Missa de Quarta-feira de Cinzas na Matriz Sagrada Família é celebrada para grande número de fiéis




Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz Sagrada Família na Quarta-feira de Cinzas, dia 10/02, para assistir a Santa Missa e receber as cinzas, demonstrando a tradição católica dos cristãos.

A missa foi presidida pelo nosso pároco, o padre Laurindo, msf; que foi auxiliado pelos Ministros da Eucaristia e membros do Grupo de Oração Água Viva, que com muito entusiasmo acolheram os cristãos com o cântico de entrada, dando sequência aos ritos da celebração. 

Na primeira leitura (Jl 2, 12 -18), na Profecia de Joel, o Senhor nos convida a voltar para ele:  "Agora diz o Senhor, voltai para mim com todo vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos, (...) e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinando a perdoar o castigo." (...); já na segunda leitura, na Carta de São Paulo aos Coríntios (2 Cor 5, 20 - 6,2), fomos colocados como embaixadores de Cristo:  "somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós".   

Por sua vez, na proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus (Mt 6, 1 -6.16 -18), Jesus nos fala da sua recompensa em detrimento da gratidão dos homens, " Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes visto por eles.  Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus". 

Em sua homilia, Padre Laurindo contextualizou as leituras proferidas, com belíssimas palavras, sempre voltadas para o nosso relacionamento com Deus e para o momento presente, que segundo o pároco é momento de reflexão, momento de ordenar a nossa caminhada, ordenar a nossa vida, para que a nossa convivência com Deus passe sempre por aquilo que está dentro de nós. “O tempo da Quaresma é a ocasião oportuna para nos encontrar com Deus, encontrar conosco mesmo, nos encontrar com o caminho da salvação, isto é, nos encontrar com Jesus.”, afirmou o sacerdote.

 Padre Laurindo também comentou sobre o início da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que este ano nos fala sobre o saneamento básico e tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), convidando toda a comunidade a reunir-se em grupos e em família para refletir sobre este assunto tão atual. 

No final da missa, após a bênção das Cinzas, todos os fiéis presentes experimentaram a graça de recebê-las, pois tem uma grande representação simbólica na vida do cristão.


A Quarta-feira de Cinzas é uma data de grande significado para a comunidade cristã, representando o primeiro dia da quaresma, no calendário litúrgico. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão. 

Mais fotos da Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto: Izabel Alves Macedo Mendes / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas