Pe. Laurindo: "A missão é fundamento da Igreja desde o seu início."



Na noite do Domingo 24 de maio, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa da Solenidade da Ascensão do Senhor e do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste dia também a Igreja Católica celebrou os cinco anos da Encíclica Laudato Si e também o início da Semana de Oração pela unidade dos Cristãos.

A celebração eucarística foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo Padre Genivaldo Mendes, msf. Irmão Guilherme, msf também participou.
Em sua homilia, Padre Laurindo refletiu sobre o sentido da Solenidade da Ascensão.

Hoje temos a alegria de celebrar a festa da Ascensão do Senhor. Significa celebrar um dado importante do nosso credo. Assim rezamos que cremos em Jesus, aquele que morreu, ressuscitou e subiu ao céu. Fazemos memória da caminhada salvífica de Jesus e da Igreja, que reconheceu aquele que morreu, ressuscitou, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso. Acredita nisso?

Por outro lado, esta festa nos mostra que a missão é fundamento da Igreja desde o seu início. Jesus, ao subir ao céu, quer nos indicar que temos neste mundo uma missão a realizar em nome da Igreja. As leituras de hoje nos falam desta despedida de Jesus. A Primeira Leitura fala deste fato em Jerusalém e sublinhando também a vinda do Espírito Santo e o testemunho a ser dados em todos os cantos. A Segunda Leitura nos fala que a Ascensão de Jesus é a sua glorificação. É o retorno à casa do Pai, de onde ele saiu. É o caminho que nos enche de esperança. Nós retornaremos à casa do Pai, junto com Jesus. O Evangelho nos fala desta aparição pascal, não mais em Jerusalém , mas na Galiléia, onde foi o início da missão. Aí ele anunciou sua caminhada salvífica, em meio as realidades mais exigentes. Jesus nos fala neste Evangelho, que todo poder lhe foi dado no céu e na terra. Este poder Jesus recebeu do Pai. Nesta confirmação , Jesus dá a Igreja a missão. Que missão é esta? "Ide e fazei discípulos meus todos os povos." Ele nos promete que estará conosco até os fins dos tempos. Quando morrermos e ressuscitarmos com Jesus, não estaremos sujeitos as limitações do tempo, na eternidade. Aquele que morreu não morre mais.

Esta  festa nos recorda a missionariedade da nossa Igreja, que tem esta missão de testemunhar o Evangelho, que é trazer o amor aos corações humanos. No Ide que Jesus envia a seus discípulos, devemos recordar algo interessante da missão de Jesus e da Igreja. Não é uma missão restrita ao tempo e aos espaços . É uma missão universal. Nós como discípulos somos convidados a dar testemunho, a anunciar. Antes do Batismo, vem a sua Palavra a fazer arder o coração daquele que quer encontrar razão para viver. Aí poderemos celebrar o Batismo. Nós cremos em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Na ressurreição de Jesus, nós enquanto Igreja, nos alegramos porque Jesus venceu a morte. Na Ascensão, celebramos a sua exaltação. E em Pentecostes celebramos uma vida de Jesus que continuará presente através do Espírito Santo no coração de cada um de nós.

A Igreja que continuará suas tarefas contando com o Espírito Santo. Esta solenidade quer nos recordar que vivemos em Cristo, sempre um tempo de esperança, de um futuro alegre, futuro feliz, que Deus está preparando para nós. Por outro lado, celebrar esta liturgia, é no sentido também de ser enviado a continuar a sua missão, a pregar seu Evangelho.

Peçamos a Jesus a Graça do Espírito Santo para que possamos vencer as nossas dúvidas, para que o poder que nos foi dado desde nosso batismo, seja para poder fazer a vontade de Deus, para romper as barreiras do pecado, que nos impede de abraçar as coisas que Deus tem para cada um de nós.  Caminhar na certeza que Jesus subiu ao céu.    

Ao fim da Santa Missa, Padre Laurindo agradeceu ao trabalho da Pastoral da Comunicação, tão importante neste tempo de pandemia.
Um momento muito emocionante, foi a coroação de Nossa Senhora, já quase no término deste mês de maio.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas