Pe. Laurindo: "Os valores que norteiam a vida do homem do campo são os valores que nasceram da fé."


A Comunidade São Cristóvão promoveu na noite do dia 15 de outubro a 7ª edição da Missa Sertaneja. A Cavalgada saiu da rodoviária às 17h em direção a Capela da Comunidade. A Cavalgada se encontrou no trevo do Bom Jardim com as charretes e deste ponto em diante seguiram até a Capela, onde receberam a bênção. A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo, msf. 

Da procissão de entrada participaram crianças e os cavaleiros e amazonas.
Em frente do altar, ornamentos que lembram a vida do homem do campo. O coral do Terço dos Homens do Brejo do Amparo embelezou a Santa Missa.


A entrada da Bíblia também ocorreu bem ao estilo sertanejo.  

Em sua homilia, Pe. Laurindo refletiu sobre a vida no campo e sobre o santo Evangelho do dia. Veja alguns pontos:

"Todo tempo é tempo de graça. Todo tempo é tempo de reconhecer a bondade e a importância de Deus na vida do mundo, mas na vida de cada um de nós.Ainda enfrentamos a dureza, as dificuldades da vida. Para usufruir das alegrias e das belezas que Deus nos proporciona, é preciso ter coragem para abraçar a cruz, para acolher as fadigas da caminhada. Aquele que não está disposto a suar a camisa, não sai de casa."

"Primeiramente, somos por excelência o povo que caminha e que carrega dentro de si a chama da fé. Para que nossa caminhada não seja só de momento, o Papa Francisco nos fala que não devemos ser cristãos de um dia só. Devemos ser cristãos de todos os dias.  O papa nos chama a atenção para que possamos exercitar nossa fé, para que saiamos deste estacionamento de sermos cristãos de um só dia. Que possamos manifestar o amor e a bondade de Deus em todos os momentos de nossa existência."


"Jesus nos coloca a importância da oração, a necessidade de rezarmos sempre. A oração é fundamento para que não fracassemos no caminho.É preciso nos abrir a Deus e nos colocar no processo de conversão. Jesus está falando para todos nós: Será que quando o Filho do Homem voltar para a Terra, ainda encontrará alguém que tenha fé? Se nós não nos convertermos, seremos uma terra de pagãos. Nós seremos uma terra que não mais tem valores e princípios que norteiam a vida. Quais são os valores e princípios que norteiam a vida do homem do campo? São muitos valores. Os valores que norteiam a vida do homem do campo são os valores que nasceram da fé. O respeito para com a vida do próximo, a questão da hospitalidade, acolher bem quem chega em nossa casa. Viver a simplicidade."


"Que esta celebração nos ajude a reencontrar com Deus e valorizar as coisas simples, valorizar as pessoas e descobrir qual é o meu papel no mundo. O meu papel no mundo é fazer o bem,  é transformar. De que forma sou convidado a transformar o mundo? cabe a cada um, a partir daquilo que se busca da Palavra de Deus na oração, tomar a decisão e se colocar em ação."

No ofertório, os cavaleiros levaram até o altar objetos do dia a dia das comunidades rurais. 


Durante os ritos finais, a comunidade promoveu uma bela e emocionante homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. As crianças que participaram estão de parabéns. 

Ludmilla Alves, em nome da Comunidade São Cristóvão, agradeceu a todos que de uma forma ou de outra, contribuíram para o bom êxito da Celebração. 

Pe. Laurindo concedeu a Bênção Final, lembrando que durante a semana do dia 23 a 30 de outubro acontecerá na Paróquia Sagrada Família a Semana Missionária.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas