Pe. Genivaldo Lopes: "É na família que se aprende a ser Igreja"


A noite do dia 13 de julho de 2018 marcou o início dos festejos de 53 anos da Paróquia Sagrada Família em Januária/MG.

Às 19h, na Matriz Sagrada Família, a comunidade de fiéis participou do 1º dia de Novena que teve a participação dos festeiros, das Comunidades Nossa Senhora dos Pobres e Santa Rosa de Lima.

Em seguida, teve início a Santa Missa, presidida pelo Padre Genivaldo Lopes, msf, Superior Provincial da Província Brasil Oriental da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

Concelebraram os sacerdotes de nossa paróquia: Pe. Laurindo, msf; Pe. Herbert, msf e Pe. Genivaldo Mendes, msf.

Pe. Genivaldo Lopes acolheu toda a comunidade presente, incluindo os formandos da Escola Estadual Pio XII.

Em sua homilia, Pe. Genivaldo fez importantes reflexões. Veja algumas:

"Mais uma vez nos encontramos, como irmãos e irmãs na mesma fé, para juntos celebrarmos a novena em preparação para a grandiosa festa da Sagrada Família, e também celebrando os 53 anos de criação desta paróquia. Uma paróquia que tem como missão sempre evangelizar, uma paróquia que tem como missão sempre cuidar de seus paroquianos, os que estão mais perto, e também os que estão distantes. Por isso que os padres que aqui trabalham buscam sempre atender da melhor forma possível, todas as pessoas que aqui vêm. Ajudando as pessoas a encontrar com Jesus Cristo, a buscar sua conversão e a viver a sua fé nas diversas comunidades que compõem esta paróquia."

Para falar do tema: 'A família como primeira experiência de Igreja', Pe. Genivaldo lembrou o que disse o beato papa Paulo VI, no ano de 1964: "Esteja em Nazaré. Nazaré é o lugar em que Jesus cresceu, juntamente com o seu pai e sua mãe. Pai adotivo São José e sua mãe Maria Santíssima. O papa neste dia 05 de janeiro de 1964 começa sua locução dizendo: 'Nazaré é a escola onde se começa a compreender a vida de Jesus. É escola que inicia o conhecimento do evangelho. Conhecer Jesus, conhecer o evangelho. Nós podemos conhecer tanto a Jesus Cristo, quanto também aderir ao seu evangelho. Se eu quero ser família, se eu quero ser Igreja, se eu quero ser verdadeiramente fiel a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, não tem como sem aderir totalmente a Jesus Cristo, não tem como sem viver verdadeiramente seu evangelho. O papa Paulo VI cita três questões fundamentais para que nós possamos aderir a Jesus e também conhecer melhor o evangelho: silêncio, vida familiar e trabalho."


"Quem quer aderir a vida matrimonial, quem quer formar família, tem que se perguntar: 'Sou vocacionado a esta vida?', 'Vou proporcionar a realização na vida do outro?'. Quem recebeu o sacramento do Matrimônio é para somar com o outro. É para poder formar família. É para poder construir uma pequena Igreja doméstica. A primeira experiência que fazemos de Igreja se dá na família. Só pode contrair matrimônio quem se ama. E não é somente este amor de homem e de mulher. Mas um amor a Deus, que vai se concretizando na vida de um com o outro. É na família que se aprende a ser Igreja. A família católica deve ensinar aquilo que é fundamental na vida cristã. Não pode ser uma família qualquer."

Antes do fim da celebração eucarística, um momento muito especial de homenagem a nossa padroeira. O casal de festeiros Fabiano e Gisneia levaram uma buquê de rosas enquanto o Ministério de Música cantava uma bela canção. Pe. Genivaldo, em frente a imagem da Sagrada Família, rezou juntamente com a assembleia, a oração do Papa Francisco em homenagem a Sagrada Família.

Os Festeiros fizeram os agradecimentos aos noiteiros, patrocinadores e demais convidados para este primeiro dia da novena. Presentearam em seguida, o Pe. Genivaldo Lopes com uma lembrança especial dos 53 anos de nossa paróquia.

Pe. Genivaldo agradeceu o acolhimento e reza pelo bom êxito dos festejos deste ano.
 
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas