Espiritualidade do Coração


As maravilhas do amor de Deus acontecem no CORAÇÃO DE JESUS que encarna a bondade divina para com todas as pessoas. 

O CORAÇÃO de Jesus, verbo encarnado, é o verdadeiro CORAÇÃO do ser humano, é o verdadeiro CORAÇÃO de Deus. O CORAÇÃO de Jesus é símbolo não só do amor humano, mas do amor divino. Como verdadeiro homem, possui, com a máxima perfeição, um CORAÇÃO divino. No CORAÇÃO de Cristo está todo o amor eterno e infinito do Pai, do filho e do Espírito Santo. Cristo é o sacramento que revela e dá aos homens este amor. Eis a “infinita riqueza de Cristo” de que fala a carta de Paulo aos Efésios, 3,8-12. 14-19). 

Paulo receberá a missão de anunciar ao mundo as riquezas do CORAÇÃO de Cristo, revelando “o mistério oculto desde século em Deus, isto é, o desígnio eterno da salvação universal que se deve realizar “em Cristo Jesus, Senhor nosso”. 

Infinito foi o amor do Pai que, para salvar os homens, sacrificou o Filho; infinito e terníssimo o amor do filho que, para reparar a ofensa do pecado, ofereceu-se ao Pai em oblação expiatória com que pagou a salvação dos homens. O sangue e a água brotados do CORAÇÃO de Jesus testemunham a plena consumação do seu sacrifício e são símbolos muito expressivos dos sacramentos que regenerada em Cristo, e em Cristo encontra “acesso confiante” ao Pai. Mas assim como Israel não compreendeu outrora o amor de Deus e o amor de Cristo, a rejeitá-lo, a ultrajá-lo. Por isso o culto ao CORAÇÃO de Jesus exige também a reparação: para com o Pai ultrajado no filho, para com o filho que os homens crucificaram e continuam a ofender com o pecado. 

Graças ao infinito amor ao CORAÇÃO de Jesus, nasceram muitas congregações femininas e masculinas, prestando ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, sua homenagem, adoração e tudo mais que têm direito. 

Todo CORAÇÃO, ainda que seja divino, se alegra com o amor e sofre com a dor. O CORAÇÃO de Jesus não foi diferente. “Um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e logo saíram sangue e água” (Jo 19.31-37). É o CORAÇÃO dilacerado de Cristo por causa de todos nós, suas criaturas. A ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO é tecida de DOR E AMOR. 

Pe. Pepê, cem 
www.rccminas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas