Festa de Corpus Christi



A Igreja celebra na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, os grandes festejos de Corpus Christi. Festa esta instituída pelo Santo Padre, o papa Urbano IV em 1264. Com muita alegria, a Igreja celebra anualmente esta grandiosa festa.
É Jesus, presente na hóstia consagrada, que passa abençoando a nossa comunidade. Abençoando as nossas casas. Abençoando a nossa vida. É ainda uma manifestação pública de adoração e louvor a Jesus, nosso Senhor, visto que somente nessa ocasião a Eucaristia sai, visivelmente exposta no ostensório, do sacrário do templo para as ruas da comunidade.
Para esta festa, é mais que justo que todos enfeitem as ruas, pois nosso Rei vai passar. Mais do que enfeitar a rua, precisamos enfeitar nossos corações. Jesus quer e caminha conosco, nas nossas dores, angústias, alegrias e esperanças. Os festejos de Corpus Christi nos colocam diante dos olhos, Jesus, que está visivelmente conosco, caminha conosco e abençoa a todos nós.
Por isso, nesse dia não é aconselhável que se tenha outro movimento ou acontecimento paralelo ao festejo para que toda a comunidade possa se reunir em volta de Jesus e sair em cortejo com a Hóstia Consagrada. Mas, como podemos observar, muitos não tem consciência da magnitude dessa festa. Aproveitam o feriado para resolver e tratar  assuntos particulares ou se entregar ao ócio. Esquecem que esse dia é o dia que Jesus caminha conosco pelas ruas.
Os festejos de Corpus Christi é manifestação também da nossa fé. Cremos fielmente que Jesus está realmente presente; alma e divindade, todo seu ser, real e substancial, na Hóstia Consagrada. Cremos que é o próprio Jesus que comungamos e adoramos. Não só cremos como temos total convicção e certeza. Ele está no meio de nós.
E é essa fé que nos faz viver com tão grande alegria cumprindo o que Ele nos mandou: “Façam isso em minha memória” (I Cor 11, 23-27). A Eucaristia, presença viva de Jesus entre nós, é o tesouro da Igreja, fonte e centro de toda a vida da Igreja. Por isso todos devem se ajoelhar diante Dela, devemos adorá-La, comungá-La, amá-La e comprometer-nos com a proposta que Jesus nos apresenta e nos chama. Celebrar Corpus Christi é celebrar o centro da nossa fé cristã.

* Pe. João Paulo Ponciono de Farias, msf.
   Pároco da Paróquia da Sagrada Família – JANUÁRIA/MG

Comentários

Postagens mais visitadas