Nós aprenderemos, a exemplo de Jesus, a fazer o bem. Sermos promotores da paz, da verdade, da justiça e do amor."

"O evangelho nos fala das leis, de pureza e impurezas, dos mandamentos, das tradições praticadas, vividas pelos Judeus, esse grupo de Fariseus e mestres da lei. Interessante que aquele que está fazendo o bem é sempre muito visado, não passa despercebido. Aqueles que se encontram nas trevas veem-se sempre muito ameaçados, incomodados e muitas vezes não sabem como atingir ou como destruir diretamente aqueles que se opõem a seus projetos. E este grupo não via uma maneira de como atingir Jesus. Jesus que realizou a multiplicação dos pães, que sentiu compaixão daquela multidão faminta, que deu de comer à multidão. Jesus que alimentou também com a palavra. Vamos falar mal de uma pessoa que fez uma ação tão bonita, tão grandiosa, que de fato revela o modo de Deus agir e ser? Não. Então este grupo se coloca a atingir Jesus através dos seus discípulos. Às vezes nós seguimos minuciosamente certas tradições vazias, que não nos aproximam de Deus, que não nos leva de fato ao serviço de caridade, ao respeito, à fraternidade. E aí Jesus diz: 'O que torna impuro o homem, não é aquilo que vem de fora, mas aquilo que vem de dentro'. Logo a nossa preocupação não deve ser com aquilo que está fora, mas com o nosso coração, de onde pode sair sentimentos e ações construtivas, que realmente revelam que o nosso coração está em Deus e de fato nós amamos a Cristo.”

“E Jesus vai narrando para nós, é um bom exame de consciência: 'imoralidade, roubos, assassinos, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo'. Tudo isso nos impedem de vivenciar, alcançar e participar do reino de Deus. Se nós acreditamos que para participar do reino de Deus passa pela vivência da fraternidade, e nós vivemos um orgulho, um individualismo, praticando o mal, não haverá fraternidade. O Padre sempre diz aqui nas pregações: 'Se seguindo as orientações da Igreja, sendo um bom católico, indo à missa todos os domingos, rezando o terço, confessando ao menos uma vez no ano, como nos pede a Igreja; será que se seguindo só isso já estamos salvos, estamos em Deus?’ Não. Porque se isso ajuda a purificar o nosso coração para que as nossas ações se assemelhem a de Jesus, com certeza terá proveito, senão nós estaremos nos enganando, pensando que estamos servindo a Deus em nossos irmãos e irmãs, mas nós estamos servindo muitas vezes a nós mesmos."

"Na Primeira Leitura temos uma exortação muito bonita que Moisés faz ao povo. Escutar as leis e decretos é escutar a própria Palavra de Deus. É colocado por Moisés também como a garantia de participar da terra prometida, onde corre leite e mel, onde Deus preparou para cada um de nós. Moisés diz ainda para o seu povo: 'Nada acrescentei, nada tireis da palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo'. A Palavra de Deus é a mesma, mas porque a Palavra de Deus nos diz uma coisa e para outras pessoas diz outra? Corremos o risco de estarmos seguindo não a Palavra de Deus, mas estarmos seguindo a vontade de pessoas, que interpretam a Palavra de Deus a seu bel prazer, ao seu interesse, de dizer aquilo que a Palavra de Deus não diz.”

“A unidade da Igreja, aqui representada pelo Papa Francisco, uma Igreja que tem a sua historicidade, que se fomos pegando de todos os Papas vamos chegar a Pedro, em que aqueles que escutaram a Palavra de Jesus, aprenderam de Jesus. Está fé que nós recebemos dos apóstolos, que continuada até o Papa Francisco nós estamos buscando viver, trazer para a nossa vida e assim como discípulos de Jesus fazendo ecoar a palavra em lugares aonde essa palavra ainda não chegou. Devemos estar atentos a perceber o que é de Deus e o que não é de Deus. Na Palavra de Deus nós nos alimentamos da justiça que gera vida, dignidade, que nos leva a acolher quem mais precisa. A religião que nos liga às pessoas que Deus quer que a gente acolha e ame. Nós podemos ser sinal de esperança de reerguimento, de ressurreição a levar às pessoas a se levantarem das situações, comunicando aquilo que Jesus nos trouxe que é a vida e a vida em plenitude."

 

Antes da bênção final, Padre Laurindo avisou que no próximo dia 06 de setembro haverá mais um episódio do Programa no Lar de Nazaré. Uma edição especial que abordará os 100 anos da Legião de Maria. Você pode acompanhar acessando o canal no Youtube da Paróquia. Avisou que no próximo dia 10 de setembro  chega a nossa Paróquia um novo missionário, vindo do Nordeste do Brasil, que integrará a comunidade religiosa. E encerrou a Santa Missa parabenizando a todos os catequistas, pelo seu dom, "tesouro para a nossa Igreja que evangeliza as crianças, os adolescentes e os adultos renunciando um pouco a sua família para fazer ecoar a Palavra de Deus, o seu amor, nos corações".


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas