Festa Nossa Senhora de Fátima em Fabião I


A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na Comunidade Fabião I, se preparou para a festa da padroeira com programação especial para o Dia da Aparição, em 13 de maio.


Durante a novena que antecede este momento, aconteceram celebrações em honra a Nossa Senhora de Fátima na capela.

No dia 13 desse mês, as comunidades vizinhas vieram prestigiar esse instante de grande alegria e festejar esse acontecimento e também prestar uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima pelo centenário das aparições.

Pe. Laurindo, msf acolheu todas as comunidades presentes, falando da alegria desse encontro, de celebrar essa data festiva e o quanto é importante a participação de todos nesse grande momento.

A Comunidade contou com a colaboração do ministério de música da comunidade Rainha da Paz(Riacho da Cruz), que abrilhantou a celebração com os cânticos.

Em sua Homilia, Pe. Laurindo não cessa de falar da alegria e da graça de celebrar as festas de Nossa Senhora. Essas festividades são um convite que Deus nos faz através de Nossa Senhora.

E que convite é esse? cultivar a penitência, conversão e oração. Cuidado, o mundo está como está, porque as pessoas não estão escutando. Mais é preciso escutar o nosso interior, dentro do nosso coração, voltando, convertendo-se para Jesus.

Nossa Senhora nos faz esse convite: a penitência, a conversão e a oração. Na oração, nós pedimos ao Pai do céu. No Pai Nosso, pedimos que seja feita a vontade do Pai, pedimos a Deus que seja santificado o nome Dele em mim. Mais pra gente fazer a vontade de Deus, santificar a vontade dele em mim, é preciso escutar a Deus.

Aquilo que Jesus fala a Felipe: A tanto tempo eu estou convosco Felipe, e não me conheces? Felipe parece que ainda não conhece a palavra de Deus e a Jesus. Quando nós rezamos, mais do que falar, somos convidados a escutar. Escutar o que Deus quer que eu faça. Ás vezes, nós queremos que Deus faça nossa vontade. Não paramos para ouvir e saber qual a vontade do Pai. Se não escutamos a Deus, não escutar sua palavra, não perceber o Deus que nos fala através das pessoas, não conseguiremos rezar.

Vocês percebem que a oração se tornará vazia porque as obras que faço não revelam a presença de Deus, as Obras de Deus.

Por isso, que Jesus está falando: Olha se vocês não acreditam em mim, acreditam nas obras que eu faço, porque as obras que eu faço as minhas ações revelam que essas obras não são minhas, mais o Pai que realiza suas obras em mim, revelando o amor de Deus, revelando o cuidado de Deus para com a família.

Isso se compõe da escuta da palavra para com cada um e pela espiritualidade. O que é espiritualidade? Espiritualidade cristã, a espiritualidade de Jesus. As minhas palavras, as minhas posturas, não revelam outra coisa, mais revela a obra de Deus. Como Deus tem falado, tem usado esta pessoa, a criança, o adulto e a família para ser luz, para iluminar o mundo.

É isso que São Paulo está fazendo. Eles se colocaram a pregar e a olhar de modo especial para os pagãos , para aqueles que viviam nas trevas, que viviam na ignorância. E aí, São Paulo e Barnabé vão dizer pra eles: Deus vos colocou, vos chamou para que sejam luz do mundo, a conversão a adesão a Jesus, o batismo nos faz , nos dá condição de ser luz do mundo, transformadores nossa comunidade, mais essa transformação passa pelo cultivo diário da escuta da oração, da conversão. Por que  muitos projetos bons, por que muitas coisas que assumimos para nossa vida vêem a fracassar? Porque não dá continuidade. É preciso cultivar o amor, precisa ser cultivado.


No final, a Equipe de catequese preparou uma linda apresentação e coroação de Nossa Senhora.

Pe. Laurindo  destacou a importância  de participar das festividades dos 52 anos da Paróquia, apresentando assim as camisetas e rifas que revertem como sentido finalizar a reforma da paróquia.



Texto e fotos: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas