Irmão Guilherme: "Escutar Jesus significa acolher sua Palavra, viver como ele viveu."

 


No domingo dia 28 de fevereiro, aconteceu na Matriz Sagrada Família às 19h, a Celebração da Palavra presidida pelo Irmão Guilherme, msf.

O religioso acolheu a todos os presentes para esta celebração. Em sua homilia, assim refletiu:

"Estamos celebrando hoje o Segundo Domingo da Quaresma. A palavra Quaresma, ao olhar na Bíblia, vem do número quarenta. Se olharmos na Bíblia, todas as vezes que aparece o número quarenta, está relacionado com o tempo em que o povo de Deus reconhece as suas faltas, o mal feito aos irmãos. Então eles buscam a reconciliação. A comunhão com o Pai do Céu."

"Neste Segundo Domingo, a Igreja sempre proclama o Evangelho da Transfiguração de Jesus. Este episódio da Transfiguração é narrada pelos três Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Hoje ouvimos a narrativa de São Marcos. Uma narrativa muito especial, primeiro porque o Evangelho de Marcos é o mais antigo. Então nos diz que  Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João. Três discípulos dos doze. Pedro foi o primeiro a ser chamado. Era um pescador. Tiago e João eram irmãos de sangue, também eram pescadores e viviam perto da casa de Pedro. Jesus toma este três discípulos e os convida para subir a uma montanha. Na Palavra de Deus, a palavra montanha sempre está ligada a oração. Subir a montanha significa buscar a Deus, encontrar com o Senhor."

"E na montanha, com estes três discípulos, acontece a experiência da Transfiguração do Senhor. Jesus se transfigurou diante deles. O que significa esta palavra transfiguração? Significa que Jesus se mostrou como de fato ele é, o Filho de Deus. Se olharmos o Evangelho, as vestes de Jesus ficaram brancas como nenhuma lavadeira da terra poderia alvejar. O Evangelho de São Lucas ouvimos que o brilho que saía do rosto de Jesus era tão forte como o brilho do sol. Quem aqui já olhou para o sol? Não dá. Se olharmos diretamente para sol vai fazer mal para nossos olhos. O brilho de Jesus, nos diz São Lucas, era tão forte como esse brilho do sol. Uma luz que vinha do Senhor."

"Neste momento apareceu Moisés e Elias. Moisés representa os mandamentos que ele recebeu de Deus e Elias os profetas, todos aqueles que falaram do Senhor. Isso porque na Transfiguração de Jesus, Jesus é aquele que vive plenamente os mandamentos, aquele que acolhe e realiza todas as profecias. O próprio Filho de Deus, a própria Palavra de Deus que veio habitar entre nós."

"Diante dessa experiência, Jesus, Pedro, João e Tiago ouvem uma voz que vem do céu: 'Este é meu Filho amado. Escutai o que Ele diz.' O que significa esta palavra escutar? Na nossa vida ouvimos ou escutamos? Aqui estamos na celebração e ouvimos vários sons. O som do ventilador, o som do microfone, se passar um carro na rua a gente ouve também. Ouvir é algo mais geral. Escutar é algo mais particular. O que nós escutamos, guardamos no nosso coração. Damos mais atenção. Buscamos compreender. Escutar é mais que ouvir. Escutar é esse acolhimento da pessoa, daquilo que ela tem para nos dizer. Escutar Jesus significa acolher sua Palavra, viver como ele viveu. Dar testemunho da sua vida, dar testemunho da nossa fé. É isso que o Pai do Céu nos pede neste dia. Que acolhamos a vida de Jesus na nossa vida."

Ao fim da Celebração da Palavra, Irmão Guilherme convidou as aniversariantes para ficarem próximas a imagem da nossa padroeira a Paróquia Sagrada Família, onde após um momento de oração, cantou os parabéns.


Acompanhe aqui a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas