D. José celebrando os dez anos de episcopado: "Onde o povo estiver, eu estou com o povo."



A noite de doze de janeiro de 2019 foi de muita alegria para a Diocese de Januária. Nesta data tão especial, celebrou-se às 19h na Catedral Nossa Senhora das Dores, a Santa Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de Episcopado de D. José Moreira.

A Santa Missa foi transmitida ao vivo pela Rádio Voz do São Francisco, pela TV Norte em seu canal digital 7.1 e também pelo Facebook da Rádio Alternativa 90,7 FM.

Vários sacerdotes de nossa diocese e também da Diocese de Porto Nacional do Estado de Tocantins estiveram presentes. O bispo emérito de Porto Nacional D. Geraldo Gusmão também marcou presença nesta data especial para D. José Moreira.

Um breve relato da vida de D. José marcou o início da Santa Missa. O movimento do Terço dos Homens da Comunidade de Brejo do Amparo em Januária foi o responsável pela música nesta importante celebração. A procissão de entrada ocorreu com a execução do Hino dos 60 anos da Diocese de Januária.

Em sua acolhida, D. José disse que neste dia que celebramos o Batismo de Jesus, é lembrado a sua ordenação episcopal, o encontro de sua família e os dez anos que chegou a Januária. Agradeceu a presença de todo clero diocesano e também do clero que veio de Tocantins. Destacou a presença do Bispo D. Geraldo.


Homilia

Na homilia, D. José começou agradecendo a todos que vieram a esta celebração. O bispo citou as cidades por onde começou o sacerdócio até o dia em que foi chamado a ser bispo. Falou da providência de celebrar esta data no dia da Festa do Batismo do Senhor. 

"Uma das coisas que nunca fui é omisso, em minha vida de padre, em minha vida de bispo. Onde me chamam, estou presente. Se me batem, não me importo. Bateram em Jesus."

"Pelo Batismo somos filhos de Deus. Em minha família somos quinze irmãos. É a família."

"Antes de ser padre ou bispo, sou batizado. Sou filho de Deus. Sou Igreja. Onde o povo estiver eu estou com o povo. Tô la junto com o pobre, com a criança, com o idoso, com o enfermo. Estou lá, junto. É minha missão aqui. A Igreja é mais! A Família é mais!"

Em seguida, passou a palavra a D. Geraldo Gusmão. O bispo pediu uma salva de palmas a D. José Moreira, a sua família e a sua família diocesana. Ele deu graças a Deus pelas três vezes que esteve em Januária. Na primeira vez foi para trazer para Januária o primeiro bispo do Estado de Tocantins e da Diocese de Porto Nacional. A segunda vez, foi na comemoração dos 60 anos da Diocese. E agora, ao celebrar os dez anos de episcopado de D. Moreira.

"D. José veio aqui para a Diocese revestido do Espírito, como aconteceu com Jesus. D. Moreira é realmente um bispo a maneira de Jesus. D. Moreira é aquele que tem coragem de levantar a voz em nome do Evangelho. Com as mãos postas, peço a vocês família diocesana de Januária, não tenham medo de seguir o bispo de vocês. Queiram também ser profetas!"

O Secretário da Diocese Silvio de Jesus leu a carta de agradecimento do Papa Francisco a Diocese de Januária pela visita realizada ao Vaticano em 2018, momento em que nossa Diocese presenteou o Sumo Pontífica com uma escultura de São Francisco de Assis.


Homenagens

Ao fim da Santa Missa, várias homenagens ao nosso querido D. José.

O cura da Catedral Pe. Natelson Coutinho relembrou momentos da vida de D. José em nossa Diocese e o agradeceu pela sua presença nestes dez anos. A Paróquia Nossa Senhora das Dores, a que tem mais contato com o bispo, também o homenageou com as crianças da catequese fazendo uma bela apresentação com a música Sou bom pastor. Pe. André agradeceu a D. José em nome do Clero Diocesano.

Em seguida, uma sequência de homenagens dos amigos e familiares de D. José que emocionou a toda a assembleia.

O sobrinho de nosso bispo Lourenço Matos Moreira e sua esposa cantaram para homenagear D. José, enquanto os familiares levaram flores para presenteá-lo.

O amigo de D. José, César Evangelista, fez um pronunciamento memorável sobre a vida de D. José, com uma riqueza de detalhes. Logo no início desta homenagem, um dos momentos mais emocionantes, quando os pais de D. José, Sr. Manoel e D. Lidia, foram relembrados ao som da música Utopia. A sobrinha de D. José cantou uma bela música relembrando a trajetória do bispo de Januária encerrando as homenagens.

D. José agradeceu a todos e convidou a assembleia para a ordenação diaconal de João Rafael e Welkler no próximo dia 17 de janeiro, também na Catedral Nossa Senhora das Dores. Pedindo a intercessão de Nossa das Dores e as bênçãos sobre as famílias, D. José deu a toda a assembleia, ouvintes, telespectadores e internautas a bênção final.

Clique aqui para assistir como foi esta celebração. 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: PasCom Catedral de Januária

Comentários

Postagens mais visitadas