Comunidade Santa Rosa de Lima celebra sua padroeira



Os festejos em honra a Santa Rosa de Lima terminaram na sexta-feira, dia 22 de agosto. Os fiéis saíram em procissão da residência de Irene em direção a capela, localizada no bairro Moradeiras. 

A bandeira com a imagem de Santa Rosa de Lima foi levada a frente da procissão. Ao chegar na capela, os fiéis ocuparam todos os espaços disponíveis. A animação e a equipe litúrgica ficaram sob a responsabilidade da Comunidade Divino Espírito Santo, que contagiou todos os presentes, principalmente as crianças. 


A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Daniel, msf. No Evangelho, Pe. Daniel refletiu sobre a história desta importante santa. Veja a seguir, os pontos principais: " Ao celebrar a festa de Santa Rosa de Lima, trazemos a memória a história desta santa que transformou a vida da América Latina e é considerada a padroeira deste continente. Ela foi a primeira a ser canonizada em terras latinas. Vivia no Peru e era descendente de espanhóis. Sua vida foi marcada por uma renúncia total a qualquer tipo de exagero, futilidade, a qualquer tipo de vaidade. Santa Rosa não tinha vaidade. E tudo isso foi provocando na vida dessa mulher uma renúncia total. Assim, entregou-se totalmente ao seguimento a Jesus Cristo, de modo especial, junto a vida religiosa. Ela se dedicava a penitência, a vida de caridade, de piedade eucarística, que marcou todos em sua volta. Santa Rosa tinha uma beleza incomparável. Era tão bela que fugia de todo tipo de vaidade. Isto a fazia ainda mais bela. O papa que a santificou, em sua invocação, falava que a beleza de Santa Rosa não brotava de uma beleza passageira, mas uma beleza que vinha do interior. Antes de Santa Rosa se ingressar no convento para se tornar uma irmã, ela viveu com seus pais. Em um momento de crise, seus pais ficaram pobres, e Rosa teve que trabalhar em casa de família, como empregada. Santa Rosa vivia a caridade, voltada a vida dos pobres. Estamos em uma comunidade simples. Ao olhar  para a vida e testemunho de Santa Rosa de Lima, possamos nós também buscar, acolher e cuidar dos irmãos excluídos e marginalizados. Que possamos sempre fazer a opção preferencial pelos pobres. O Evangelho nos diz que quando encontramos o tesouro, deixamos tudo e vamos adquirir o campo onde está o tesouro. Nós também temos que conhecer os tesouros escondidos que temos  dentro de nós mesmos, ou seja, aquele amor, a semente, que o próprio Deus plantou em nossa vida, e que está muitas vezes saiu obscurecido, esquecido no campo. Devemos encontrá-lo para assim viver o bem, a concórdia e o amor entre todos e dentro da comunidade. Nesta festa de Santa Rosa de Lima, vivamos inteiramente esta doação, este amor, assim como Santa Rosa viveu sempre se dedicando aos pobres e aos doentes. Quem ama a Deus e os pobres vive esta constância de amparar e cuidar, guiar e servir aos outros. Assim como Santa Rosa viveu de modo simples e humilde, que possamos dentro de nossa humildade, acolher e amparar todos os irmãos e irmãs que desejam fazer crescer o Reino de Deus."

Ao fim da celebração, ocorreu uma bela homenagem do Grupo de Jovens EJA para as crianças, e que levou a assembleia a uma profunda reflexão sobre a importância de se viver em família.

Anilson, representando o conselho comunitário, agradeceu a todos os presentes e todas as comunidades que vivenciaram junto a comunidade Santa Rosa de Lima, a novena em preparação ao dia da padroeira. Pe. Daniel proclamou: "Viva Santa Rosa de Lima!!!"

Após a Santa Missa, aconteceram barraquinhas na comunidade, com comidas típicas deliciosas.

Mais fotos do Encerramento dos Festejos de Santa Rosa de Lima, você encontra no Grupo do Facebook a Paróquia Sagrada Família.

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas