"Falar em Bíblia é falar na Palavra de Deus", diz o Prof. Orofino



Iniciou-se na sexta-feira (09/02) um estudo Bíblico promovido pela Diocese de Januária/MG. O estudo está sendo assessorado pelo Prof. Dr. Francisco Orofino, Coordenador Nacional do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI e Assessor Pastoral do ISER Assessoria RJ (Instituto de Estudos da Religião). Ele também é professor de Bíblia no Seminário Paulo VI em Nova Iguaçu - RJ.
O Estudo se estenderá até o dia 12/02/2017 e acontece no Centro Diocesano de Formação - CEDIF, cidade de Januária - MG.
Durante a abertura, o palestrante nos orientou que falar em Bíblia é falar na Palavra de Deus, porque a Bíblia traz em si mesma uma proposta. Uma proposta de vida para todas pessoas que buscam caminhar no Espírito. Deus não impõe nada. Deus dialoga.  A leitura da Bíblia não deve ser feita ao pé da letra (fundamentalista), mas deve-se ler as entrelinhas, o que está por trás da Palavra.
A Pastoral Bíblica é muito importante e tem como objetivo dar aos fiéis condições de orientar sua vida de acordo com o Espírito da Palavra.  A Bíblia é composta por 73 livros e a leitura mais importante está nos Evangelhos. O leigo deve iniciar a ler a Bíblia pelos Evangelhos.
Ao todo, 120 fiéis das paróquias de nossa diocese estão participando deste estudo. As pessoas ficaram muito satisfeitas com o palestrante.
Ele tem a palavra fácil, franca, bem acessível. Ele é muito cativante e o encontro não está sendo cansativo. A animação está por conta das crianças da Comunidade Divino Espírito Santo, da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Na sexta-feira, o encontro começou com café da manhã. Nosso bispo D. José esteve presente. Representaram o clero diocesano os seguintes sacerdotes: Padre Natelson, Pe. Gilmar, Pe. Tiago, Pe. Gilberto, Pe. Gilsônio, Pe. Diego, Pe. Francisco, Pe. Ricardo e Pe. Joelmir.
Nossos sacerdotes Pe. Herbert, msf e Pe. Laurindo, msf também marcaram presença. 

Durante a manhã, aconteceu a continuação da palestra com o professor Orofino. No período da tarde, os encontristas foram divididos em grupos para responder aos seguintes questionamentos:
1. Quais são os nossos maiores desafios para o uso da Bíblia nas nossas pastorais?
2. Quais são as suas maiores dificuldades na interpretação da Bíblia?
3. Como recuperar na nossa vida comunitária o vigor do nosso batismo?
Após a interação e estudo dos encontristas, as respostas foram colocadas em um painel e discutidas.
O Evangelho mais estudado nesta sexta-feira foi o de São Lucas, Capítulo 24.

Já no sábado, a parte da manhã foi marcada pela palestra do Professor Orofino. Durante a tarde, aconteceu os grupos de estudo, para discutir parábolas, salmos, em uma dinâmica muito interessante.
À noite, após a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores, a Cáritas Diocesana promoveu uma Noite Cultural.

O término do Estudo aconteceu no domingo (12/02) com a Santa Missa, presidida pelo nosso bispo D. José Moreira. Após a Missa, fez-se uma homenagem ao Prof. Francisco Orofino. Ele recebeu de sua professora da Educação Infantil, Irmã Delurdes, uma pequena lembrança: uma miniatura do barco Benjamim Guimarães em madeira.


"Pouco sabemos sobre a Bíblia, a qual devemos estudar muito. Ela é um livro didático, que contém todas as mensagens necessárias para a salvação de cada um de nós, para nossa comunhão com Deus.", afirmou a missionária da PasCom Regina Souto.

Texto e fotos: Regina Souto / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas