Pe. Laurindo: "Agradeço pelas orações, pelo carinho, pelo apoio que nos sustenta e nos motiva a continuar nesta missão bonita."

 


O dia 13 de agosto é muito especial para nossa Paróquia Sagrada Família. Neste dia, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf celebra aniversário de sua ordenação sacerdotal. Em 2021, Padre Laurindo completou onze anos no ministério presbiteral.

Aconteceu na Matriz a Santa Missa em Ação de Graças por essa data especial. Pe. Laurindo presidiu a celebração eucarística, que contou com a participação do Padre Herbert, msf e do Irmão Guilherme, msf.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

"Hoje nós estamos reunidos aqui, celebrando esta santa eucaristia, de modo especial, agradecendo a Deus por estes 11 anos de ministério, de ordenação sacerdotal, em que o Senhor nos conduziu, o Senhor nos animou, o Senhor nos iluminou concedendo sabedoria, para bem assim exercer e servir ao Povo de Deus, de modo especial nesta Paróquia Sagrada Família, em Januária, juntamente com meus coirmãos que se fazem presentes e outros que por aqui passaram com a nossa comunidade."

"Hoje nós escutamos esta orientação de Jesus que fala sobre o matrimônio, o casamento. Lembrava de quando estava lendo este evangelho,  da passagem de São Mateus: 'Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que põe em prática a minha palavra.' Um evangelho que comumente proclamamos nos matrimônios que aqui são realizados. Por outro lado, podemos dizer, no evangelho de hoje, nem todo aquele que se aproxima de Jesus, se aproxima porque gosta dele, porque o ama ou está com ele. Muitos dos que se aproximam de Jesus, se aproximam como o tentador. Em outras palavras, se aproximam de Jesus fazendo o papel do diabo. Querendo dividi-lo, querendo enfraquecê-lo em sua missão, ou querendo ser uma pedra de tropeço para ele. Então, irmãos e irmãs, ciente de todas as tentações a que está sujeito, é que Jesus cumpre a sua missão. De anunciar a verdade, de anunciar o Reino de Deus. Não deixando ser incitado ou induzido ao erro, ao pecado, ao mal."

"A pergunta que os fariseus que chegaram perto de Jesus, não foi com uma boa intenção: 'É permitido ou não ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' A palavrinha para nós aqui é: por qualquer motivo. Porque se supunha que o homem tinha direito total sobre a mulher e a mulher não tinha direito de nada. Às vezes, a mulher não era valorizada em nada. A mulher era propriedade do homem. E por qualquer situação, mínima, por qualquer besteira, este homem despedia sua mulher. E aqui a pergunta é: Jesus, ao dizer sim para tal pergunta, estaria falando que segue a Lei de Moisés? Jesus não se coloca maior que Moisés. Mas igual ou menor que Moisés. Dizer não, significaria dizer que Jesus não segue a Lei. Não segue os costumes, não segue a tradição. A pergunta que se faz a Jesus entre sim e não, é sempre perigosa. Nós padres, escutamos demais perguntas de sim ou não. Pode fazer isso? Pode fazer aquilo? Não é questão de pode, ou não pode. Mas qual o sentido, o porquê. Às vezes, mesmo podendo, você pode causar um estrago na vida do outro."

"E aqui Jesus resgata o que é fundamento do matrimônio. O que Deus fez? Deus fez o homem e a mulher. O homem criatura de Deus. E Deus disse que o homem deixará o pai e a mãe e se unirá com sua esposa. E serão uma só carne. Celebramos o que Deus uniu o homem não separe. Então se foi Deus que uniu o homem e a mulher, não cabe a Jesus dizer que o homem pode se separar. Aqui a dimensão da indissolubilidade do matrimônio, que se fundamenta no amor de Deus, na bênção de Deus."

Ao fim da celebração, Najila, da Legião de Maria, representando todas as pastorais, movimentos e comunidades da paróquia, agraciou Padre Laurindo com uma belíssima mensagem. Após a entrada de um bolo especialmente preparado para a ocasião, cantou-se os parabéns para Padre Laurindo. O presbítero assim concluiu:

"Muito obrigado a todos vocês, a toda a comunidade. A todas as manifestações de carinho. Obrigado por esta linda homenagem - depois Najila me traz aqui a mensagem. Por pura graça de Deus, nos tornamos padres, fomos ordenados. Pela graça de Deus, nos mantemos na missão. Agradeço pelas orações, pelo carinho, pelo apoio que nos sustenta e nos motiva a continuar nesta missão bonita, nesta missão de servir essa Igreja, de servir Nosso Senhor Jesus Cristo, servindo ao Povo de Deus."

"Gratidão por tudo. Pela presença, pela vida de cada um, em nossa vida, em nosso ministério. Celebrando aqui, mas lembrando de Montalvânia. Todos os anos a gente ia lá celebrar com os meus familiares, com nossa paróquia, recordando, renovando, fazendo memória deste sim dado a Deus, à nossa Igreja e à nossa Congregação. Nossa gratidão a Deus também pelos nosso coirmãos, de forma especial os que aqui estão, Pe. Herbert e Irmão Guilherme, que muito nos ajudam a viver nossa missão, o nosso ministério, a nossa ordenação sacerdotal."

O casal coordenador da Pastoral Familiar, Fabiano e Gisneia,  comunicou sobre o encerramento da Semana Nacional da Família, no domingo, dia 15 de agosto, com a carreata a partir de 7h, seguida da Santa Missa.

Nas redes sociais foram várias as manifestações de carinho ao Padre Laurindo. Veja algumas:

Zonilda Alves Lima: "Parabéns, Padre Laurindo! Que o Senhor a cada dia, continue fecundando seu Ministério, para que seja portador de alegria, paz, amor, saúde! Obrigada, pelo Sacerdote que se tornou! Deus o abençoe, abundantemente! Grande abraço!"

Meire Reis: "Parabéns padre Laurindo pela grande missão que desempenha, que Deus lhe conceda saúde e sabedoria para continuar conduzindo seu rebanho."


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas