Pe. Laurindo: "Que esta romaria possa ser um momento forte em nossa vida."


Fiéis de Januária e de Itacarambi, entre outras localidades, compareceram em grande quantidade para a 23ª Romaria Paroquial de Nossa Senhora da Salette. A romaria acontece todos os anos na Comunidade rural Agreste. 

As atividades deste dia de oração e penitência começaram oficialmente com a procissão que saiu do trevo em direção à Capela. Os romeiros foram acolhidos com bastante alegria pelo Ministério de Música. 

Em seguida, rezou-se o Terço da Misericórdia. Até o horário de início da Santa Missa, nossos sacerdotes Pe. Laurindo, msf e Pe. Genivaldo, msf atenderam confissões. 

Após a leitura das intenções, Pe. Genivaldo fez uma bela reflexão sobre a história de Nossa Senhora da Salette e sua importância para os dias atuais. Pe. Laurindo acolheu as comunidades presentes. A Santa Missa iniciou-se às 10h e foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo e concelebrada pelo Pe. Genivaldo.

A Bíblia foi solenemente entronizada pelos fiéis da comunidade. O Evangelho do dia foi proclamado pelo Pe. Genivaldo. A homilia foi proferida pelo Pe. Laurindo. Veja a seguir alguns pontos:

"Somos a Igreja que é conduzida e animada pela ação do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus foi aquele que veio ao encontro de Maria. E, por obra dEle, Maria deu à luz a um Filho. Este Filho que veio da parte de Deus para nos libertar, para nos salvar, para nos fazer irmãos. A partir do seio de Maria, e da ação de Deus, podemos dizer que somos uma família. Família reunida na Eucaristia."

"Nós não podemos nos fechar e deixar de produzir frutos. O cristão que não produz frutos, serve para quê? Serve para afastar outros. O cristão que não dá exemplo, serve para afastar as pessoas de Deus."

 

"Maria Santíssima, Nossa Senhora da Salette, chorou por causa de quê? Você que é mãe, já chorou dentro de casa? Quais os motivos que vocês choraram ou choram? Tem muitos motivos. Quantas mães que choram? Choram por ver os filhos se perdendo."
 
"Você se sacrifica para ser um meio de salvação para o outro. É isto que Nossa Senhora da Salette quer de cada um de nós. Que nós sabendo administrar bem nossa vida, nossos bens espirituais, nossos bens temporais, possamos ser instrumentos de salvação para nossos irmãos."
 
"Que esta romaria possa ser um momento forte em nossa vida. Renovar nossa espiritualidade. Que possamos descobrir aqui, de fato, a sede de Deus.A sede de amar, a sede de justiça. A sede de paz, a sede de misericórdia. Que a exemplo de Maria, sejamos misericordiosos. Servidores de Deus e dos irmãos em nossas comunidades."

Ao final da Santa Missa, Pe. Laurindo conduziu a oração de Nossa Senhora da Salette. Pe. Genivaldo entoou, junto com a assembleia, cânticos marianos. 


Com o término da Celebração Eucarística, os fiéis e romeiros demonstraram toda sua devoção a padroeira da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas