O líder é aquele que serve.



A Paróquia Sagrada Família promoveu na tarde de domingo, 19 de fevereiro, uma Formação sobre Liderança, Coordenação e Trabalho em Equipe.
A formação foi realizada no Centro Social e reuniu várias comunidades e coordenadores de pastorais e movimentos de nossa Paróquia. 
O  Grupo de Jovens JUP da comunidade Santo Antônio acolheu todas as comunidades, fazendo um momento de animação e oração.


Pe. Laurindo, msf ressaltou que é com grande alegria que recebe a todos. Nosso pároco assim agradeceu a cada comunidade pela presença.
Introduzindo nosso encontro, destacou-se a importância do servir, conforme o Evangelho partilhado de João 13,1-17.
O líder é aquele que serve. Liderar é servir. Servir com alegria. Servir como expressão de amor. Sentir-se feliz por servir.
Os objetivos desse encontro foram: proporcionar ao líder o espírito de iniciativa; despertar e motivar a formação de novas lideranças. 
A palestra foi ministrada  por Meire, da Cáritas Diocesana de Januária. Meire pediu a todos que se apresentassem. 
Foi uma formação participativa, tendo assim várias oportunidades de diálogo e troca de experiências entre as comunidades. Ela também delegou tarefas aos participantes, para não fazer tudo sozinha. Desta forma, os participantes tiveram um ótimo esclarecimento de como ser um bom líder.
Cada pessoa destacou  o perfil do líder que querem formar. Dentre vários aspectos demonstrados e partilhados em equipe, falaram quais são as  as virtudes de um líder: organizado; espontâneo, motivador, pontual, dar testemunho, manter o foco, paciente, determinado, perseverante, entre outras.
Os fatores mais importantes dentre muitos outros destacados foram a comunicação e humildade.
O líder serve em primeiro lugar a sua equipe, porque líder sem equipe tem pouco valor, não realiza quase nada.
Um dos fatores fundamentais para manter uma equipe motivada é a relação que o líder estabelece com ela. A credibilidade de um líder vem pelo que a equipe fala dele. 
Aquele que deseja tornar-se um bom líder, tem uma grande oportunidade de aprender com o maior líder que o mundo já conheceu: Jesus Cristo.
Olhando para as atitudes, características e aspectos humanos de Jesus, enquanto Líder, o que podemos aprender?
Jesus nunca exigiu de seus liderados, qualquer comportamento que Ele mesmo não demonstrasse. Antes de delegar atividades, ele ensinava pelo exemplo. Quando se ajoelhou para lavar os pés de seus discípulos, ensinava com atitudes, sobre humildade, companheirismo e respeito.
O líder toma pra si as tarefas mais difíceis. Aquelas que ninguém faz livremente, por considerar que são humilhantes ou que exigirão muito esforço e trabalho. O líder serve em primeiro lugar a sua equipe.
O líder busca conhecimentos para compreender a realidade em que vive. Ele se qualifica para influenciar nas mudanças da sociedade. Estuda e compartilha com a equipe o seu saber. Nutre e desperta na equipe a importância do conhecimento.
Jesus tinha um claro propósito de vida; ele era apaixonado por sua missão, e por isso, naturalmente, contagiava as pessoas com palavras e atitudes que vinham do coração. Aquele que cuidava das suas ovelhas. 



Meire nos deixou o seguinte questionamento para Reflexão: Como o relacionamento pastor/ovelhas entre Jesus e seus discípulos pode ajudar a repensarmos o relacionamento entre líderes e liderados hoje?
É muito diferente a conduta de um chefe e de um líder: assim tivemos uma reflexão final sobre a diferença entre um líder e um chefe. Para melhor compreensão, Meire apresentou trechos do filme Vida de Inseto. 
Ao fim do encontro, Pe. Laurindo agradeceu a todos que se dispuseram para estarem ali. O sacerdote exortou a todos sobre a importância de conhecer o Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral da Diocese, para trabalhar na comunidade, pastoral ou movimento suas prioridades. "Aprendemos a ser líder na missão!", concluiu nosso pároco.
Lembrou também da romaria que sairá de Januária com destino à cidade de Aparecida, e passará também pelas cidades de Cachoeira Paulista (Canção Nova) e Guaratinguetá (Frei Galvão). Neste ano de 2017, em que celebramos o Ano Nacional Mariano, pelos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Brasil.
Em seguida, orientou a todos para ficarmos ligados em nossa agenda pastoral, para que consigamos bom êxito nas atividades que teremos em nossa comunidade paroquial.  
A formação sobre liderança encerrou-se com a Oração Missionária que está na agenda paroquial 2017.

Texto: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família
Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas