A Jornada continua!




Algumas pessoas me perguntaram a respeito dos vídeos que faço para o YouTube. Muita gente ainda não entendeu o que de fato é um “vlog” e o objetivo do canal #FocanaJornada. “O que é isso? Pra que isso? Por que tem esse nome? O que a evangelização tem a ver com isso?” Calma, calma! Eu responderei a todas essas perguntas enquanto conto como começou essa história.

            Como todos sabem, o #FocanaJornada é um vlog que surgiu no dia 04 de fevereiro de 2013 com um objetivo fundamental: divulgar a Jornada Mundial da Juventude na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Januária – MG. A ideia não foi só minha, mas da minha grande amiga, Leyce Luise. E por que usar esse recurso? Para começar, percebemos que estava rolando na internet uma onda de vlogs. Todos os dias, novos vlogueiros ( como são chamados) lançavam na rede vídeos expressando suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Então, pensamos: “ Por que não usar isso pra evangelizar?”

            O termo “vlog” é uma variação de “blog”, que todos nós sabemos o que é (você tá lendo esse texto em um...kkkk), mas como se trata de vídeos, ao invés de textos, tirou-se o “b” que foi substituído por “v”. Dessa forma, se entende que todo conteúdo será em vídeos e não em textos, como em um blog tradicional.


            De modo geral, um vlog possui algumas características em comum, embora cada um tenha sua própria identidade: normalmente curtos, falam de um tema central de forma descontraída e não são produzidos com grandes recursos (para fazer um vlog, basta ter uma câmera e boas ideias).

            Voltando para a nossa história, estivemos diante de duas realidades: de um lado vimos o quanto os vlogs eram capazes de transmitir uma mensagem em pouco tempo de forma eficaz e do outro nos incomodava o fato dos jovens de nossa paróquia não entenderem muito a importância da JMJ. Conclusão: “Vamos fazer um vlog pra falar da Jornada!” Surgia então o #FocanaJornada. No início, a ideia era que fosse apenas um vídeo promocional e local (somente para a paróquia), mas fomos surpreendidos com a boa recepção do vlog #1, lançado na ocasião de preparação para a Campanha da Fraternidade 2013 cujo tema estava ligado tanto à juventude quanto à JMJ. Decidimos, Leyce e eu, que faríamos mais vídeos.

Passada a JMJ, parecia as motivações para fazer vlogs ter acabado. Porém, as palavras do papa Francisco foram para nós proféticas: “Cada um, a seu modo, foi um instrumento para que milhares de jovens tivessem o “caminho preparado” para encontrar Jesus. E esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários: preparar o caminho para que todos possam conhecer, encontrar e amar o Senhor.” Entendemos, então, que a Jornada não se encerrava ali, mas se tratava de uma caminhada contínua.
 
            O vlog então ganhou uma segunda temporada cuja meta é falar de temas ligados à nossa Igreja numa linguagem  jovem, rápida, descontraída e que alcance os jovens que estão nas redes sociais e não têm a oportunidade de ouvir uma palestra, uma homilia ou participar de uma formação mais aprofundada.

            Nossa equipe, que antes era uma dupla (kkkk), agora conta com a presenças de mais dois seminaristas : Luis Fernando (da Diocese de Divinópolis) e Rafael César (da Diocese de Januária). Não há pretensões de se criar um grande canal no YouTube , pois não temos objetivos lucrativos. O que queremos é levar Jesus a jovens que dedicam seu tempo em redes sociais que, muitas vezes, não se preocupam com valores importantes para a vida dos jovens. “A internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro  e de solidariedade entre todos; isso é dom de Deus. (papa Francisco)”.


            Não queremos dar catequese nem espalhar um discurso moralista. Queremos um espaço para uma partilha entre amigos, falar de coisas que passam pela nossa mente, o que o cristianismo tem a dizer sobre tais coisas e o que isso tem a ver com nossa vida de jovem. A jornada que é nossa vida cristã não termina nunca. Então a questão é: “Vamos juntos nessa JORNADA?!”

Clique neste link para acessar ao canal do Foca na Jornada.

Texto e arte: Willian Carlos Viana Coutinho / Seminarista Diocese de Januária 

Comentários

Postagens mais visitadas